19 de janeiro de 2012

Analisamos: LED x Dicroica

O LED é cada vez mais uma realidade nas residências, mas em que circunstâncias é mais vantajoso usá-lo no lugar de halógenas dicróicas? Para responder a esta questão, comparamos um modelo de halógena dicroica com um modelo de LED, já que ambas podem ser utilizadas para iluminação de destaque, complementar e em embutidos, tanto em ambientes residenciais como comerciais, restaurantes e hotéis, entre outros. Para fazer essa comparação, consideramos que os dois tipos de lâmpadas podem ser aplicados nos mesmos locais e com as mesmas finalidades. Os quesitos onde elas se diferenciam mostram que podem dar diferentes efeitos como resultado.

O modelo escolhido para esta comparação com a halógena dicróica foi a Ultra LED MR 16 da Lâmpadas Golden. Quando o quesito é economia, o LED vence com grande vantagem. Com potências de 6 e 50W, respectivamente, o sistema LED chega a economizar 88% sobre a dicroica.

Mas quando o assunto é reprodução de cor, por enquanto a dicroica apresenta vantagem, visto que sua tecnologia permite a fidelização das cores dos objetos.

Outro detalhe é o calor emitido pela lâmpada. As dicroicas emitem 60% do calor para trás e 40% vão para o ambiente. Já o LED joga 100% do seu calor para trás e o aquecimento gerado no ambiente é bem menor que o da dicroica, por ter uma potência bem menor e um dissipador de calor.

Veja os detalhes da comparação no quadro abaixo. Se não está familiarizado com os termos técnicos, temos abaixo um glossário para consulta.

* O modelo MR 16 ainda conta com uma versão com a luz fria, com temperatura de cor de 6000 K, e intensidade luminosa de 1270 cd (1m).

* O modelo MR 16 ainda conta com uma versão com a luz fria, com temperatura de cor de 6000 K, e intensidade luminosa de 1270 cd (1m).

Glossário

Potência: Indica o consumo de energia, em watts (W). A energia consumida multiplicada pelo tempo de utilização é igual a energia elétrica utilizada.

Intensidade Luminosa: É a quantidade de luz emitida em uma determinada direção. Sua unidade de medida é expressa em candela (cd). Logo à frente, é sempre mostrada a distância de referência, em metros (m).

Abertura: Indica o grau (°) de abertura do feixe de luz, a angulação de onde a luz irá iluminar.

Temperatura de Cor: É a cor aparente da luz emitida por uma fonte, numa escala de 2000 a 6100 K. Em baixas temperaturas de cor a tonalidade da luz tende para o vermelho, que é conhecida como luz quente, enquanto nas altas temperaturas de cor a luz torna-se mais clara, sendo definida como luz fria. A sua unidade de medida é o kelvin (K).

medidor

IRC (Índice de Reprodução de Cor): Todas as cores que enxergamos sofrem influência da iluminação. A referência de luz com perfeita reprodução de cores é a luz do sol às 12h00, livre de interferência atmosférica, a qual se atribui a graduação de 100, numa escala de 0 a 100. As luzes artificiais são igualmente classificadas de 0 a 100 de acordo com a sua fidelidade ao reproduzir as cores. Quanto mais próxima do 100 estiver, melhor será a sua reprodução de cores.

Vida Mediana: Corresponde ao valor em que 50% das lâmpadas ensaiadas se mantém acesas sob condições controladas em laboratório. Esse tempo não é necessariamente correspondente à vida em serviço, já que flutuações de tensão e outras influências ambientais podem resultar no encurtamento da vida média. Na prática, pela forma que se consome uma lâmpada, sua durabilidade pode variar para mais ou para menos partindo do valor indicado pelo fabricante. Exemplo: Quanto mais se liga e desliga a lâmpada ao longo do dia, menor será sua vida útil.

Compartilhe →

49 comentários

  1. Beatriz disse:

    Olá,
    Lâmpadas LED também podem ser usadas com dimmer? ou é preferível um Spot?
    Obrigado.

  2. Alex disse:

    Olá tenho um refletor indicado para lâmpadas halógenas tipo palito (linear) de 118mm base R7S de 300 ou 500W. A pergunta é: gostaria de saber se posso usar uma lâmpada LED nesse refletor ? Se puder… qual o modelo ideal?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Alex. Infelizmente não temos uma lâmpada LED que pode ser utilizada no refletor tradicional. Mas, temos o Refletor Led completo que é o substituo desse produto.

  3. Thaís Cunha disse:

    Boa tarde
    Vou colocar spot na sala. Na parede do sofá para iluminar um quadro. Em cima da estante da tv. Na entrada do apartamento. No corredor e no banheiro em cima do balcão da pia. Estou na dúvida em questão de qual spot e cor da luz. Luz amarela na sala e branca no corredor e banheiro. O meu é rebaixo, caso queime o spot tem algum spot que troque apenas a lâmpada em vez de quebrar o gesso?! Quais modelos você indica pra cada situação. Por favor e muito obrigada.
    Parabéns pelo blog.
    Thaís

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Thaís, o usual é temperatura de cor fria em área de serviços e quente em áreas de descanso ou lazer. Para área de cozinha trabalhe com temperaturas de cor mais frias, assim como na lavanderia e na garagem. Nas demais áreas incluindo banheiro, você pode usar branco quente.
      Spots são as melhores soluções para fazer iluminação de destaque. Hoje o mercado dispõe de lâmpadas e soluções que já integram lâmpada e luminária, você precisa avaliar se é melhor comparar uma luminária mais a lâmpada ou comprar uma solução tipo Spot. Sabemos que a lâmpada é mais barata e a luminárias simples também, o spot, por ser uma soluçãpo custa um pouco mais caro. Sempre avalie o preço do conjunto e a durabilidade do mesmo, pois a questão de desempenho geralmente são equivalentes.

  4. Andrea disse:

    Nos ambientes de casa tenho lâmpadas dicroicas halógenas de 50w. Segundo o vendedor as dicroicas de led de 3,5w tem luminosidade igual. Mas lendo seu post, eu deveria ter comprado LEDs de 6w. Estou com receio de diminuir a luminosidade dos ambientes. Vou sentir diferença d luminosidade? Devo voltar na loja e trocar pelas de 6w?

  5. ADERSON disse:

    preciso fazer parte do preço dos produs

  6. Nonato disse:

    Olá, se misturar as cores branco frio e branco quente no mesmo ambiente fica ruim? To pensando em colocar a quente em cima do painel da televisão e sobre a cortina, a fria no resto casa

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Nonanto. Cada um tem um gosto diferente, não tem nenhuma regra que impeça essa mistura. Quanto a usar a fria no resto da casa, o ideal é usá-la em lugares com mais atividade, pois a luz branca é estimulante. Já a luz amarela é recomendada para locais de descanso.

  7. Luiz carlos disse:

    Eu tenho lapadas dicróica com reator, transformando para 12 v e quero colocar dicróica de led. Posso usar o mesmo reator.

  8. Nayara disse:

    Boa tarde !
    Tudo bem ?
    Vou colocar lâmpadas de Led na minha casa nova..
    Coloquei as central neutra, e estou na duvida da cor nas dicroica das sancas, bancadas da cozinha, parede de pedras da copa, quartos.. poderia me ajudar?

  9. Gustavo disse:

    Estou escolhendo lampadas para substituir minhas dicroicas por LEDs.
    Vi que a voltagem é 12V, porém nos sites tem a opção de AC ou DC. Qual devo escolher?
    Obrigado!

  10. Genivaldo Paulino da Silva disse:

    Agradeço antecipadamente a atenção. As lâmpadas que usei há dez (10) anos são de 50w 12v e estão nas laterais, dentro da piscina. No momento não sei dizer se o transformador 220v para 12v é ca ou cc. Como são seis (6) e queimaram-se duas, estou querendo colocar todas lâmpadas LED. Então, neste próximo final de semana irei â casa da praia e vou confirmar as características do transformador. Se possível fazer essa troca, usando MR 16 quanto maior a intensidade luminosa melhor, tal como o modelo MR 16 com a luz fria, temperatura de cor de 6000 K, e intensidade luminosa de 1270 cd (1m), solicito informar onde adquirir em Recife-PE. ou noutro Estado.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Genivaldo, a MR16 da Golden é de 12V AC/DC, e possui intensidade luminosa menor que a solicitada.
      Não recomendamos a utilização em luminárias fechadas, podendo causar a diminuição da vida útil do led.

  11. Renato Elias disse:

    Olá, bom dia! Gostaria de fazer uma iluminação direcional em um banheiro que estou reformando e a dúvida é quanto a potência. Os spots ficarão sob a bancada, que também terá fita de led na borda do espelho. Pretendo usar 3 spots super-led mas será que 3W em cada (9W no total) seria suficiente ou melhor colocar de 5W?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Renato. Sugerimos usar lâmpadas de 3W para não deixar o ambiente muito claro , visto que a fita LED fará a iluminação complementar do ambiente e os 3 spots farão a iluminação geral. A Golden agradece pelo contato.

  12. Genivaldo Paulino disse:

    Olá amigos da Golden, usei na nossa piscina seis lampadas dicroica de 50w de 12V. Recentemente queimaram-se duas delas e, aproveitando, desejo substitui-las por led, mais especificamente, por essa analisada e comparada.
    Pergunto: O que se faz necessario? Podemos substitui-las de pronto, haja visto os pinos serem iguais?

  13. Lauro Roberto disse:

    tenho uma área de 50 m2 – espaço gourmet, e gostaria de saber a quantidade e potencia de lâmpadas que devem ser utilizadas.
    Obrigado

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Lauro, não existe uma fórmula fixa para isso. Tudo vai depender da quantidade luz natural que já existe, do tipo de decoração, do que pretende valorizar. Sugiro buscar um profissional especializado. Obrigado por contatar a Lâmpadas Golden.

  14. Leane disse:

    Uma lâmpada de 20 leds pode ter uma equivalencia de apenas 1w. Achei estranho quando vi o anuncio,

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Leane, sugiro contatar diretamente o fabricante da lâmpada em questão. A Golden não possui produtos com este grau de equivalência. Obrigada por contatar a Golden.

  15. Marcelo disse:

    Muito boa a matéria. Quando fiz uma substituição simples de lâmpadas incandescentes de 60W por lâmpadas LED equivalentes observei que o ambiente ficou muito mais iluminado. Não apenas porque a cor da LAD é menos “amarela”, mas de intensidade, com claridade menos. Já li artigos que recomendam usar LEDs um pouco menos potentes, já que a luminicencia da LED é maior. O que acha?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Marcelo, quando substituir a incandescente pelo LED deve buscar a potência equivalente. Ou seja, um LED de 10W equivale a uma incandescente de 60W, ou seja ele ilumina a mesma coisa consumindo 50W a menos, por isso é mais econômico.

  16. nicole disse:

    adorei!! post super util, ajudou muito. obrigada

  17. PAULO ROBERTO LARA COELHO disse:

    MUITO BOAS AS EXPLICAÇÕES! SUCINTAS, CLARAS, OBJETIVAS E SEM FUGIR DAS PERGUNTAS. PARABÉNS!

  18. Leandro disse:

    Estou na duvida entre led e dicroica,irei usar embutida no gesso ,mas atras do gesso tenho uma laje de isopor por isso teria que ser um modelo que esquentasse muito pouco do lado de tras ,qual é o melhor nessa situação?

  19. Maria disse:

    Bom da a minha duvida é a lampada ultra led é realmente mais econômica e a outra duvida é a lamp 10w é referente a qual voltagem da lampada normal , e qual seria a mais indicada para uma sala e cozinha grande .

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Maria, bom dia!

      A lâmpada ULTRALED A60 de 10W é equivalente a uma incandescente de 60W. Já a indicação para sala e cozinha grandes, depende muito do tipo de luminária que você usa na iluminação geral. O ideal é que não seja só uma lâmpada, uma vez que os cômodos são grandes.

  20. Ana disse:

    Instalei lampadas dicróicas na sala e, por motivo de economia, quero trocar para as de LED. Posso apenas trocar a lampada ou preciso trocar todo o conjunto? Tenho um sistema que modifica a intensidade de luz, com a troca de lampadas isso ainda será possível? Qual a melhor lampada.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Ana, se você usa dicroicas com reator, troque todo o conjunto. Procure um modelo que atenda às suas necessidades de base e luminária, mas que tenha fonte embutida, como por exemplo as GU 10, o Spot LED ou as PAR 20, 30 e 38.

      Quanto ao sistema de intensidade (dimmer), não é todo LED que suporta. Veja nas especificações (embalagens) de produto quais são dimerizáveis.

  21. Denise disse:

    Boa tarde,

    Led e Dicroica Led, são diferentes? Desculpe a duvida, é que preciso colocar na sanca do meu apto, e nos locais que vou procurar só me falam da dicroica, e pelo post a led é mais em conta, porém há opções de dicroica led? Quente e fria? Branca e Amarela? Podem me ajudar?

    Grata.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Oi Denise!

      Não há dicroica LED, Denise. Os modelos se assemelham com a dicroica e equivocadamente são chamados de dicroica LED, mas são LED. Um exemplo é a ULTRALED GU10 de 3W e de 5W, ou ainda a mini. Esse modelo é bastante procurado por quem quer uma opção às dicroicas (que gastam mais energia e emitem mais calor), sem necessidade de transformador.

      Na sanca, muito depende do efeito que quer alcançar, o ambiente que está sendo iluminado, etc. Alguns modelos que ficam legais são os spots e a PAR, além da GU10 que sugerimos.

      Quando a gente fala em quente e fria, estamos falando da temperatura de cor, que é a cor da luz, dividida entre:
      - Branco azulado (6.000/ 6.500K) – indicada para locais mais energéticos, para estimular trabalhos (cozinhas e escritórios)
      - Branco morno (4.000K) – indicada para locais mais neutros, como corredores e escadarias.
      - Amarela (3.000k/ 3.5000K) – indicada para ambientes de relaxamento, como quartos e salas.

      Espero que tenhamos ajudado.

  22. cesar disse:

    vou iluminar a sala apenas com lampadas dicroicas porem vi que as de LED tem uma intensidade luminosa menor que a dicroica halógena. não vai ficar muito escuro a sala ? qual a lampada seria ideal dentro das dicroicas?

  23. GUSTAVO DE SOUZA CHAGAS DE PAULA disse:

    Eu gostaria de saber a equivalência de lâmpadas halógenas de 500w com super LED.

  24. Jarlene disse:

    Olá, bom dia!!! Adorei o post, esclareceu algumas dúvidas. Para sala de tv e jantar qual a melhor dicroíca ou led? Será imbutida na sanca.

    Grata!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Jarlene, obrigado pelo seu comentário. Hoje a dicróica LED é a melhor alternativa por ter baixo consumo e não emitir calor ao ambiente.

  25. maria mabel da silva disse:

    Para uma penteadeira qual lampada vc recomenda,quero exatamente a lampada e marca por favor,todos falam das lampadas mais nao dizem qual exatamente a correta

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Maria, boa tarde!

      Pode utilizar LED. Não gera calor no ambiente, não irá incomodá-la, consumirá pouca energia e tem bom índice de reprodução de cor. Modelos a serem considerados: Golden A60 7W, 10W, Ultra Led Golden dicróica 5W, Ultra Led PL Slim 5W (o modelo escolhido vai depender da opção que tem para instalação).

      Obrigada pelo comentário.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)