20 de setembro de 2017

Como ampliar espaços com iluminação

Existem alguns truques de iluminação que contribuem para ampliar pequenos espaços.  Um deles é usar cores claras, pois elas refletem a luminosidade e dão a sensação de amplitude.

A iluminação natural passa a impressão de deixar o espaço mais amplo. Mas as lâmpadas, quando bem posicionadas, contribuem para fazer com que o ambiente pareça maior. Por isso, pense em pontos estratégicos e utilize como spots e luminárias para ampliar o ambiente.

Instale vários pontos de iluminação independentes para a luz propagar pelo ambiente, usando luminárias, pendentes e spots embutidos. Escolha o tipo de lâmpada certa para cada canto da casa. O espaço da leitura, por exemplo, pede um tipo de luz com maior temperatura de cor (luz com coloração branca) que o lado da TV ou de descanso (luz com coloração amarela).

Pouca luz faz o ambiente parecer menor, mas cuidado para não abusar porque o mesmo ocorre se usarmos muita luz. O equilíbrio é o melhor caminho.

Além da iluminação central no teto, pense em usar lâmpadas de baixa intensidade escondidas em cantos ou sobre uma peça decorativa como forma de valorizar um espaço que passaria despercebido. Outro recurso é a utilização de um espelho. Você não imagina a mágica que um espelho é capaz de fazer! Um foco de luz apontado para um espelho faz com que a luz seja refletida, além de dar a sensação de multiplicação do espaço.

Colocar pontos de luz em partes internas dos móveis, como vitrines de vidro, faz com que o ambiente se multiplique como num passo de mágica.

Luzes também podem ser utilizadas para gerar efeito cênico. As dicroicas, quando embutidas no teto e direcionadas para a parede, criam um facho de luz que dá charme ao espaço e cria um foco de atenção.

O ideal é que os pontos de luz tenham controle independente, que permita serem acionados conforme a necessidade. Isto dá funcionalidade ao espaço e ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica.

A luz ajuda a setorizar o espaço, e sua aplicação conforme o tipo de ambiente ajuda na criação de atmosferas distintas, dando volume e perspectiva à decoração.

Para melhorar aproveitamento dos recursos que a luz pode oferecer, é indicado contratar um profissional especializado em iluminação.

 

artefacto (22)
Compartilhe →

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)