7 de novembro de 2016

Como calcular o consumo de energia de uma lâmpada

Todos sabem que a lâmpada incandescente é coisa do passado e que tecnologias mais inovadoras em iluminação trouxeram novos conceitos, que exigem do consumidor outro comportamento e padrão de consumo. Como no passado não existiam outra alternativa, bastava escolher a lâmpada por Potência (W) e temperatura de cor (branca ou amarela). Com as tecnologias mais eficientes, ou seja, que consomem menos energia, passou ser necessário se comparar a Potência (W) entre os produtos e saber que este fator representa o consumo. Logo, quanto menor este número mais econômico o produto. Outro item que passou a ser relevante é o fluxo luminoso (lumens), que representa a capacidade de iluminação. Para saber o quanto uma lâmpada consome, multiplique sua potência pelo tempo de utilização médio por dia, dado em horas – o tempo médio de uma residência é de 5 horas por dia. Aí multiplique este número por 30, que é a quantidade de dias do mês, e depois pelo custo da energia em sua região. Divida o total por mil e terá a média de gasto mensal de energia com uma lâmpada. Para obter o custo total de iluminação em sua casa, é só multiplicar pelo número de lâmpadas instaladas antes de dividir por mil.   calculo-de-economia-de-energiaVamos agora analisar o consumo com iluminação para um imóvel com 5 lâmpadas, comparando as três principais tecnologias existentes:

incandescente Eletrônica LED
Potência (W) 60 15 10
Tempo de uso (hs) 5 5 5
Período de uso (dias ) 30 30 30
Custo de energia (Kw/h) 0,45 0,45 0,45
Nº de lâmpadas instaladas 5 5 5
Gasto mensal  (R$) 20,25 5,06 3,38
Gasto anual 243,00 60,72 40,56

Pelos dados apresentados é fácil perceber a vantagem que o LED representa frente às demais tecnologias, do ponto de vista do consumo de energia. Mas se também for considerada a vida útil do produto, esta economia pode chegar a 83% no caso da substituição da incandescente pelo LED. Isto porque o LED dura 13,7 anos (conforme o regime do exemplo acima), ao longo de cujo período seria necessário trocar 25 vezes a incandescente e 4,2 vezes a eletrônica.  

Agora, você já pode simular seu consumo e fazer a melhor escolha para gastar menos com iluminação.

Compartilhe →

2 comentários

  1. humberto disse:

    tenho um quarto com 15metros quadrados gostaria de saber qual tipo de fita led usar.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Humberto. A fita LED não é recomendada como única fonte de luz num ambiente. Ela pode ser usada como iluminação complementar, para realçar um aspecto arquitetônico ou detalhe decorativo. A Golden agradece o contato.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)