8 de fevereiro de 2012

Como instalar uma fita LED – Acompanhe o Passo a passo

Fonte versátil de luz, a fita LED mudou a forma de instalação da iluminação. Para explorar todo o potencial deste semicondutor em estado sólido que converte energia elétrica diretamente em luz, são necessários cuidados específicos. Pensando nisso a Lâmpadas Golden, que em dezembro de 2011 lançou o LED em formato de fita, sugere o passo a passo da instalação do modelo IP 20. A iniciativa tem como objetivo tirar as dúvidas do consumidor acerca do funcionamento e instalação deste produto, que demanda um driver de alimentação adequado. Todo cuidado é pouco para se evitar que o produto queime e garantir a alta vida útil, eficiência, economia e sustentabilidade asseguradas pelo fabricante. Acompanhe abaixo uma das formas de instalação, que dispensa a utilização de solda.

Passo a passo

Você vai precisar de:

  • 1 rolo de fita LED de 5 metros Golden
  • 1 driver compatível com a configuração da fita
  • 1 chave de fenda
  • 2 borne

O que é a fita LED?

A fita de LED é flexível e autoadesiva, ideal para aplicação em superfícies estreitas, estruturas lineares e móveis. É comercializada em rolos de 5 metros, e o consumidor pode cortar por conta, mas não deve fazê-lo por metro, e sim por módulos. Um módulo é definido por cada modelo de fita, podendo ser formado por 3 ou 6 LEDs.

Embalagem fita LED IP 20, contém a fita com o rabicho

Embalagem fita LED IP 20, contém a fita com o rabicho

Há modelos com 60 ou 120 LEDs por metro. Em modelos com 60 LEDs por metro, há uma linha de corte de 3 em 3 LEDs e nos modelos de 120 LEDs por metro, a linha de corte está a cada 6 LEDs. Cortar fora dessas linhas pode fazer com que os LEDs do módulo não funcionem.

A que utilizaremos nesse tutorial é a fita LED IP 20 com 120 LEDs, portanto, com corte de 6 em 6 LEDs, o que forma um módulo. O passo a passo não é aplicável a fitas RGB (coloridas).

Modelo IP 20 com 120 LEDs por metro. O corte, neste caso, acontece de 6 em 6 LEDs.

Modelo IP 20 com 120 LEDs por metro. O corte, neste caso, acontece de 6 em 6 LEDs.

O que é um driver?

Modelo de driver

Modelo de driver

O driver é uma fonte de alimentação que estabiliza a tensão que vem da rede elétrica. A rede fornece tensão alternada e o driver corrige a tensão para a forma contínua. O driver deve ser utilizado de acordo com a fita que adquiriu, conforme instruções da embalagem. Os pontos que devem ser considerados na escolha são: corrente, tensão de saída e potência total.

Só pode ser usado um driver por rolo de 5 metros de fita LED. Se você for destacar partes da fita, como por exemplo 30 centímetros, você pode utilizar o driver recomendado para 5 metros, ou pode utilizar um driver de potência e tamanho menor, que deverá ser escolhido com base na potência de cada LED que terá nestes 30 centímetros. Para evitar que compre driver com potência, corrente e tensão de saída errados, é melhor contatar um eletricista.

Quadro indica especificações que o driver deve ter para a fita LED IP20.

Quadro indica especificações que o driver deve ter para a fita LED IP20.

O que você não pode fazer:

  • Utilizar 1 driver para duas fitas
  • Ligar direto na rede
  • Utilizar driver com especificações erradas
  • Não respeitar as polaridades da fita e do driver
  • Cortar a fita errado

Como instalar:

1° passo
Desligue a rede elétrica para evitar riscos de choque. Observe a polaridade dos fios da fita e do driver, ambos indicados.

Indicação de polaridade na fita Indicação de polaridade no driver (vermelho é positivo, preto é negativo)

Indicação de polaridade na fita Indicação de polaridade no driver (vermelho é positivo, preto é negativo)

2º passo
Pegue o borne, conecte os fios de forma que fique positivo com positivo e negativo com negativo, prendendo com a chave de fenda.

Borne faz a conexão sem a necessidade de solda ou fita isolante

Borne faz a conexão sem a necessidade de solda ou fita isolante

3º passo
A sua instalação ficará assim:

Conexão entre a fita e o driver com o borne

Conexão entre a fita e o driver com o borne

Agora é só repetir o passo com outro borne na rede elétrica, com muito cuidado às polaridades. No nosso caso, para mostrar melhor a instalação para vocês, conectamos o driver à tomada.

A conexão é feita com Borne também para ligar na rede elétrica, ou como fizemos no nosso exemplo, na tomada

A conexão é feita com Borne também para ligar na rede elétrica, ou como fizemos no nosso exemplo, na tomada

Pronto!

A sua instalação completa ficará assim:

passo8 passo9

Cortei a fita corretamente, como faço para ligar um outro pedaço sem rabicho?

É preciso nesse caso fazer um rabicho, soldar com o fio e depois usar a fita isolante. É preciso muito cuidado, pois a fita é pequena e o uso de muita solda e coloca-la no lugar errado pode queimar os circuitos, danificando alguns LEDs. Se você não tem prática com o ferro de solda, é melhor pedir ao eletricista.

No final, o processo de instalação se revela mais fácil do que o imaginado, não é? Se ainda assim tiver dúvidas, leia o texto que escrevemos sobre as principais dúvidas ou coloque no comentário do post ou utilize nosso perfil do Facebook e do Twitter.

Compartilhe →

56 comentários

  1. […] 1) Fita de Led: Pode ser na cabeceira, em um recuo da parede, atrás de um espelho, em prateleiras, atrás do painel da tv (se houver), embaixo da cama…enfim! Só não vale exagerar. O melhor é escolher um só lugar. E é importante que o lugar que vc escolher permita que a fita fique escondida, só aparecendo a luz e que ela seja quente, amarelada. Se não tive jeito com estas coisas, um eletricista faz esta instalação e não é caro. Mas para quem quer se aventurar aqui tem um passo-a-passo. […]

  2. Guilherme disse:

    Boa noite, gostaria de saber como ligar 25 metros de fita led rgb com somente um controlador. se possível com uma fonte, como ficaria o esquema de ligação.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Guilherme, bom dia. 25 metros com um só controlador não é possível. Na linha Golden é preciso ligar cada rolo (5 metros) com 1 controlador/controle e 1 driver.

  3. Mayo Pamplona disse:

    Olá, agradeço pelas ótimas informações disponibilizadas. Li num comentário que as fitas são recomendadas pra iluminação complementar e não como fonte principal de luz. Equivocadamente comprei fitas pra substituir as HO’s que tenho aqui de 110W. As LED HO’s correspondentes são significativamente mais caras que as fitas, então pensei em instalar as fitas em calhas reflexivas. Na sua opinião essa pode ser uma solução viável?

    Muito obrigado e parabéns pelo Blog.
    Mayo

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Mayo, nós que agradecemos pelo comentário.

      Você terá iluminação insuficiente se fizer essa ligação. As fitas produzem menos fluxo e não substituem as lâmpadas HO fluorescentes. Neste caso, recomendamos utilizar as HO LED Golden 40W, é eficiente e extremamente competitiva.

  4. sonia regina campos disse:

    meu amigo, vc é do Rio? Vc faria essa instalação? Caso não seja ou possa fazer, poderia me indicar algum eletricista no Rio?
    Grata,
    Sonia

  5. ivanderson disse:

    Bom dia, queria saber se a fita 3526 de 60 LEDs por metro é suficiente para iluminar uma sanca aberta de gesso. Ou terei que comprar algo mais forte? E como posso ligar 15m numa sanca?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Ivanderson, bom dia.

      As fitas servem para iluminação indireta, decorativa e complementar. Se sua sanca tem uma função mais complementar não há nenhum problema em usar a fita. Se a sanca tem uma função importante na iluminação, o ideal seria usar tubulares de LED. Na instalação só deve prestar atenção na potência total de 15 metros e a potência total do drive (fonte), se são compatíveis e se a amperagem (corrente) de ambos também são compatíveis.

      Espero que tenha ajudado.

  6. Daniel disse:

    Ola pessoal!
    Muito bom e didático.
    Mas gostaria de uma orientação. Tenho uma sanca com 10m e vou colocar fita de LED 5050. Houvi falarem de emenda, amplificador etc. pelo que vi precisaria comprar: 2 rolos de 5m cada, o receptor, o controle remoto para ligar e alterar as cores, um “conector para interligar as fitas?” E seriam duas fonte? De quantos amperes seria cada fonte? Pois um vendedor do MercadoLivre falou que a fonte dele para cada rolo é de 2A, está certo isso? Grato.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Daniel, bom dia.

      Obrigado pelo seu comentário. Hoje não há padronização nas especificações dos produtos de LED. Por isso, potência e corrente (amperagem) podem ser diferentes de marca para marca. Geralmente nas fitas RGB É RECOMENDADO um driver e um controlador/controle para cada rolo de 5m. Dessa forma veja sempre se a potência (W) total de da fita e a potência total do drive (fonte) são compatíveis e se a amperagem (corrente – A) de ambos também são compatíveis, considerando neste contexto o controlador.

  7. Felipe disse:

    Boa tarde.

    Tenho 2 pedaços de fita led de 20 cm

    como faço para emenda uma com a outra
    sendo que ambas não tem nenhum tipo de fio nelas??
    tentei desfia um pouco mais nada.
    as mesmas são modelos que podem ficar ao tempo.

    Desculpe-me se foi uma pergunta tola.

    Agradeço pela atenção.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Felipe, bom dia!

      Sempre recomendamos a solda entre as fitas. No caso do modelo IP 65 (que é o seu caso), não recomendamos o corte da fita, pois, justamente não se consegue fazer a emenda. Existem alguns conectores no mercado (A Golden não fabrica), mas não são eficazes.

  8. Thiago disse:

    Oi, eu queria saber se tem como ligar os 5m da fita led com uma bateria ou várias baterias de 12v? Tem como fazer isso? Quero fazer uma roupa led é urgente é para uma apresentação. Por favor alguém me responda a apresentação é para setembro.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Thiago, bom dia!

      Não recomendamos esse tipo de aplicação, é parecido com o LED para veículos (conectado em uma bateria de carro). Isso porque pode haver diferença de corrente (amperagem) e prejudicar o funcionamento do LED. Fazer a ligação é possível, mas, verifique a especificação de amperagem da fita com as baterias (e se a potência (W) total da bateria suporta a potência total dos 5 metros de fita).

      Obrigado pelo seu comentário.

  9. henrique disse:

    boa noite, tenho uma duvida quanto a instalaçao, presciso instalar 17 m de fita led comandadas por interruptor, como faço essa ligaçao ? tem como vc me mandar um diagrama mostrando a ligaçao

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Henrique, bom dia.

      As fitas sinalizam a polaridade, é simples. Basta seguir a polaridade da fita, e, o driver (que também indica a polaridade) poderá ser ligado direto na rede elétrica.

      Obrigado pelo seu comentário.

  10. Marcelo disse:

    Bom dia!

    Gostaria de passar 3 fitas de led 3528 de 600 leds com 10 metros cada na saca de 30 metros. Posso utilizar 3 fontes de 5A cada utilizando a mesma fiação que vem da tomada ou é melhor unir as 3 fitas na sequencia utilizando em cada emenda um amplificador?

    Qual a sua opinião?

    Muito obrigado!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Marcelo, boa tarde!

      Se todo o conjunto for Golden, para cada 600 leds (5 metros) use uma fonte de 60W. O amplificador seria para um sistema RGB, no caso das fitas tradicionais tem a limitação da metragem.

  11. Clea Silva disse:

    Boa tarde,
    Gostei muito do site e do blogA minha dúvida é bem básica. Eu pensei em colocar uma prateleira em uma parede onde tem uma arandela, tirar a arandela e colocar a fita de led na prateleira, mas o problema seria esse driver. Como escondê-lo?
    Grata

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Oi Clea, boa tarde!

      Definir um local para esconder isso é bem particular, depende de como é o seu ambiente. Neste caso, o driver pode ficar até 15 metros distante da fita, ou seja, você pode escondê-lo no local onde mais convier, mas lógico, terá a ligação elétrica para esconder também, talvez com a mesma cor da pintura.

      Obrigado pelo comentário, e espero ter ajudado.

  12. eduardo disse:

    boa noite,quero colocar fitas de led nas minha prateleiras,são cinco,cada uma delas medem um metro,bom posso ligar as cincos fitas numa só fonte??? e de quantos wts eu preciso para ligar elas???
    obrigado.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Eduardo! Tudo bem?

      Acredito que você encontre as respostas em um outro texto que fizemos para tirar as principais dúvidas da instalação. Acesse aqui.

      Muito obrigado pelo seu comentário!

  13. amigo legal seu foro
    me tiara uma duvi vou ligar cinco metros de fita rgb 5050
    posso emendar com dois fios só ou tem que ser esse de quantro fios mesmo e como vou ligar os quatro na bateria do carro

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Oi Gilo, tudo bem?

      Primeiro, não recomendamos a instalação em baterias de carros. Você pode entender o motivo aqui.

      Quanto à imenda, você precisa dos 4 fios, porque cada um deles liga uma cor e o último passa a voltagem. Aqui mostramos direitinho a instalação para fitas RGB. Tiramos as principais dúvidas em outro link, que pode te ajudar também.

      É importante ler cada link, assim você entende melhor a sua instalação e o que fazer com ela.

      Muito obrigado pelo comentário!

  14. thiago costa disse:

    Olá, Gostaria de tirar uma duvida, quero usar 50 cm de fita led, para por em um quadro, posso utilizar sem usar uma fonte, só ligando numa bateria de 12v?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Thiago!

      Você pode ligar com a bateria, mas se a corrente (A) da bateria for diferente da fita, pode prejudicar a fita, diminuindo a durabilidade e provocando depreciação precoce.

      As fitas tradicionais têm corrente entre 2 a 2,5 amperes.

      Obrigado pelo comentário.

      Um abraço!

  15. david mendes disse:

    OLÁ. GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR FORMA DE LIGAR 1 METRO E MEIO DE FITA.USANDO UMA FONTE OU AFINS ?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá David, tudo bem?

      Tudo depende do modelo e das especificações da fita, que devem estar de acordo com o driver (fonte). Como essa é uma informação que varia conforme o produto, indicamos uma orientação geral neste link, onde você pode ver o que tem que estar compatível com o que para fazer a ligação sem problemas.

      Obrigado pelo seu comentário!

  16. Daniel Neto disse:

    uma duvida comprei 3 rolos de fita led branca de 5metros (rolo), uni todas e liguei em uma fonte 12v e 10A – o que ocorre que 60% tem força na luz os 40% restante o led fica mais fraco, fiz algo errado?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Daniel, boa tarde! Obrigado pelo comentário.

      A amperagem está diferente, e, no caso da Golden, uma fonte alimenta apenas 5 metros, está com mais fita do que a fonte suporta.

  17. Gilmar disse:

    Olá, posso ligar 5 rolos de 5m cada em série formando 25m de led e ligar essa ponta em 2 fontes em paralelo? (Uma fonte de 10A paralela com uma fonte de 15A) ?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Gilmar,

      Você não poderá fazer essa ligação. Isso porque o máximo que se pode ligar são 10 metros para uma fonte. Nossa sugestão é que ligue 2 rolos em 1 fonte, e, o quarto rolo (5m) ligue em 1 fonte, ou seja, serão 3 fontes para os 25 metros. Um dos fatores problemáticos (além de sobrecarga na fonte) de ligar como ele está querendo é de os “últimos 15 metros” ficarem com pouca luminosidade, ou seja, apenas os primeiros 10 metros terão o fluxo normal, e, os demais, ficará muito abaixo.

      Obrigado pelo seu comentário.

  18. Philippe disse:

    Prezados

    boa noite

    Excelente material, tenho uma duvida.
    Quero instalar led em um balcão expositor refrigerado, hoje ele é iluminado por 5 lampadas de 32w de 4500k, qual fita recomendada para manter a mesma iluminação ou superior.
    O espaço que tenho para a instalação é de 12 segmentos de 1,5 metros ou 5 segmentos de 1,5 metros,.
    Como devo proceder.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Philippe, boa tarde! A fita LED não dará o mesmo fluxo que você possui hoje com as lâmpadas fluorescentes. Dessa forma, para otimizar a instalação, trazer muita economia de consumo e manutenção, recomendo que substitua pelas tubulares de LED de 18W. Assim você vai eliminar os reatores, não vai precisar fazer adequação nenhuma (pois pode (e deve) usar a mesma estrutura de instalação que já está nos expositores). Nesta substituição terá melhora na intensidade luminosa também. Você pode usar a tubular LED de 18W 4.100K que manterá a mesma temperatura de cor que possui hoje. Veja mais sobre o produto no link.

  19. Ricardo disse:

    Olá! Posso ligar 2 rolos do modelo 300 leds em série (interligando o fim de um rolo com o início do outro) na fonte de 60W sem perda de brilho no rolo mais distante da fonte? Ou devo ligar os dois rolos em paralelo a fonte para evitar a perda de brilho no sistema?
    Obrigado!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Ricardo, você pode ligar sim a fonte de 60W em dois rolos de 300 LEDs, um na sequência do outro, também pode ligar em paralelo.

  20. Cleber disse:

    Qual a diferença entre fita led 5050 e uma 3528?
    Tenho que colocar uma em um aquário, tampa, por valta de 2 mestros, qual devo utilizar a qual fonte?
    grato.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Cleber, essa “nomenclatura” se refere ao tamanho do LED, 5050 é um “chip” maior, talvez com mais fluxo. O 3528 é um chip “menor”. Para responder sobre a fonte teríamos que saber a configuração de potência e corrente da fita que você possui, que não está relacionado com o fato de ser 5050 ou 3528, ok?

  21. jefferson leão disse:

    Posso ligar um rolo de fita led rgb 5050 a um 3528 ?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Jefferson, esteticamente ligar os dois tipos é muito feio…. Tem as outras questões de configurações técnicas, pois, quando tínhamos essas opções “5050” e “3528”, havia opções de tensão (12V e 24V), portanto, não sabemos se as duas fitas que possivelmente ele quer ligar são compatíveis tecnicamente.

  22. GÍNDOR DIAS DA SILVA disse:

    Gostaria de uma informação. Quero instalar em motocicleta, um sistema de setas de direção, em LED de fita, bem como uma Luz de freio também em LED. Detalhe: Quero que fique com luminosidade a mais intensa possível. Qual deverá ser a fita de LED a ser escolhida(qual a referência?) Qual é a medida de luminosidade, é Watts? ANTECIPADAMENTE AGRADECIDO, Gíndor Dias.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Gindor, boa tarde!

      Para se mensurar a luminosidade a unidade de medida é lumens, é a forma que você terá para saber qual a fita com maior luminosidade. As fitas são produtos para iluminação complementar, decorativa. Para ter parâmetros e saber se as fitas atenderão ao seu propósito indicamos consultar nosso catálogo técnico e verificar o fluxo luminoso das fitas! Não se esqueça de conferir se a fita será instalada em local que recebe jatos da água, porque aí você terá que usar a IP65, que tem proteção.

      Veja o catálogo técnico em nosso site: http://www.lampadasgolden.com.br/

  23. Josemildo figueiredo disse:

    Quanto tipo de drive existe e quais são as marcas e as formas de cada uma

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      A Golden dispõe dos seguintes modelos de drivers: 10W, 20W, 30W, 60W, 80W. Todos os nossos drivers possuem a mesma amperagem. Não temos condições e informações técnicas para informar sobre outras marcas. A recomendação é que entre em contato com cada fabricante. Muito obrigado pelo comentário!

  24. Leandro disse:

    Bom dia.

    Tenho um projeto para substituir lampadas fluorescentes de uma Estufa expositora / Geladeira expositora por fitas de LED.
    Umas das geladeiras expositoras possui 4 lampadas. Trocarei por 4 fitas com 1,2 m cada.
    Eu posso ligar todas as 4 fitas em apenas 1 drive?

    Esse tipo de fita poderia ser aplicado dentro de uma geladeira ou estufa expositora?

    Obirgado!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Primeiramente é bom esclarecer que a fita poderá sim ser usada em temperaturas baixas (geladeira), como já é usual hoje em dia nestes tipos de aplicações. Quanto a ”estufa”, precisaria de mais detalhes, pois, entendo, particularmente, como estufa, local com alta temperatura térmica, neste caso, o LED não é recomendado. Se, o que chama de “estufa” é um local “frio”, aí sim, o LED poderá ser usado.

      Vale ressaltar que isso dependerá de qual fita e de qual driver você tem em mãos. Se estiver usando a fita Golden de 5 metros (dividida em 4 partes) de 300 leds (n° total de leds em 5 metros) você poderá usar um único driver Golden de 30W, mesmo estando dividida, mas, terá que fazer as ligações elétricas de uma parte à outra.
      Se estiver com a Fita Golden de 600 leds (n° total de leds em 5 metros) poderá usar um único driver Golden de 60W, mesmo estando dividida, mas, terá que fazer as ligações elétricas de uma parte à outra.
      Se comprou a versão de blister (2 metros), o driver que vem no kit só suporta 2 metros!
      Resumindo, o total de fita (total de potência (W)) tem que estar dentro da potência (W) total do driver.

  25. Carlos Mina disse:

    Boa noite, por favor, posso ligar 2 fitas com 10 metros cada em um unico driver de 12V com potencia de 18W? Obrigado.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Carlos, se estiver usando a fita da Golden não poderá fazer essa ligação. Modelo de fita com 300 leds (5 metros) precisa de um driver de 30W, a versão com 600 leds (5 metros) precisa de um driver de 60W, veja que de qualquer maneira não conseguirá ligar 10 metros em um DRIVER de 18W!

  26. Pauloforms disse:

    Muito claro e elucidativo o post.
    Parabéns e Obrigado.

  27. Rodrigo Horse disse:

    Ola, bom dia.
    Tenho um projeto de luz para uma instante. esta fita de led percorre-rá toda a estante consumindo assim 17,5 metros de fita led. Como poderia conseguir ter este tamanho de fita? Posso emendar elas para conseguir esta medida? Se sim, qual fonte devo usar?
    Desde já agradeço

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Rodrigo,

      Se a fita for o modelo de 300 LEDs (em 5 metros), você poderá colocar até 2 rolos (total de 10 metros) na fonte Golden de 60W, caso seja o modelo de 600 LEDs (em 5 metros), poderá ligar apenas um rolo (5m) na fonte de 60W.
      Se o modelo for a de 300 LEDs deverá colocar no máximo 10 metros para cada fonte de 60W, no seu caso, que precisa de 17m mais ou menos, se o for o modelo de 300 leds, poderá colocar 2 fontes de 60W.

      Obrigado pela participação! =)

  28. assis ribeiro ferreira disse:

    Mt esclarecedor o passo a passo.

  29. Ariel Costa disse:

    Olá! Primeiramente parabéns pelas explicações, estão otimas e fáceis de seguir.

    Preciso de uma ajuda, se puder. Comprei 5 fitas de 1m de LED, as quais possuem um driver cada um, com tensão para 220V.

    Como faço para conectar todas em uma unica fita de 5m e com um único driver, mas de 110V?

    Obrigado e agradeço se puder responder.

    • Nina Lofrese | Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Ariel, gostaríamos de saber qual a marca da fita e do driver, pois a Golden não fabrica modelos de 1 metro! De qualquer maneira, adiantamos que, drivers vendidos juntamente com a fita, geralmente são projetados para suportar apenas a referida medida. De qualquer maneira, nos passe a informação da fita e do driver para que possamos orientá-lo! A disposição.