1 de outubro de 2010

Dicas para sua iluminação durar mais. Manutenção e cuidados básicos.

espanador_lampadasLâmpadas de boa qualidade não são baratas e por isso, fazê-las durar mais é sempre bom. Além do que, quanto menos lâmpadas descartarmos, melhor para o meio ambiente.

Veja abaixo algumas dicas simples que ajudam você a poupar seu dinheiro e a natureza.

Para quem não gosta de ficar trocando lâmpada toda hora, uma boa idéia é substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas eletrônicas. A lâmpada eletrônica dura de 6 a 8 vezes mais que a lâmpada incandescente, além de consumir muito menos energia. Faça o cálculo abaixo:

This movie requires Flash Player 9

A lâmpada fluorescente compacta eletrônica por gerar mais luz com menos consumo, quando comparada com a incandescente de potências iguais (Ex.: 40 watts incandescente com 40W fluorescente) ambas têm fluxo luminoso distintos, ou seja, neste caso, a fluorescente gerará muito mais luz. Por isso, quando trocar as suas lâmpadas tradicionais por lâmpadas eletrônicas, certifique-se que não esteja “exagerando” na potência, pois, como já dito, a fluorescente gera mais luz com menor potência. Caso deseje substituir uma lâmpada incandescente de 40 watts por uma fluorescente, verás que a lâmpada fluorescente equivalente é a de 11W (emite a mesma luminosidade da lâmpada de 40W). Para facilitar a tarefa, esta informação consta na embalagem da lâmpada fluorescente.

tabela

É importante observar que, no caso das fluorescentes compactas, a quantidade de luz, medida em lumens (lm), é a mesma para as tensões de 127V e 220V.

O pó acumulado sobre uma lâmpada ou a sujeira retida nos suportes pode reduzir a luz produzida em cerca de 10%, por isso, não esqueça de limpá-los com frequência.

Outra dica importante é substituir as luminárias antiquadas ou quebradas por outras de fácil limpeza, de preferência com lâmpadas expostas. O acrílico e o globo absorvem grande parte do fluxo luminoso, seria bom trocá-los.

Substitua lâmpadas de 100 watts por lâmpadas de 60 ou 40 watts. Em locais onde houver muitas lâmpadas instaladas, faça um desligamento alternado, o ideal é possuir um circuito elétrico que proporcione o acionamento das lâmpadas desejadas, ou até mesmo, o acionamento “individualizado” . Nas garagens, o certo é iluminar as áreas de circulação de veículos e não diretamente os boxes. Rebaixe as luminárias instaladas entre as vigas do teto da garagem.

Outra questão básica e que vale à pena ser verificada é: uma lâmpada eletrônica pode durar até 8 anos, portanto, caso sua lâmpada queime muito antes desse período, fique atento para uma das seguintes situações:

- Procure adquirir lâmpadas somente de fabricantes que dão garantia de troca. Alguns chegam a dar dois anos de garantia contra defeitos de fabricação.

- Se o problema de queima precoce da lâmpada é freqüente e persistente, o problema pode ser na instalação elétrica ou pode haver “sobrecarga de tensão”. Chame um eletricista imediatamente porque isso pode ser sinal de problemas mais sérios. Ainda, a causa de queimas freqüentes pode estar em luminárias totalmente fechadas, nestes casos a recomendação é utilizar lâmpadas de até 15W para não ter problemas.

Não perca na próxima edição:
Lâmpada fluorescente não faz mal à saúde

Compartilhe →

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)