18 de maio de 2012

Distribuição de luz e importância do lighting designer no cálculo luminotécnico

O consumidor final geralmente tem dúvidas quanto à quantidade de lâmpadas necessárias para iluminar um ambiente. As dúvidas rondam sobre a quantidade, a intensidade e a distribuição da luz. Para atingir o sistema de luz adequado, o “olhômetro” acaba piorando a situação.

Por isso, o profissional especializado é essencial. Ele faz cálculos considerando os níveis adequados de iluminação estabelecidos pela norma NBR 5413 e as medidas do pé direito, cores do piso, cores das paredes, altura e formato das luminárias, o tipo de ambiente e a atividade que será exercida nele. Requer técnica e expertise, que só um profissional capacitado pode especificar.

A escolha de uma iluminação moderada neste corredor, considerou a forte influência que recebe da iluminação natural

A escolha de uma iluminação moderada neste corredor, considerou a forte influência que recebe da iluminação natural

Como explicar o cálculo luminotécnico é bem complexo, abaixo indicaremos alguns sinais de que a luz pode estar mal distribuída ou consumindo muita energia. As informações são de Leandro de Barros, que ministra o curso de Cálculo Luminotécnico Simplificado dia 18 de junho, na Loja Escola da Construção Anamaco, em São Paulo. Envie dúvidas sobre o assunto nos comentários.

  • Ter “muita luz” não significa que um ambiente está bem iluminado – a distribuição é essencial;
  • Pouca luz no ambiente pode causar fadiga em algumas pessoas;
  • O desperdício de energia por excesso de luz acontece, por exemplo, em um ambiente que só tem uma lâmpada, e de alta potência, com alto fluxo luminoso; porém, se em algumas partes do ambiente fica escuro, não há uma distribuição uniforme da iluminação. Em situações assim, é mais econômico ter mais pontos de luz.
Compartilhe →

2 comentários

  1. Liana disse:

    Boa tarde;

    Vocês saberiam me informar o nome do profissional que faz este cálculo luminotécnico? Pois me passaram que é o engenheiro de segurança, mas acredito que não seja ele.

    Att;

    Liana.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Liana, boa tarde. O profissional que faz projetos luminotécnicos geralmente é um arquiteto com especialização em light design, ou mesmo um lighting designer.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)