18 de fevereiro de 2014

Principais dúvidas quanto a instalação de fita LED

kit fita LED

Há aproximadamente dois anos, publicamos dois textos no blog informando sobre a instalação da fita LED e da fita LED RGB. Recebemos uma avalanche de dúvidas até hoje, e gostaríamos de esclarecê-las e iluminar vocês, leitores, sobre as informações técnicas que permitem que a fita LED funcione perfeitamente.

Primeiro, as especificações técnicas devem ser compatíveis, a fita, o driver e, caso seja RGB, o controlador. Segundo, a qualidade dos componentes faz diferença no desempenho, o que ressalta a importância de cuidado ao escolher.

Ligação elétrica

A maioria das dúvidas que surgiram nos comentários foi sobre a ligação elétrica das fitas. E o principal erro é a incompatibilidade entre a fita e os acessórios. A combinação tem que estar em harmonia: controlador, fonte e driver. Ou seja, se a amperagem ou a tensão do driver e da fita forem diferentes, pode haver um conflito.

Quando você combina pedaços de fitas para usar um só driver, ele deve ter sempre a mesma corrente (A) e tensão contínua (VDC) para funcionar, mas deve ter a potência recomendada para um determinado tamanho, ou seja, varia dependendo de como vai usar.

Por exemplo, a fita LED IP 20 com temperaturas de cor 2.700K e 6.000K, com 60 LEDs por metro usam a mesma fonte. Elas precisam de 12VDC e 2,5A para funcionar perfeitamente. O driver recomendado para os 5 metros de fita é de 30W de potência. Caso particione o rolo, precisará de 6W para cada metro. Caso use 2 rolos de fita (10m), precisará de 60W para ligar, lembrando que o driver deve ter a mesma corrente e tensão de saída especificados para o modelo.

Usando os modelos da Golden como exemplo, a tabela ajuda a compreender como funciona:

Fitas Golden Extreme LED IP 20

Driver

Tensão de saída (VDC)

Corrente (A)

LEDs por metro

Cor/ Temp. Cor (K)

Potência
(W)

Cód. fitas

Cód. Driver

30W 12VDC

12 VDC

2,5A

60

2.700K

24

3624

3319 (127V) | 3320 (220V)

12VDC

2,5A

60

6.000K

24

3625

60W 12VDC

12 VDC

4A

48

RGB

48

3541

3318 (127V) | 3317 (220V)

12 VDC

2,5A

30

RGB

30

3540

60W 24VDC

24 VDC

2A

120

2.700K

48

3545

3315 (127V) | 3314 (220V)

24 VDC

2A

120

6.000K

48

3544

controlador fita LED Golden

Quando a fita é RGB, ela tem mais um fator variável: o controlador. Para não sobrecarregar e causar um mau funcionamento das programações das cores, é importante que o controlador tenha capacidade para alimentar todos os metros de fita que forem instalados. Por exemplo, um controlador da Golden pode alimentar tranquilamente 5 metros de fita, caso queira conectar mais um rolo (um total de 10m), deve usar um amplificador de sinal compatível com as especificações técnicas do controlador. A potência da fita, considerando toda a extensão dela, nunca pode ser maior do que a potência do controlador. Já no quesito corrente, os amperes do controlador podem ser maiores do que o da fita ou do driver, mas nunca menores.

Tamanho do LED
A espessura da fita depende do tamanho do LED, e existem duas dimensões diferentes no mercado. O LED 5050 possui um chip maior. O 3528 é menor.

Efeitos performáticos

Assim como em veículos, a fita LED de uso arquitetônico não foi projetada para acompanhar som ou imagem. Esses aparelhos requerem um sistema específico para funcionar bem.

Pisca e queima

Usar fontes de alimentação incompatíveis com o produto pode ter um alto preço. Caso a corrente do driver seja alternada, pode causar o efeito piscante e comprometer o sistema. A queima também pode acontecer caso o controlador seja sobrecarregado com muita fita ou tenha uma ligação errada.

Compartilhe →

36 comentários

  1. Matias disse:

    Olá,

    Comprei uma fita 5m 5050 RGB, 12V, 6A, 72W. Vou instalar os 5m, e não sei qual driver devo comprar, pois não encontrei um com essas especificações exatas. O mais próximo foi um de 12V, 10A, 120W. Poderia me orientar?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Matias, bom dia.

      Se o rolo é Golden, na embalagem deve indicar o driver ideal. Infelizmente, não temos como orientar sobre produtos que não são Golden neste caso, já que há grandes diferenças de marca para marca.

  2. Wagner disse:

    Boa noite,

    Estou com problemas ao ligar 20 mts de fita num mesmo controlador, o dryver queima, o que estou fazendo errado?

  3. alexandre disse:

    Tem como instalar fita de led sem controle?
    Somente com o capacitor de 12

  4. JOSE CARLOS DA SILVA disse:

    Não sou eletricista, fico imaginando se para cada 5 metros de fita eu devo usar uma fonte, eu me pergunto: Se uma sanca tiver por exemplo 10 metros de cada lado num comodo quadrado totalizando 40 metros, seriam 8 fontes perfeito ? Assim eu teria que alocar essas 8 fontes numa régua de tomadas e tentar escondê-las ? Está certo meu raciocínio ou estou falando bobagem ?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      José Carlos, bom dia!

      Considerando os produtos Golden, recomenda-se sempre ligar um rolo de 5 metros com uma fonte, cuja potência (W) e corrente (A) dela devem ser compatíveis com a potência e corrente da fita.

  5. Jason Lemos disse:

    Se o cabo de ligação da fita led entrar em curto, posso trocar somente o cabo ou será que queimou toda fita?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Jason, obrigado pelo seu comentário, mas você terá que avaliar todo o sistema para identificar o problema. Infelizmente, não há como te dizer que o problema está no cabo ou na fita sem analisar.

  6. marcelo disse:

    comprei fita de led rgb 5050 5 metros veio com uma fonte 12 v 2a em uma hora ligada a fonte queimou testei uma outra fonte que tinha 9v e 2a funcionou mais a luz ficou mais fraca como resolver tenho que comprar outra fonte 12 v com amperes acima dos 2a que veio?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá.

      Marcelo, verifique a amperagem da fita e sua tensão. Para uma performance adequada, tensão de saída da fonte e a corrente devem ser compatíveis com a da fita.

  7. lindongilson disse:

    Vou colocar uma fita de led de 5.00 MTS. em um painel, vou ter que dividir em dois pedacos de 2.00 MTS. Cada posso usar uma única fonte para ligar os dois pedaços.

  8. Rodrigo disse:

    Ola,

    Nao possuo conhecimento em eletrica, nem eletronica, tenho uma duvida:

    Possuo um aquario com 2 lampadas T5 21w, gostaria de substituilas por fitas de led, mas nao tenho acesso ao reator das lampadas(esta embutido), logo gostaria de saber se posso instalar um driver na saida do reator e assim poder instalar as fitas de led? Obrigado

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Rodrigo, boa tarde.
      Neste caso terá que desinstalar o reator. O driver deverá ser ligado diretamente à rede elétrica.

      Obrigado pelo seu comentário.

  9. Marcos Silva Pinto disse:

    Tenho um circuito com duas fitas de LED RGB, alimentados por um driver e um controlador, a fita está ligada em série. É normal a segunda fita de LED ficar com a cor branca diferente da primeira fita?
    Teria como eu resolver esse problema de alguma forma?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Marcos, bom dia.
      Isso está ocorrendo porque deve colocar 1 driver e 1 controlador para cada rolo de 5 metros RGB. Espero que tenha ajudado. Obrigado pelo seu comentário.

  10. JUNIOR disse:

    Amigo!! Tenho uma sanca de 25 metros comprei 5 rolos de fita rgb 5050, ai peguei 3 fontes de 15 amperes e queria soente 1 controle remoto, ai em cada emenda deveria botar um amplificador de sinal certo?? porem faço isso e já na segunda fita ela fica tremendo tipo piscando!! o que pode ser??

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Junior, bom dia. Obrigado pelo seu comentário.

      Provavelmente está havendo uma incompatibilidade entre as correntes e potências da fita, driver, controlador e amplificador. Nossa sugestão é que verifique a corrente o potência total de cada rolo de 5 metros, a potência e corrente do driver, potência e corrente do controlador e amplificador.

      Geralmente liga-se um controlador para um amplificador para 2 rolos de fita, mas a ligação deve estar nesta configuração.

  11. Felipe disse:

    Gostaria de saber se tem alguma fonte para liga 28 metros de fita led? se tem onde encontra? e se não quanto cada fonte aguenta em metros de fita ? desde de já agradeço.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Felipe, obrigado pelo comentário. Na linha Golden se recomenda para cada rolo de 5 metros (modelo 300 leds) uma fonte Golden de 30W, ou, pode-se ligar 2 rolos (do mesmo modelo) com fonte Golden de 60W.

  12. Diego disse:

    Olá,
    Estou tentando ligar 5 diferentes tramos de fita led, eles sao de diferentes comprimento. soldei cada tramo com cabo de negativo a negativo e de positivo a positivo. Quando conetei a combinacao a uma fonte de 3A so ligaram 3 leds e quando conetei a uma fonte de 5A queimou. Como deveria ter feito?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Diego, deve-se verificar se potência total do driver e corrente (amperagem) do driver são compatíveis com o modelo da fita, ou, com o total de potência da fita instalada.

  13. Almezino Moreira disse:

    Olá, vou fazer uma aplicação de sancas aqui em casa e precisaria usar um total de 20 metros de fita LED branca, qual as especificações necessárias?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Almezino, bom dia.

      Na instalação só deve prestar atenção na potência (W) total de 20 metros e a potência total do drive (fonte), se são compatíveis e se a amperagem (corrente – A) de ambos também são compatíveis.

  14. wagner disse:

    Qual a corrente da fonte necessária para ligar 25 metros da fita de led rgb 5050 ??
    pode ser ligado em apenas um controlador ???
    um controle remoto funciona para vários controladores ??

    No aguardo

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Wagner, bom dia.

      Hoje não há padronização nas especificações dos produtos de LED. Por isso, potência e corrente (amperagem) podem ser diferentes de marca para marca. Geralmente nas fitas RGB É RECOMENDADO um driver e um controlador/controle para cada rolo de 5m. Dessa forma, veja sempre se a potência (W) total de da fita e a potência total do drive (fonte) são compatíveis e se a amperagem (corrente – A) de ambos também são compatíveis, considerando neste contexto o controlador. Geralmente o controle remoto está atrelado ao seu controlador, portanto, caso seja assim, haverá necessidade de um controle para cada 5 metros também.

      Obrigado pelo comentário.

  15. Eduardo Mazurana disse:

    Olá, vou fazer uma aplicação de sancas aqui em casa e precisaria usar um total de 20 metros de rgb, qual as especificações necessárias?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Eduardo, bom dia!

      Tem que verificar a potência (W) total do rolo de fita (que geralmente é vendido em rolos de 5 metros) e a corrente (A) e instalar um driver (fonte) com a potência e corrente compatíveis. Ainda adquirir o controlador (se não vier com o kit) que também deve seguir a compatibilidade de potência e corrente.
      Muitas fitas, para cada 5 metros precisam de um driver e um controlador, a não ser que os drivers e controladores tenham capacidades maiores (mas tem que ver potência e corrente).

      Obrigado pelo comentário.

  16. Stéphannie Chiang disse:

    Olá, gostaria da ajuda de vocês, comprei o kit Golden Extreme LED que vem com um controle remoto, instalei e tudo funcionou bem, mas o controle remoto da Golden quando acionado está controlando minha televisão também, dai todas as vezes que eu mudo uma cor dos LEDs a minha TV sai do canal de onde estava, é bem chato. Existe alguma solução para o meu caso, alguma configuração do controle remoto? O kit não tem um manual ou algo do tipo.
    Obrigada.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Stephannie, bom dia!

      Pois bem, o que ocorre neste caso é que o sinal de frequência do controle/controlador desta fita é o mesmo sinal da TV. Não tem muito jeito. Para não acontecer, você não deveria direcionar o controle da fita para TV quando for acionar a fita (se possível), o que quero dizer é que deve focar o controle apenas no controlador (isso se a fita tiver em direção diferente). Isso acontece não só com fita LED, vários aparelhos que possuem IV na mesma frequência sofrem com o mesmo problema. Como exemplo: dois monitores lado a lado acabam funcionando com um só controle e ambos desligam em um só comando.

      Obrigada pelo seu comentário e desculpe pela demora.

  17. João luiz disse:

    Qual a diferença entre um a fita de led SMD 50505 e 5050 RGB
    OBRIGADO

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      João Luiz, boa tarde!

      SMD é um termo abreviado em inglês para identificar um tipo (formato) do LED. RGB é a abreviação de RED, Green e Blue, ou seja, 3 cores que formarão outras cores.

      Espero ter ajudado na sua dúvida.

  18. ataide honorato ferreira disse:

    se a fita de 5 metros tem uma potencia de 30w, por que ela precisa de uma fonte (driver) de 2,5a; sendo que 2,5a corresponde a 300w de potencia, sera que nao daria para ligar 2 ou mais fita pelo mesmo driver; e se eu ligar uma fonte de 1a (que corresponde a 124w) nao funcionaria bem em uma fita de 5 metros ou 30w.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Ataíde, obrigado pelo seu comentário!

      As fitas Golden possuem 2,5A, exceto a RGB e as coloridas que vão de 4,15A a 5A. A especificação do driver tem que ser compatível com a corrente da fita para não danificar, a potência neste caso indica a metragem da fita que pode ser colocada em um driver. Dá pra ligar mais de uma fita de 5 metros em um driver de 300W, por exemplo, mas ela deve ter a mesma corrente (A) da fita.