15 de abril de 2012

Fita LED RGB: Como instalar?

Em fevereiro, mostramos o passo a passo de como instalar uma fita LED. Com o surgimento de produtos cada vez mais versáteis, a Lâmpadas Golden lançou a fita LED RGB IP 20, com fonte de luz colorida, ideal para ambientes internos. O destaque desse produto é a flexibilidade, já que você pode utilizar tanto para a iluminação quanto para a decoração.

O processo de instalação difere pouco do apresentado no tutorial anterior, mas consideramos que você não tenha lido o passo a passo anterior e queira aprender exatamente como instalar o modelo colorido. Por isso, quem acompanhou o processo de instalação da fita LED nas temperaturas de cor 2700K/ 6000K vai ver algumas informações repetidas e bem parecidas. Este processo dispensa também a utilização de solda, e tem um item a mais: o controlador.

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 1 rolo de fita LED RGB IP 20 de 5 metros Golden
  • 1 driver compatível com a configuração da fita
  • 1 controlador e 1 controle remoto (vendidos separadamente)
  • 1 chave de fenda
  • 1 borne
  • Fita isolante

O que é a fita LED RGB?

A fita LED RGB é flexível e auto adesiva e gera diversas cores, entre elas destacam-se branco, branco frio, azul, vermelho, amarelo, verde e RGB, modelo de cores em que o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias maneiras, para reproduzir outras cores.

É comercializada em rolos de 5 metros, com opções de 30 e 48 LEDs por metro. O consumidor pode cortar por conta conforme desejar, mas não deve fazê-lo por metro, e sim cortar nas emendas dos módulos. Um módulo é uma divisão que não prejudica a funcionalidade dos LEDs e cada módulo possui 5 cm. Com 25 mil horas de vida mediana, o produto está disponível em duas opções de potência (48W e 30W).

A versatilidade na fita não é só uma questão de poder afixá-la em diversos lugares. A dimerização, alteração na velocidade na mudança de cores e as dezenas de combinações são atrativos para esse produto revolucionário. Você pode trocar as cores, deixar uma só de forma constante, efeito “pisca-pisca” também, e quando cansar de tanta cor, ela permite deixar a luz branca também. Quem imaginava que a lâmpada de Thomas Edison se transformaria em algo tão pequeno e tão versátil?

Fita LED RGB IP 20, driver, controlador e controle.

Fita LED RGB IP 20, driver, controlador e controle.

O que é um driver?

O driver é uma fonte de alimentação que estabiliza a tensão que vem da rede elétrica. A rede fornece tensão alternada e o driver corrige a tensão para a forma contínua. O driver deve ser utilizado de acordo com a fita que adquiriu, conforme instruções da embalagem. Os pontos que devem ser considerados na escolha são: corrente, tensão de saída e potência total.

Fita LED RGB IP 20, driver, controlador e controle.

Fita LED RGB IP 20, driver, controlador e controle.

Só pode ser usado um driver por rolo de 5 metros de fita LED. Se você for destacar partes da fita, como por exemplo 30 centímetros, você pode utilizar o driver recomendado para 5 metros, ou pode utilizar um driver de potência e tamanho menor, que deverá ser escolhido com base na potência de cada LED que terá nestes 30 centímetros. Para evitar que compre driver com potência, corrente e tensão de saída errados, é melhor contatar um eletricista.

O modelo RGB demanda índice de tensão contínua de 12V. O driver deve ser de 60W, para qualquer modelo de fita LED RGB.

O que você não pode fazer:

  • Utilizar 1 driver para duas fitas
  • Ligar direto na rede
  • Utilizar driver com especificações erradas
  • Não respeitar as polaridades da fita e do driver
  • Cortar a fita errado

O que é um controlador?

2 3

O controlador é o dispositivo que permite a programação da fita, usando toda a sua variedade de cores. Ele deve ser conectado entre a fita e o driver. O controle serve para a programação e funcionamento da fita à distância.

Como instalar:

1° passo

Desligue a rede elétrica para evitar riscos de choque. Comece conectando o controlador no driver, o fio vermelho (positivo) no V+ e o fio preto (negativo) no V-.

4

2° passo

Agora conecte a fita no controlador, prendendo com a chave de fenda. Conecte o fio azul no B, o verde no G, o vermelho no R – correspondente às cores da fita-; e o branco no V+, para fechar o circuito.

5

3° passo

A sua instalação ficará assim:

Conexão entre o driver e a fita, com o controlador RGB.

Conexão entre o driver e a fita, com o controlador RGB.

Agora é só conectar a fita à rede elétrica, usando o borne, com muito cuidado às polaridades. No nosso caso, para mostrar melhor a instalação para vocês, conectamos o driver à tomada. Em seguida, enrole a conexão com fita isolante.

A conexão é feita com Borne para ligar na rede elétrica, ou como fizemos no nosso exemplo, na tomada.

A conexão é feita com Borne para ligar na rede elétrica, ou como fizemos no nosso exemplo, na tomada.

Pronto!

A sua instalação completa ficará assim:

8

Para instalar no local desejado, limpe a superfície com um pano seco para não comprometer a aderência. Depois de fixar com a fita autoadesiva, é só ligar na tomada/ ligar a rede.

9

Cortei a fita corretamente, como faço para ligar um outro pedaço sem rabicho?

É preciso nesse caso fazer um rabicho, soldar com o fio e depois usar a fita isolante. É preciso muito cuidado, pois a fita é pequena e o uso de muita solda e colocá-la no lugar errado pode queimar os circuitos, danificando alguns LEDs. Se você não tem prática com o ferro de solda, é melhor pedir ao eletricista.

O processo da fita RGB é ainda mais fácil do que a da fita normal, não é? Esclarecemos as principais dúvidas que surgiram nos comentários em um texto.

Compartilhe →

68 comentários

  1. Lucas disse:

    Boa tarde.
    Ontem comprei duas fitas de 5 metros rgb da Golden e apenas um controlador. Sei qu eo recomendado é um controlador por fita, porém quero que todos os meus 10 metros de fita pisquem/brilhem com as mesmas cores e sincronizados. Na loja, tentamos ligar em paralelo (tipo com cabo Y) as fitas ao controlador, porém nenhuma fonte disponível na hora (conectada apenas no controlador e não nas fitas) fez o sistema funcionar corretamente. Pelo que vi aqui e em alguns sites, a ligação das fitas deve ser feita em série (e não com cabo Y) com um amplificador e fonte entre as duas fitas (fora a fonte que já é conectada ao controlador)… É isso?? Eu fui embora da loja apenas com as fitas e o controlador e sem as fontes e amplificador porque os testes não funcionaram. Gostaria de confirmar com vocês antes de comprar as fontes (quais os modelos/especificações?) e os amplificadores (também gostaria de saber a especificação).
    Desde já agradeço

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Lucas, obrigado pelo seu comentário.

      Sempre para cada rolo de 5 metros RGB precisa de uma fonte e um controlador/controle! A única forma de maximizar o controlador é ligando em um amplificador de sinal, que no caso, vai ligar dois rolos em um controlador, porém, ainda assim precisará de uma fonte para cada 5 metros.

  2. Ricardo disse:

    Olá, o que é melhor: Usar 2 fontes pra instalar 2 rolos de 5m ou usar 1 fonte mais potente e liga-los para alimenta-los em paralelo?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Ricardo, considerando os produtos Golden, é recomendável sempre ligar um rolo de 5 metros com uma fonte, cuja potência (W) e corrente (A) dela devem ser compatíveis com a potência e corrente da fita.

  3. fe disse:

    Pode-se instalar em bancada de cozinhas? por exemplo, abaixo dos armários superiores, junto a parede, para clarear o balcão.
    A iluminação é forte?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Fe, boa tarde. A fita LED pode ser sim instalada em bancadas de cozinhas, ficam ótimas como iluminação decorativa nesses locais. Mas se você está procurando iluminação para que torne o balcão funcional para realizar atividades, deve procurar outras fontes de luz mais eficazes.

      Obrigado pelo comentário.

  4. renato huguenin disse:

    Eu comprei um rolo de 5 metros, mas só preciso de 60 cm , depois que eu cortar eu vou poder reutilizar a parte que eu cortei futuramente?

  5. Sergio disse:

    Olá,

    As fitas RGB possuem a opção de luz branca? quero colocar na sanca da sala mas gostaria de luzes coloridas e branca também.

  6. juliana disse:

    ola preciso instalar 1 metro de fita , o rolo tem 5 metros vou cortar na marcacao certinho , minha duvida é a seguinte aqui onde moro so tem o reator de 3 amperes para 5 metros eu posso colocar apenas 1 metro nele ?que seria a metragem q vou usar?obrigada

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Juliana, não há problema em ligar 1 metro em um driver. O que tem que verificar é se a corrente (amperagem) da fita é a mesma do driver, pois, se não for, perderá toda a eficiência do LED, reduzindo a durabilidade e alterando a luminosidade.

  7. Cristina disse:

    Boa noite gostaria de saber o que é preciso pra instalar fita de led de 5 metros dimerizada. Obg

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Cristina, boa tarde!

      Depende do que você quer. Se quer uma fita que reproduza somente uma cor de luz (amarela – 2.700K ou branca – 6.000K), você pode ver o que precisa neste post. Neste caso, você precisa comprar a fita LED e fonte, preferencialmente da mesma marca, para ser compatível. O borne você deve comprar à parte. Nesta opção não é possível dimerizar a fita, mas sua luz natural pode te atender por justamente dar uma luz suave.

      Caso queira uma fita que tenha a luz personalizada, com várias opções de cores, a sua opção é RGB. Neste caso, deve comprar o rolo de fita LED, o controlador e o driver (fonte) de uma mesma marca, por questões de compatibilidade elétrica. O controlador vem junto com um controle remoto, para que possa personalizar quanto à cor, intensidade, etc.

      Ambas as fitas são autoadesivas para melhor fixação. Se tiver dúvidas com relação à compatibilidade técnica da instalação, tiramos algumas dúvidas aqui.

      Obrigada por seu comentário. Espero que tenha ajudado.

      • Cristina disse:

        Na verdade quero a luz só branca mas que possa ajustar a intensidade pois é para uma quarto de bebe. Será possivel fazer isso?
        Muito obrigada pela atenção. Já me evitou de gastar dinheiro desnecessário.

        • Blog da Lâmpadas Golden disse:

          Então, Cristina, com o modelo normal (de luz amarela ou branca), como disse, não dá pra controlar a intensidade. As empresas preferem oferecer um produto mais completo e versátil, como o RGB.

          Ela pode funcionar de uma outra forma: pode funcionar com dimmer (o interruptor), contanto que o driver (fonte de alimentação) tenha suporte para isso. Neste caso, o driver deve ser escolhido com muito cuidado, pelas questões de compatibilidade elétrica que mencionei antes. O melhor é buscar um serviço técnico nesta escolha.

  8. Nêiliton disse:

    Posso aplicar a fita led RGB em cima de camada GESSO COLA de minha laje? Minha laje é aquela com placas de isopor, e o gesseiro aplicou uma camada de GESSO COLA sobre as placas, posso colar a fita sobre essa camada de gesso que fica sobre a placa de isopor? Grato

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Nêiliton, muito obrigado pelo comentário.

      Não há problemas em utilizar a fita LED no Gesso Cola, contanto que seja em ambiente interno.

  9. Carlos disse:

    Sempre que ligo a fita led ela acende na cor vermelha. E possivel configurar para que o acendimento seja em outra cor?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Carlos, neste caso verifique se todos os fios do controlador estão ligados corretamente na fita (vermelho, azul, verde). Nas fitas/controladores e drivers da Golden, temos bem definidas as cores e o sistema de ligação. Pode ser que isso esteja ocorrendo por conta da ligação dos fios. Outra possibilidade para ligar em uma cor só, seria o fato de não ter um controlador ligado ao sistema, ou seja, a fita está ligada diretamente no driver, neste caso, de fato, a fita ligará em uma única cor.

      Obrigado pelo seu comentário!

  10. Getulio Dias disse:

    Moro em Recife-PE

  11. Getulio Dias disse:

    Adquiri um rola de fitas led rgb, porém não tenho o controlador dos leds.Gostaria de saber se vocês vendem o controlador separado e quanto custa?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Getulio!

      Vendemos o controlador separadamente sim, por meio de revendas. É importante você checar se o seu controlador é compatível com a sua fita, pois só temos o modelo ideal para as nossas fitas. Veja a fita técnica do controlador no link. Para saber mais sobre a compatibilidade da fita com o controlador, veja aqui.

      Para informarmos sobre o local mais perto de você que tem esse produto, preciso que me informe a sua cidade.

      Muito obrigada!

  12. Mário disse:

    eu tenho 50 cm de fita e quero instalar no som do meu carro…como faço para instalar direto na bateria? qual a combinação dos fios?

  13. Lucas disse:

    Boa tarde!

    A minha duvida é em relação ao limite em metros que consigo ascender uma fita led 12v utilizando apenas uma fonte, ou seja, com quantos metros ocorrera uma queda de tensão? Consigo ascender 50 metros de fita utilizando apenas uma fonte?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Lucas!

      Obrigado pelo comentário. Recomenda-se, na linha Golden, 1 fonte de 60W para cada 5 metros (fita de 600 leds) ou, 10 metros para 1 fonte 60W (fita de 300 leds).

      Espero que tenha ajudado.

  14. Ricardo disse:

    Liguei 15 metros de fita led rgb da seguinte forma: controladora com fonte de 12v 2a, fita, amplificador com fonte de 12v 2a, fita, amplificador com fonte 12v 2a, fita. Ocorre que as duas últimas fitas não acende todos os leds, acendendo intercalado de 4 em 4 ou de 5 em 5. Será que o problema pode ser das fontes com baixa amperagem, ou pode ser problema nas conecções dos amplificadores? Grato pela atenção.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Ricardo!

      Pelo menos de acordo com o nosso produto, para cada 5 metros de RGB deve ter uma fonte de 60W e um controlador. Pelo que você falou, pode estar ocorrendo várias coisas: está com as ligações erradas, as fontes não são compatíveis, ou os controladores não estão adequados. Parece-me mais uma questão de instalação.

      Podemos ajudá-lo dando a dica de que, como a ligação do “kit” deve ser feita como mencionei acima, a única forma de usar apenas 1 controlador para dois rolos (de 5 metros cada) é a utilização do amplificador (que você já tem). Ocorre que, com o amplificador, você conseguirá ligar apenas 10 metros! Os outros 5 metros deverão ter 1 controlador e 1 fonte. Mesmo nos 10 metros que contém o amplificador, você precisará de 2 fontes (1 para cada 5 metros). Na saída de um controlador (possivelmente com 10 metros) é que ligará o amplificador.

      Se eu entendi a sua dificuldade, provavelmente a forma como instalou não está suportando a corrente. Entretanto, se seguir a linha de raciocínio acima creio que conseguirá instalar bem.

      Se precisar de mais detalhes para esclarecimento, estamos à disposição.

  15. Egidio disse:

    Comprei 3 rolos de 5 metros rgb com uma fonte de 12v, chaveada depois de 3 meses percebi que o branco quando está aceso em uma certa extremidades está lilás,e não emendas que está ligado um amplificador está verde claro quando troco para o verde uma parte não está ascendendo o que pode estar acontecendo, tem como resolver os a fita queimou, espero que não pois foi um investimento um pouco alto, por favor me ajudem…..

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Egídio,

      Seu comentário está um pouco confuso, o que ficou um pouco difícil de entender. Parece que algumas cores não estão mais “aparecendo”, é isso? Mas não acredito que a fita tenha queimado, sei que você coloca este fato, porém, fica difícil dar um parecer pois ficou confuso o texto. Poderia explicar melhor? O que você ligou na fita?

      Aguardamos uma resposta para ajudarmos melhor.

      Obrigado.

  16. LECASTE disse:

    Hola! gostaria de um tutorial para instalar fitas de leds em camionetes (12v) 90A, se há alguma diferença ou posso “puxar” direto d.a fiação da luz de freio e lanternas trazeiras. Un abrazo .’.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Ola, Lecaste!

      Esta é uma situação não recomendável, pelo fato de nossas fitas possuírem 2 A. Este tipo de instalação prejudicará todo o sistema. Essas fitas não foram projetadas para uso automotivo, por isso não garantimos a eficácia deste uso. Nós explicamos o motivo aqui no blog, leia aqui.

      Obrigado pelo comentário.

  17. Marcelo disse:

    Eu comprei uma fita de led de 5 metros estava fazendo alguns teste quando escultei um pipoco o controlador começou a cheirar de queimado, sera que eu forcei trocando as cores varias vezes por isso queimou?…eu consigo comprar apenas o controlador sem o controle?qual seria o preço do controlador…

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Marcelo, você pode comprar outro controlador no mercado, porém, o controlador virá sempre com um controle, pois tem um sinal próprio.
      Com relação a queima, pode ter sido por vários fatores, como uma ligação errada, uma sobrecarga no controlador, enfim, teríamos que fazer uma análise para dar um parecer mais preciso.

  18. Renan disse:

    eu gostaria de saber se esse equipamento de vc´s permitem o uso como um telão? no caso sendo ele no cartão de memoria ou captação sonora?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Renan, boa tarde! As fitas são decorativas que tem como objetivo ser usadas como iluminação indireta, complementar ou decorativa. Talvez você esteja confundindo com os painéis de LED usados em shows que emitem imagens. No caso, seria um sistema específico.

  19. rodrigo leal disse:

    tenho fita adesiva instalada em uma vitrine frigorifica ela funcionava normalmente agora ela fica so piscando o que pode ser

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Rodrigo, sem alguns detalhes é complicado entender a situação. A fita está ligada diretamente na rede? (Ela deve ser ligada com fonte). Se tiver ligada diretamente, não queimou, mas apresenta essa característica “pisca-pisca”, outra suposição que pode estar ocorrendo, é a fonte errada. A fita é corrente contínua, se a fonte tem saída 12V AC (corrente alternada) ela ficará piscando. Creio que esteja relacionado com esta parte elétrica.

  20. alex disse:

    quero saber se tem como fazer efeito, tipo barra de equalizador na frente de som automotivo , ou se vcs tem outro tipo de controlador .

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Alex, as fitas LED são de uso decorativo, para serem usadas como iluminação indireta ou complementar. Agora, acoplado a um sistema de som automotivo, você deve procurar soluções específicas, as mais seguras e eficientes são diretamente com os fabricantes de som automotivo. Nossas fitas não fazem esses efeitos, nem temos acessórios para tal.

  21. Rembrandt disse:

    Boa Noite!

    Gostaria que vcs me ajudassem a esclarecer uma dúvida sobre uma instalação de fita de led rgb colorida com controlador a instalação é a seguinte: a 1ª sequência é uma fita de 2,60 metros depois unida com rabicho a outra fita de 2,60 metros, unida por rabicho a um pedaço de fita de 16 cm que é unido a outro pedaço de 16 cm, unido a outro pedaço de 16 cm, unido a outro pedaço de 16 cm, depois este é unido a outra fita de 2,60 metros, que é unido a outra fita de 2,60 metros, depois unido a outro pedaço de fita de 16 cm, unido a mais um pedaço de fita de 16 cm e a outro pedaço de 16 cm e por último unido a mais um pedaço de 16 cm e que é ligado ao controlador e a fonte que foi fornecida pelo vendedor tem as seguintes referências( AC Adapter Model HD 1250 Saída 5A.) O problema é o seguinte depois de fixar a sequencia no móvel projetado da sala, quando aciono pelo controle as cores básicas, vermelho, verde, azul ascendem normalmente, agora quando aperto para ficar a cor branca a 1ª fita de 2,60 metros fica rosa claro, ao retirar a fita do móvel em alguns momentos toda a sequencia fica com a luz branca, mas nem sempre fica assim, já revisei todas as conexões entre as fitas e todas estão fixadas corretamente e sinceramente não sei mais o que faço, pelos comentários de vistos aqui no guia me pergunte se o que pode estar causando não seria a potencia desta fote, ou se vcs identificam algum outro problema na instalação.
    Desde já agradeço imensamente pela ajuda.

    fico no aguardo
    att Rembrandt

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Rembrandt, obrigado pelo comentário.

      Pelo que você colocou, é provável que o “não funcionamento correto” deve-se pelo fato do controlador estar sobrecarregado. Se ligou tudo em um único controlador (considerando o modelo Golden) está com mais potência do que consegue suportar.
      Ainda, você descreve a fonte que tem 5A, nossa fita tem 2A, portanto isso prejudica o funcionamento de todo o sistema.

      Você está usando o modelo de fita LED da Golden? Gostaria de ressaltar que esclarecemos as dúvidas com base em nossos produtos, pois as especificações técnicas são diferentes dependendo da marca.

  22. Nathália disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber quantas tomadas são necessário para o uso da fita de 5 metros, bem como sua voltagem?
    E só para confirmar, a cada 5 cm eu posso cortar a fita, mas precisarei de um novo driver, é isto? Nesse caso gostaria de saber para aplicação em caixotes de madeira para decoração, as fitas ficariam separadas e em cada caixote eu necessitaria de um Driver e uma nova Tomada?

    Agradeço desde já e aguardo retorno,

    Nathália S.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Nathália, se as fitas ficarem independentes em cada caixa, de fato, precisarás de um drive para cada parte.
      Caso tenhas condições de deixar as partes ligadas pelo menos eletricamente, será possível ligar o total de 5 metros, por exemplo, em um único driver.
      E as fitas da Golden podem ser cortadas a cada 5 cm e necessitam dos drivers sendo alimentadas em 12V. Ficamos a disposição.

  23. jose carlos pereira cardoso disse:

    alampada de led rgb elas são dificios de queimar /por quer ela podem se ligada noma baterias de carro d 12v 60AMPERES direta ou não obrigado ze carlos de slz do maranhão

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      José Carlos, boa tarde, e obrigado pelo seu comentário.

      Não é recomendável colocar a fita LED de uso arquitetônico em veículos. Ela funciona, sim, porém com o tempo isso pode prejudicar o funcionamento do LED. A corrente incompatível é o grande empecilho técnico. Há diferenças de amperes (corrente), por exemplo, nossas fitas possuem 2A, e nem sempre a fita será ligada em uma rede ou bateria com mesma amperagem, isso prejudicará o “sistema de LED”, forçando-os, e, prejudicando o desempenho como um todo (luminosidade e durabilidade).

      Em breve postaremos um esclarecimento sobre esse tipo de aplicação, acompanhe!

  24. Silvio disse:

    Boa tarde. Parabéns pelo site, e mto bom.
    Me diga uma coisa, como faço pra ligar 5 fitas de um metro cada? Além da fonte de 30, como conecto as fitas sem soldar? Tem como usar conectores?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Muito obrigado pelo elogio!
      Quanto à dúvida, se o modelo de fita é da Golden e é a versão com 300 leds em 5 metros, ele pode usar 1 fonte de 30W sim e a conexão pode ser feita com conectores encontrados em lojas de material elétrico (A Golden não fabrica).

      • Cicero Matias Lobo disse:

        Boa Noite,
        Gostaria de saber o que preciso para instalar 20,5 metros de fita led RGB ao redor de uma sanca (7,34 comprimento x 3 largura).
        Onde comprar estas fitas, preços, e o restante do material.
        Gostaria de controlar apenas um um único controle.
        Vocês tem pessoal para fazer a instalação em Jundiaí-SP à 40 km de SP.
        Aguardo,

        • Blog da Lâmpadas Golden disse:

          Cícero, obrigado pelo contato.

          Para fita RBG você precisa adquirir o rolo de 5 metros, o driver (fonte Golden) de 60W e um controlador (que já vem com o controle). Ocorre que um controlador é projetado para trabalhar para cada 5 metros de fita RGB. Não temos pessoal para fazer instalação e os preços para consumidor final são definidos pelas revendas. Para consultar locais com produtos Golden disponíveis, envie um e-mail para o sac@lampadasgolden.com.br informando qual local (região) você está, pois o SAC já pode responder indicando os pontos de venda da sua região, até com noções de valores.

  25. abcdario fachadas disse:

    gostaria de aprender a ligar modulos rgb estring
    mas são 300 modulos se puder ajudar agradeço roberto.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      No caso da fita RGB Golden você terá que ligar sempre um driver de 60W (Golden) para 5 metros de fita, como aparentemente você ligará uma quantidade grande de fita, a cada 5 metros ele terá que ligar um driver.

  26. fernando disse:

    apos a instalação da fita de led que comprei, sobrou +/- 1 metroomo aproveitar essa fita que sobrou?

    • Nina Lofrese | Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Fernando, você pode usar. Aproveite de acordo com a sua necessidade, em termos de aplicação. Tecnicamente, você precisará da fonte (driver). Se a fita que comprou é o modelo de 300 leds (em 5 metros – ver informação na embalagem), use a fonte de 10W, caso seja o modelo de 600 leds, use a fonte de 20W.

      Se ligou o restante da fita em uma fonte de 60W, isso que sobrou ele pode ligar ao sistema fazendo a conexão por solda ou por conectores de fita, que você pode encontrar nas lojas de materiais elétricos. A Golden não vende esses conectores. Não se esqueça que, qualquer pedaço que você for desmembrar, deve ser cortado na imenda que a própria fita tem, como explicado no texto, sobre os módulos.

  27. Wagner disse:

    Estou pensando em usar uma bateria 12v 1,3Ah pra alimentar essa fita.

    Vai funcionar? Vou precisar do driver nesse caso?

    • Nina Lofrese | Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Wagner, você conseguirá ligar, entretanto, irá consumir muita energia da bateria, ou seja, talvez em menos de 1 hora consumirá toda a energia. Não é recomendável.

  28. Ailton disse:

    boa noite

    gostaria de receber produto sobre fita de led em geral

    de como instalar montar e cortar a fita

    • Nina Lofrese | Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Ailton, temos todo o passo a passo nesse post. Não entendi muito bem o que quis dizer com “receber o produto sobre fita led em geral”, mas se tiver mais dúvidas sobre como instalar, fique à vontade para comentar, e se estiver interessado em saber onde estão os nossos pontos de venda para adquirir esse produto, ligue para (11) 2122-6666 (São Paulo) ou 0800 60 22383(outras localidades).

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

  29. PAulo Costa disse:

    CAro amigo,na verdade eu gostaria de saber, como faço para instalar na verdade 25 metros de fita led RGB, pois preciso desse esquema, pois fiz a instalação e os ultimos metros de leds ficam com a luminosidade fraca e as vezes chega ate não acender, na verdade é para um rebaixo de forro no formato de uma CRUZ de uma igreja de nossa comunidade, na verdade ficou muito linda a luz, mas estamos comesse problema porque no final tem alguns leds que nao acendem ou quando acendem ficam fracos…..lhe agradeço se vc me passar essa dica…pois ja perguntei para varios eletricistas e ninguem soube me ajudar e nem ligar tambem……

    Forte abraço

    • Nina Lofrese | Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Paulo, nossos “kits” são projetados para a cada 5 metros de fita Golden RGB deve ser ligado um driver de 60W (Golden) e um controlador/controle (Golden). É muito provável que sua ligação elétrica (as fitas) tenha excedido a capacidade do driver, ou seja, deve haver mais de 5 metros ligados em um único driver, se isso estiver ocorrendo, está sobrecarregando esta fonte e prejudicando o funcionamento da fita. Nossa dica é que averigue como estão as ligações das fitas com as fontes, se estão divididas como informamos no início deste texto, pois, caso esteja, pedimos a gentileza de nos informar para que possamos orientar no quer for necessário. Ficamos à disposição!

      • Gabriela Mendonça disse:

        Olá ,
        Estou com esse mesmo problema
        tenho 20 metros de fita com amplificador de sinal rgb , mais chega no final perco a cor do começo o que devo fazer?
        Ps: minha fonte é de 32 amperes

        • Blog da Lâmpadas Golden disse:

          Gabriela, boa tarde.

          Geralmente nas fitas RGB É RECOMENDADO um driver e um controlador/controle para cada rolo de 5m. Dessa forma veja sempre se a potência (W) total da fita e a potência total do drive (fonte) são compatíveis e se a amperagem (corrente – A) de ambos também são compatíveis, considerando neste contexto o controlador. Geralmente o controle remoto está atrelado ao seu controlador, portanto, caso seja assim, haverá necessidade de um controle para cada 5 metros também. Isso que está ocorrendo provavelmente porque o driver e o controlador não suportam a quantidade total de fita instalada.

  30. paulo disse:

    instalei 3metros de fita led 5050 com uma fonte 220 x 12v -5amp num balcao refrigerado no ligar a fonte tudo bem
    observaçao -ligaçoes independentes so tem um problema na hora que o compressor entra em funcionamento o led pisca
    e quando tiro do t o rabicho do compressor o led volta ao normal que enterferencia e esa e qual a soluçao

    • Nina Lofrese | Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Paulo, gostaríamos de saber qual o modelo de fonte que está usando, é da Golden? Qual a potência dela? Qual a corrente? Ela é saída 12V DC ou 12V AC?
      Precisamos dessas informações para que possamos orientá-lo melhor. Ficamos no aguardo e à disposição.