13 de setembro de 2012

Iluminação como solução sustentável

Leandro de Barros

imagem02

Estamos vivendo em uma época que todas as pessoas pelo mundo estão mudando hábitos, revendo conceitos e tomando consciência de que suas atitudes poderão ter consequências. Estas mudanças são fruto da evidente necessidade de se cuidar dos recursos naturais e do meio ambiente. As sociedades têm percebido que tais recursos são escassos e que, se hoje não tomarmos atitudes e ações contundentes, teremos sérios problemas de sobrevivência em um futuro não tão distante.

É interessante notar que as pessoas passaram a ter maior consciência daquilo que consomem diariamente e da importância do consumo de produtos mais eficientes e saudáveis. Quando falamos em eficiência, é inevitável lembrarmos do consumo de energia elétrica e do quanto necessitamos desta em nossa vida, porém, como é escassa necessita de atenção quanto ao seu uso. As construções sustentáveis têm tido um papel eficaz no que diz respeito à importância dos recursos utilizados em obras em andamento e finalizadas. A economia de energia elétrica em relação a uma construção comum é de aproximadamente 30%. Atualmente, já dispomos de meios para economizar energia em todos os ambientes. Sabe-se, por exemplo, que a iluminação tem parte significativa no consumo total de energia em vários locais. Em residências, a iluminação corresponde de 15% a 20% do gasto total de energia.

O Greenbuilding Expo, evento anual que tem o importante papel de promover a inovação em produtos e serviços para construções sustentáveis, é a matriz para uma nova tendência em engenharia e arquitetura. Em residências, arranha-céus, prédios e vias públicas e até mesmo parques, a iluminação pode ser grande aliada no que diz respeito à economia e sustentabilidade.

Nos últimos anos a indústria de iluminação tem trabalhado arduamente no desenvolvimento de tecnologias que proporcionem total eficiência. A ideia é manter sempre o mesmo pacote de luz de uma tecnologia tradicional, porém, com consumo muito abaixo e que pode chegar a 90% de economia. O Brasil assistiu há mais de uma década o crescimento das vendas de lâmpadas fluorescentes compactas, que têm grande apelo pela economia. Comparadas às incandescentes comuns, chegam a proporcionar até 80% de economia! Apesar de todos os benefícios que as lâmpadas fluorescentes trazem no que se refere à eficiência energética, elas geram preocupação em seu descarte já que possuem mercúrio em seu interior e necessitam de grandes investimentos para que este aspecto seja devidamente trabalhado para não causar danos ambientais. Entretanto os LEDs, que durante muitos anos eram apenas uma promessa, hoje se consolidam como uma tecnologia de iluminação altamente eficiente e viável para as mais diversas aplicações – com o grande atributo de não serem nocivos ao meio ambiente já que não possuem em sua composição metais pesados, além de terem longa vida, o que contribui para diminuir manutenções e geração de lixo.

Com tantas tecnologias de iluminação disponíveis no mercado, é possível obter boa iluminação com gastos reduzidos de energia. Além destas novas soluções tecnológicas, integrar luz natural e a arquitetura em prol da maximização no uso de energia se faz fundamental.

Qualquer projeto deve ter a preocupação em escolher tecnologias de iluminação que sejam eficientes, luminárias com melhores rendimentos, lâmpadas de baixo consumo com bons pacotes de luz e integração total ou parcial da iluminação natural como grande aliada na redução de consumo de energia. Sistemas de automação integrados à iluminação podem favorecer a redução de consumo de energia, além de proporcionar conforto, dinamismo e beleza. A iluminação artificial bem planejada não contribui só para a economia de energia, ela minimiza o calor e reduz o consumo do ar condicionado, um vilão do desperdício.

Necessitamos da luz, ela faz parte de nossas vidas, e, mesmo quando ela for artificial poderá colaborar no combate ao desperdício e na busca pela sustentabilidade efetiva.

imagem01

Leandro de Barros – Administrador de Empresas com Pós- Graduação em Iluminação e Design de Interiores. Palestrante na área de iluminação há mais 8 anos é responsável pelo Centro de Treinamento da Lâmpadas Golden.

Compartilhe →

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)