3 de novembro de 2012

Iluminação em varandas

Ambiente multiuso, a varanda tornou-se espaço essencial nos apartamentos. Não é mais aquela área largada onde mal cabia uma pessoa. Em alguns casos, a varanda é utilizada como uma extensão da sala.

A iluminação deve combinar personalidade e bom senso. A varanda é, geralmente, um ambiente social e de relaxamento, então, nada de usar luz forte. O ideal é que tenha uma iluminação que seja útil à noite, e outra que proporcione uma luz baixa, para destacar o ambiente parcialmente.

Diferentes tamanhos

A varanda pequena é um desafio tanto na decoração quanto na iluminação. Prefira paredes e pisos com cores claras, não exagere nos objetos, para que não fiquem no meio do caminho, ou desproporcionais ao tamanho da varanda. Para a iluminação ajudar na sensação de amplitude, prefira destacar aspectos pontuais.

Já quando a varanda é grande, a dificuldade é menor e a liberdade é maior. Não há regras. Você pode fragmentar o espaço para várias funções e colocar uma iluminação diferente para cada um desses pequenos espaços. Claro que você pode ter que mudar a iluminação de cada “mini ambiente” se mudar a decoração posteriormente. Por isso, pode ser mais prático manter um tipo de iluminação padronizada nesse local.

Colorido

Deve haver cuidado na dosagem das cores na iluminação de varandas. Nem pense em colocar em todos os pontos as cores do seu time preferido, porém por outro lado fica bonito e agradável colocar uma fita LED RGB como destaque em alguma bancada ou em algum objeto que pretenda valorizar.

Verde, sempre verde

As plantas são elementos da decoração em apartamentos. Aproveite a varanda para colocar vasos junto com uma mesa de jantar, ou mesmo para criar jardins dedicados à natureza. Uma dica de iluminação que nunca falha é colocar um spot que ilumine sutilmente vasos com plantas altas. Só não se esqueça de ter o cuidado com o contato da lâmpada com as plantas, então veja dicas para não maltratar as coitadinhas aqui.

Gourmet

As varandas gourmet são, hoje em dia, comuns. A aplicação da iluminação depende somente do bom senso e da preferência do usuário. Os embutidos deixam o ambiente clean, a luminária pendente em cima de uma mesa de jantar fica legal também. E como esses ambientes geralmente são espaçosos, a liberdade é grande pra ousar.

Sala de estar estendida

Se você prefere que a varanda realmente fique com a cara da sua sala, nivele o piso e deixe em sinergia a sua iluminação, se o forro permitir. Caso queira que ela faça parte da sala, mas que seja diferenciada, uma boa ideia é colocar um deck de madeira para nivelar o piso e trabalhar em opções de iluminação alternativas.

Área de serviço

Quando a varanda vem com o kit lavanderia, é legal colocar um biombo para separar ela da área social e adicionar ao sistema de iluminação uma luminária de luz branca, para ser utilizada somente quando a área de serviço for utilizada. Assim, não falta luz para deixar as roupas em ordem, nem muda muito a iluminação quando você quer usar a varanda para relaxar.

imagem
Compartilhe →

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)