9 de novembro de 2011

Iluminação especial para supermercados

supermercadoImagine um supermercado com ótimas promoções, produtos organizados em seus locais e identidade visual alinhada com o público-alvo. Parece ótimo, mas pense que a loja tem uma iluminação mal projetada, com lâmpadas em locais inadequados, quentes e que impedem a melhor visualização do produto. A iluminação, em pontos de venda, é uma poderosa ferramenta de marketing e deve reproduzir o mais próximo possível as cores e texturas reais do que está exposto.

Uma má iluminação pode distorcer as cores ou esquentar tanto que é impossível permanecer no ambiente por muito tempo. A iluminação certa faz toda a diferença: tem um poder convidativo, o ambiente fica com uma temperatura agradável, destaca e melhora a visualização dos produtos, o que te compele a permanecer mais tempo na loja e comprar mais.

Uma boa iluminação deve levar em consideração a arquitetura, o perfil do consumidor e a comunicação visual que o lojista pretende oferecer. A economia de energia é outro quesito que não pode faltar: nada adianta 300 luminárias acesas 24 horas que gastam demais.Lâmpada incandescente, nem pensar. Os recentes avanços das novas lâmpadas fluorescentes possibilitou o desenvolvimento de novas luminárias refletoras de alto rendimento. E a economia de energia vale a pena.Uma opção despontando no mercado é o LED, que pode retornar o investimento da compra em até um ano, dependendo do projeto.

A mistura equilibrada de lâmpadas quentes e frias deve tirar a monotonia do ambiente. Atenção para não deixar as lâmpadas e outros equipamentos de iluminação expostos, para que não chamem demais a atenção e não ofusquem os olhos. Seguem algumas dicas para a melhor iluminação em supermercados:

Iluminação Geral

Para que a luz seja melhor distribuída, o forro deve ser sempre na cor branca. No caso de hipermercados, os pontos de iluminação devem ficar a uma certa distância do forro e devem distribuir uniformemente a luz para que atinja e reflita no chão, para dar a sensação de que o ambiente é bem amplo, o que faz com que as pessoas fiquem mais tempo por terem a sensação de que não estão em um lugar espremido. A cor da luz geral deve ser sempre branca já que é mais estimulante. A iluminação amarelada pode dar a impressão que o lugar é abafado. Luz natural A iluminação natural é essencial para mostrar um ambiente agradável, natural. Pode-se fazer uso da criatividade para deixar a luz entrar no supermercado: janelas amplas, claraboias, jardins internos, revestimentos transparentes no teto, etc.

Iluminação direta

O uso excessivo de lâmpadas frias torna qualquer lugar uma geladeira. Portanto, equilibrar com o uso de lâmpadas de cores mais quentes para valorizar pontos específicos como produtos expostos, vitrines, cartazes ou áreas de atendimento. O importante é sair do convencional e chamar a atenção com bom gosto. Para isso, até luzes coloridas para detalhar o setor de frutas ou destacar os produtos refrigerados pegam bem. No quesito fidelidade de cores e economia, os sistemas LED são perfeitos, além de chamarem a atenção. Na forma de fita e mangueira destacam detalhes , são versáteis na variedade de cores e na versatilidade da aplicação.

Compartilhe →

8 comentários

  1. jaqueline pereira disse:

    Olá boa tarde vi algumas explanações anteriores com relação a iluminação de mercados. Porém continuo com uma dúvida, preciso fazer a iluminação em um prédio destinado a mercado, mas gostaria de usar a ultra led de alta potencia de bulbo, pela facilidade na manutenção. O prédio tem um espaço de 15×15 m, com pé direito de 6,5m de altura. Tais lampadas seriam adequadas?

  2. Carlos Eduardo disse:

    Olá pessoal da GOLDEM ,gostaria de perdi-lhe uma ajuda ,estou reformando meu mercadinho ,tenho um espaço de 9,30 de largura com 22,00 de comprimento e 3,50 de altura, estou muito preocupado com o tipo de lâmpadas q devo usar ,me disseram q eu podia usar as de ledes mas não sei à voltagem q ficaria bem ,vcs poderiam me ajudar, Obg.

  3. Robson freitas disse:

    respondeu todas minhas duvidas

  4. vicente disse:

    muito proveitoso.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)