18 de agosto de 2011

Lâmpada de Vapor Metálico é tendência para Iluminação Pública

Conheça as vantagens dessa lâmpada que deve predominar nos próximos anos

antes_fisheye_digital

Acessibilidade e segurança são dois fatores que tornam a iluminação pública tão importante em nossa rotina. Primeiro, para enxergarmos pavimentos e movimentação, o que parece quase impossível sem ela à noite; segundo, precisamos dela para nos sentirmos seguros. Se a luz não ilumina o suficiente, você pode não enxergar direito um buraco na rua, as cores não são fiéis à realidade, o comércio fecha mais cedo, as pessoas evitam ficar paradas em faróis.

Em muitas cidades, as lâmpadas de sódio correspondem a aproximadamente metade de todas as lâmpadas que existem nas ruas, possuem uma cor amarela forte e não fidelizam bem as cores originais dos objetos, pois seu índice de reprodução de cor é de aproximadamente 20, quando o aceitável é acima de 60.

Esses índices refletem uma tecnologia ultrapassada em iluminação pública que, apesar de ter um bom consumo de energia, não é tão eficiente para a visão humana à noite. São eficientes só dentro da visão fotópica (situação com alto índice de luminosidade — que não é o caso do ambiente noturno).

Conforme os níveis de luminosidade, o ser humano enxerga de forma diferente à noite. A luminosidade é assimilada de forma diferente antes e depois do pôr do sol, pois nosso olho se “adapta” conforme a sensibilidade desses níveis de luz. À noite a visão humana elimina praticamente todo o espectro da lâmpada de sódio e reconhece melhor as cores azul e verde.

Já as lâmpadas de vapor metálico possuem em seu espectro bons níveis de azul e verde, por isso proporcionam melhor visibilidade, além da maior economia de energia se comparada com a vapor de sódio.

As lâmpadas metálicas produzem luz branca, possuem alto índice de reprodução de cor (maior que 65, dependendo do modelo) e maior tempo de vida, além de serem mais em conta que os LEDs, por exemplo. Por tudo isso ela continua sendo uma excelente opção quando se fala de iluminação pública.

Quadro Comparativo Lumens vs. Lumens Efetivos

Quadro Comparativo Lumens vs. Lumens Efetivos

Compartilhe →

2 comentários

  1. Solicito orçamento da lâmpada apropriada para torre de iluminação c/ 04 pétalas e altura entre 15 e 20 metros.
    Quantidade: 12 unidades

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)