17 de maio de 2012

Lâmpadas halógenas requerem precauções

PAR 20 Incolor 50W

PAR 20 Incolor 50W

Elas possuem um alto índice de reprodução de cor, tem uma luz mais brilhante e são versáteis – para todos os gostos e tamanhos. O que também é fato é que as lâmpadas halógenas de qualquer modelo emitem bastante calor, o que requer alguns cuidados na hora de instalar. Veja abaixo algumas orientações gerais (para qualquer tipo de lâmpada) e específicas para as halógenas:

- Não toque na lâmpada acesa ou recentemente apagada, pois ela ainda estará quente e você pode se queimar! Espere que ela esfrie para substituí-la ou limpá-la.

- Para evitar choque elétrico, desligue a lâmpada no interruptor antes de qualquer manuseio da lâmpada no soquete.

- Não é recomendável pintar as lâmpadas halógenas, independente do tipo de tinta que use.

- Como qualquer modelo de lâmpada halógena esquenta, não cubra com papel, pano ou qualquer outro material que possa propagar fogo, nem coloque-a próxima de qualquer material inflamável.

- Não coloque as lâmpadas em locais propensos à vibração ou choque mecânico, pois isso reduz consideravelmente sua vida útil e elas ficam mais vulneráveis a cair. Os filamentos das lâmpadas halógenas não são resistentes à vibrações.

- Verifique a estabilidade da sua tensão elétrica. As variações causam alterações no fluxo luminoso e na vida média da lâmpada.

- Verifique a compatibilidade na tensão da lâmpada e a do local onde ela será instalada. Se a lâmpada for instalada em uma tensão inferior à informada na embalagem, ela terá suas características alteradas, como, por exemplo, pode iluminar menos. Se ela for instalada em local com tensão maior do que a da lâmpada, pode queimar ao ser ligada, ou oferecer outros riscos mais graves.

- Quando for instalar uma lâmpada, ela deve ficar bem fixa no soquete. Mas tome cuidado para não forçar sobre a base da lâmpada, ou você pode danificar a base da lâmpada ou o soquete, além do risco de quebrá-la com o esforço.

- As lâmpadas halógenas de duplo contato (palito) devem ser instaladas somente na posição horizontal, caso contrário pode haver uma redução sensível em sua vida.

- A lâmpada halógena possui vidro em sua composição, portanto muito cuidado para não deixá-la cair, bater, etc. Se o vidro do bulbo porventura quebrar, cuidado com os cacos, eles podem ser bem pequenos, precisando de uma limpeza mais minuciosa.

- Não utilize lâmpadas com luminárias abertas ou sem luminárias em locais com materiais potencialmente inflamáveis (gasolina, spray inflamável, thinner, verniz, etc.). Como o risco de explosão é muito grande, sempre use luminárias à prova de explosão testadas e aprovadas.

- Na chuva ou umidade, é necessária a proteção da lâmpada ao contato com a água, bem como é preciso verificar os modelos indicados para uso externo, com a proteção adequada.

- Luminárias fechadas ou locais com pouca dissipação de calor funcionam como uma estufa para a lâmpada, o que dificulta a refrigeração e diminui a vida útil dela.

- Nunca toque o bulbo de uma lâmpada halógena diretamente com as mãos, sempre use um pano ou papel que proteja o contato. Caso o toque ocorra, limpe a lâmpada com um pano seco até retirar qualquer vestígio de gordura (proveniente das mãos). A oleosidade é responsável por deformar o bulbo da lâmpada ou até mesmo queimar ela.

Compartilhe →

27 comentários

  1. Fernando disse:

    Olá, ganhei dois set lights, e comprei uma lampada em um deles, dai percebi que começou a sair uma fumacinha, e um cheirinho não tão forte, gostaria de saber se é natural ?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Fernando, a lâmpada usada é de qual marca?

      • Alex disse:

        Olá, comprei um refletor “por engano” para lampadas halógena. Gostaria de saber se posso usar outro tipo de lampada nesse refletor? como por exemplo lampada LED? Caso não puder gostaria de saber em quantos por cento% minha conta de energia pode aumentar se eu instalar uma lampada halógena de 500w e deixa-la ligada todos os dias por 5 horas diária? obrigado

  2. Danilo de souza disse:

    E necessário algum tipo de aparelho auxiliar, como capacitores ou algo do tipo. Por que a minha lampada esta queimando o bocal

  3. Gizelli F. disse:

    Boa noite!

    Sou aluna do curso de Design de Interiores e preciso tirar algumas dúvidas em relação as lâmpadas halógenas para um trabalho de iluminação. Esse tipo de lâmpada precisa de reator e de starter para seu funcionamento independentemente dos modelos das lâmpadas? (halopin, palito, Par, AR, dicroica). Todas elas são dimerizáveis? precisam de transformador?

    Aguardo seu retorno!
    Grata!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Gizelli, se tratando das lâmpadas da marca Golden, não é necessário o uso de reatores, start ou transformadores. Quanto ao dimmer, podem sim ser usadas em todas as lâmpadas halogenas.

  4. Guilherme disse:

    Bom dia !

    Estou com um transformador com a saida de 12v e 480w para alimentação de 5 lampadas halogenas de 55w e 12v cada, so que por meio da fabricação de alguns transformadores a tensão de saída e mais alta para que supra as perdas no mesmo, so que liguei apenas uma lampada e não houve queda de tensão no transformador sendo assim deixando a lampada alimentada com 16V isso pode queima-la?? ou ela suportaria bastante tempo?? ja liguei ela so que parece que sai uma fumaça nela ai ja nao sei por que e uma lampada com forte teor de calor se puder me ajudar agradeço.

  5. Americo disse:

    Boa tarde. Na serigrafia é utilizado este tipo de lâmpadas(HALOGENIO) para secar a tinta da estampagem. E a lâmpada fica muito proxima da camiseta. Será que posso utilizar um holofote com lampada de halogénio para secar as camosetes?

  6. José Marcos Vommero disse:

    essa lampada da ilustração é uma lâmpada PAR deveriam ter colocado também as tubulares usadas em refletores.

  7. Paulo disse:

    Ola, fiz a ligação dos fios no refletor, mas não esta apagando, fica acessa o tempo todo, o que devo fazer.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Paulo, se for o refletor com sensor, pode ser a configuração do sensor.
      Ajuste as funções do sensor de acordo com o desejado. Gire os dois botões no sentido anti-horário e regule girando-os no sentido horário, como segue a descrição de cada função.
      TIME: ajusta o tempo de iluminação com o mínimo de 9 segundos e o máximo de 9 minutos.
      DAYLIGHT: seleciona a luz ambiente requerida para detecção, funcionando apenas no período do dia desejado.
      Se precisar de mais informações técnicas sobre o produto, contatar sac@lampadasgolden.com.br

  8. Elisabete disse:

    Uma lâmpada par de meu jardim explodiu e pareceu bem perigoso sabe me dizer a causa ? Já temos elas instaladas há três anos e nunca tinha acontecido. A luminária é daquelas enterradas no solo.

  9. Luiz disse:

    Muito obrigado. Tirou todas as minhas duvidas. Texto muito bem elaborado.

  10. Marcel disse:

    “Como o risco de explosão é muito grande, sempre use luminárias à prova de explosão testadas e aprovadas.”

    Suas lâmpadas tem risco de explodir? Por quê?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Marcel, acredito que seu destaque está descontextualizado. Informamos que “não utilize lâmpadas com luminárias abertas ou sem luminárias em locais com materiais potencialmente inflamáveis (gasolina, spray inflamável, thinner, verniz, etc.). Como o risco de explosão é muito grande, sempre use luminárias à prova de explosão testadas e aprovadas.”. Não é que a lâmpada possa explodir, mas ela inserida nesse ambiente pode gerar uma faísca que coloca em risco o local. Por isso que existem luminárias e lâmpadas adequadas para esse tipo de ambiente.

  11. IODILSON disse:

    Para instalação da lâmpada halógena palito, é necessário interruptor diferente dos convencionais ?
    Fiz a instalação de cinco lâmpadas de 300 w / cada em um muro em uma grande área, e usei fios de 4 mm e um disjuntor de 10 A, mas, ao atingir 10 minutos ligadas o disjuntor desarma.
    Devo trocar o disjuntor para 15 w ou não seria o caso?

    Atte;

    Iodilson

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Iodilson, bom dia!

      Provavelmente o disjuntor não está suportando a carga total, deve fazer bem o cálculo, de preferência procure um profissional de elétrica para ver toda a demanda de potência/corrente e coloque um disjuntor apropriado.

    • Francisco Ribeiro disse:

      Blz Iodilson olha só quanto a sua pergunta deve usar o próprio disjuntor para ligar e desligar, se a tensão que usa for 127 volts vai dar em torno de 12 amperes e 220 volts 7 amperes, mas provavelmente vc usa no 127 então é viável usar um disjuntor UL de 15 ou dim de 16…abraço.

  12. Jorge disse:

    Na Igreja que frequento usamos muitos refletores com este tipo de lâmpadas, porém queimas com bastante frequência,
    depois desses excelente comentários vou tomar mais cuidado nas instalações.
    Agradecemos pelo excelente matéria.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Jorge, nós que agradecemos pelo comentário! Nossos textos estão sempre à disposição, assim como nós tiramos dúvidas nos comentários.

      Um abraço.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)