4 de fevereiro de 2014

Luz em casa – Iluminação ideal para cada ambiente

A maior dúvida das pessoas quando se fala em colocar a iluminação em casa é: como iluminar cada ambiente? Nem todo mundo sabe, mas não existem regras que dividem os cômodos, além da decoração ser muito pessoal, mas sim, uma convenção de como usar as lâmpadas de formas diferentes nos ambientes onde têm atividades distintas.

Cada lugar da casa é usado para fins diferentes, e a iluminação tem que beneficiar essas ações. Por isso, colocar lâmpadas só amarelas ou só brancas pela casa toda desvaloriza muito o aconchego.

Abaixo você encontra dicas que se repetem em alguns cômodos, porque vale pra espaços que produzem o mesmo efeito:

Garagem

luz na garagem

Fonte (Lighting Ideaz)

Para quem tem uma casa, a garagem geralmente é a entrada. Colocar um refletor com sensor de presença ajuda a reforçar a visibilidade e também na segurança. Veja se não ficam pontos escuros perto do portão, já que o objetivo é você ficar de olho na entrada da rua, caso tenham, considere colocar mais de um refletor, ou mesmo uns spots no chão, que também têm um efeito decorativo na fachada. Caso opte por não usar sensor de presença, procure por refletores LED, que não vão causar um salto estratosférico na conta de energia no fim do mês.

Hall de entrada

luz no hall

Fonte (Design Mom)

Não é toda residência que pode se dar ao luxo de ter espaço para um hall daqueles de revista, mas mesmo que você tenha um hall pequeno, vale a pena colocar uma iluminação indireta no local (em forma de spots direcionados para um ponto de destaque, um abajur ou luminária de chão). Tudo depende do seu espaço, mas uma coisa vale pra todos: já que o hall é o primeiro lugar que você vê quando entra em casa, usar lâmpadas de efeito amarelado (2.700K) dá aquele conforto que precisamos depois de um dia de trabalho.

Sala de estar/ Sala de TV

luz na sala

Fonte (Home Improvement Basics)

Em casas grandes, há cômodos diferentes para receber as visitas e assistir TV. A dica aqui vale pra salas de qualquer tamanho: use lâmpadas de temperatura de cor amarela (2.700K), que são mais relaxantes. Se a altura da sala (pé direito) é baixa, evite usar lâmpadas halógenas, pois elas esquentam e podem transformar a sala em uma sauna. É o lugar perfeito para ter iluminação indireta em sancas, lustres e spots, mas observe com cuidado os locais que esses pontos iluminam, já que em cima do sofá pode causar desconforto a quem estiver sentado. Neste caso, elas devem ter ligações independentes, para você poder baixar a luz naquele filminho com pipoca…

Corredores

luz no corredor

Fonte (Overstock)

Nos corredores e escadas, a temperatura de cor ideal é 4.500K, que é um meio-termo entre o branco frio e o amarelo. A escolha da luminária varia de estilo, mas algumas sugestões são luminárias balizadoras para iluminar os degraus e arandelas ficam particularmente bem nesses locais.

Cozinha/ Sala de jantar

luz na cozinha

Fonte (Cocozy)

A cozinha é um dos locais que mais necessitam de uma boa iluminação. A visibilidade geral é importante, mas como é preciso enxergar bem os alimentos, uma boa pedida é ter pendentes ou spots sobre a bancada de trabalho.

luz na cozinha

Fonte (Things Elemental)

Sobre a mesa de jantar ou em uma sala dedicada, os pendentes devem ser distantes 60 cm do tampo da mesa e caso a mesa seja muito grande, pode ter mais de um pendente. A lâmpada deve proporcionar conforto, portanto, o ideal é que seja amarela (2.700K) e que não esquente muito.

Quarto

 

luz no quarto

Fonte (Home Exterior Designs)

O quarto é o ambiente que mais precisa de relaxamento, em nome do bom sono. A luz geral pode vir em forma de lustre ou plafon, mas o ideal é que tenha a luz de cor amarela (2.700K), que vai deixar seu cérebro mais preparado para o descanso. O uso de abajures ou de luminárias articuladas na cabeceira da cama beneficia quem gosta de ler um livro ou mesmo para não atrapalhar se alguém dorme ao lado.

Se você também tem uma escrivaninha no quarto, aplique as dicas sobre luminárias do tópico abaixo.

Home-office

luz no home office

Fonte (Better Home and Garden)

Quem tem um escritório em casa não pode perder produtividade por falta ou excesso de luz. Por isso, utilizar luz geral e ter uma luminária ou spot focados na mesa de trabalho garantem boa visibilidade sem pecar. A luz, tanto para a iluminação geral quanto nas luminárias, deve ser estimulante, portanto, brancas (6.500K).

Banheiro

luz no banheiro

Fonte (Kitchen 2 Ideas)

O cuidado no ambiente mais úmido da casa é não “sufocar” as lâmpadas de potência maior que 15W em luminárias fechadas. O calor delas cria uma estufa e, em contraste com o vapor do banheiro, podem acarretar queima precoce.

Mas vamos às dicas: no espelho, é bom ter uma luz que te permite enxergar bem ao fazer a barba ou a maquiagem. Spots, arandelas ou luzes de “camarim” são ótimas e, se você precisa de fidelidade de cores ao realizar estas atividades, uma lâmpada halógena com IRC 100 reproduz as cores com perfeição.

Varanda/ Jardim/ Churrasqueira

luz no jardim

Fonte (Jcil.net)

Nesses locais, você tem mais liberdade para usar lâmpadas coloridas. Em piscinas e jardins, as cores das luzes realçam as cores naturais e ficam muito estilosas. Em geral, ambientes externos devem ter iluminação resistente à chuva e as luminárias devem ser fechadas em locais que ficam descobertos. No jardim, é preciso ter cuidado com a proximidade das lâmpadas com as folhas, pois o calor emitido pode danificar a vegetação. Já falamos sobre luzes em varandas nesse link. E a iluminação para jardim também já foi tratada aqui.

 

Todas essas informações não evitam que você erre ao iluminar a sua casa por conta própria. Por isso, em reforma ou construção, um projeto luminotécnico é essencial para que a luz fique na medida certa do seu gosto e conforto, e que combine com a sua casa.

Compartilhe →

38 comentários

  1. hélio disse:

    bom dia

    Os médicos instruem que não é saudável assistir TV com a sala totalmente no escuro. Mas no claro também não é legal. Favor informar se realmente é necessário e se for, indicar que tipo de iluminação poderia usar enquanto se assiste TV e em qual lugar deve ser instalada. obrigado

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Hélio. Para assistir TV não precisa de muita luz. Por isso, luz dicroica jamais, pois ela ofusca a visão, e refletora sobre a tela do computador nem pensar. A iluminação indireta é a mais aconselhável e, se houver espaço, uma luminária de chão pode ser uma ótima pedida, caso contrário use arandela ou abajur mesmo. O importante é tirar o foco de luz do campo visual e jogar para as paredes.

  2. Aline Ribeiro disse:

    Boa tarde !! Tenho um banheiro pequeno com 2 spots no banheiro ( no espelho) luz quente ; gostaria de saber o seguinte a luz do banheiro central também deve ser na cor branco quente né ?
    Desde ja agradeço

  3. Tony pinturas disse:

    Trabalho com tetos falsos, tenho muita admiração pela iluminação, mas aqui encontrei tudo para elevar minha inspiração. Vossas dicas me são super interessantes e não encontrei nenhuma dica para contrariar.

  4. Everson disse:

    Boa noite

    Tenho uma area com churrasqueira e cozinha porem o teto é em madeira a vista com forro….estou na duvida se uso lampadas de led branco frio ou branco quente….acho que a branco quente ficará melhor…correto ??…posso usar pendente de acrilico ou em madeira fica melhor ?

    Obrigado e parabéns.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Everton, a questão de acabamento é um pouco de “gosto”, ou seja, uma questão pessoal. No seu caso a luminária não é apenas um elemento funcional, mas pode também ser um elemento decorativo. Principalmente em sistemas de iluminação pendente, aconselho que visite uma loja especializada em iluminação e veja a opções pensando nos elementos existentes no seu espaço, como texturas e acabamentos e até mesmo formatos e padrões, lembrando que você precisa integrar o sistema ao ambiente. Em relação a temperatura de cor, normalmente para uso residência prefere-se uma iluminação mais aconchegante, assim opte por temperatura de cor branco quente, o que também garante um efeito mais vivo para seu acabamento em madeira.

  5. Mariane disse:

    São ótimas dicas, adorei!!
    Com certeza a iluminação é muito importante em qualquer ambiente e a escolha de qual tipo usar não é uma tarefa fácil, pretendo usar suas dicas no meu apê que esta quase pronto ;)
    http://fibrillare.com.br

  6. Pedro Pinho disse:

    Boa noite,

    A minha dúvida é a seguinte a minha cozinha e sala são um espaço só aberto a cozinha tem um teto mais baixo a sala mais alto na cozinha vou ter focos led maiores e na sala 3 filas de 3focos led pequenos, pergunto uma vez ser um espaço comum que tipo de luz devo colocar em cada espaço.

    Obrigado,

  7. Túlio T. da Cunha disse:

    Boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Meu banheiro possui 2 spots embutidos e fixos, um no centro e outro sobre a bancada. Quero colocar lâmpadas de led, neste caso devo colocar luz branca ou amarela? Obrigado.

  8. valdair disse:

    Qual a lampada ideal para colocar nos pendentes sobre a bancada, Led ou Branca??

  9. Everson Porto disse:

    Boa tarde. Estou mobiliando minha casa recém construída. É uma construção rústica em Grápia por fora e cedrinho rajado por dentro. Na ala esquerda da casa estão os cômodos de alvenaria: cozinha, lavanderia e banheiros. A ala direita é toda em madeira inclusive o assoalho. Minha sala tem 3m x 6m. É o único cômodo que o forro acompanha o telhado. Começa em 2,60 de altura na frente e termina em 5,50 no fundo. É revestida de cedrinho rajado tingido com Osmocolor na frente, lateral direita e fundo. Á esquerda, uma bancada divide com a cozinha e uma parede de pedra divide com a lavanderia. Forro também de cedrinho, porém com caibros aparentes. Na metade da frente fica a sala de jantar com um lustre. Na metade do fundo (mais alta) fica a sala de estar onde eu pretendo instalar uns 4 ou 6 spots de led direcionáveis. Quantos watts deve ter cada lâmpada desses spots?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Everson, sugerimos a contratação de um projeto luminotécnico para melhor aproveitamento da iluminação e escolha do produto de acordo com a decoração do ambiente. A Golden agradece o contato.

  10. Sara disse:

    Amei as dicas! Muito úteis. Parabéns pela dedicação.

  11. Filipe disse:

    Gostaria de saber se uma iluminação (led) ficaria legal no quarto e banheiro, se sim, em quais tonalidades.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Filipe, o quarto, por ser um local de descanso pede uma temperatura de cor mais amena, no caso a amarela. Já para locais de atividade, como cozinha, recomenda-se usar uma luz mais estimulante, como a de temperatura de cor branca.

  12. Beto Ramazzina disse:

    Excelente o blog. Parabéns!
    Onde encontro aquele lustre que é uma régua com várias luzes redondinhas, como dos camarins?
    Grato

  13. claudio disse:

    Boa Noite, tenho uma sala de 8m x4m, com forro de gesso trabalhado estou com a ideia de colocar spot de led 4w downlinghit com difusor em torno da sala com espaço entre as luminárias de 1.20m, com um pendente sobre a mesa de jantar, o que você acha, obrigado pela atenção.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Claudio, boa tarde!

      Obrigado pelo seu comentário e desculpe pela demora. Parece ótima a sua ideia de layout e pode sim ser realizado. O Spot da Golden pode te atender bem, tem 2 anos de garantia e é de 6W!

  14. Alessandra disse:

    Gostaria que me ajudassem na iluminação de uma varanda no segundo piso…gostaria de saber se posso colocar a lampada na parede?Estilo vela…se ilumina bem?…Eis a duvida…

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Alessandra, bom dia!

      A VelaLED tem bom fluxo luminoso (ilumina bem), indicamos na substituição de uma vela incandescente de 40W. Se o produto em LED não ficar exposto à chuva, poderá ser utilizado.

  15. Tatiane disse:

    Olá,

    Estou com uma dúvida cruel, mesmo lendo esse artigo. Minha sala tem toda a base branca (paredes e piso) e gosto de ter um tom clean, porém comprei luz amarela justamente por gostar mais e achar que fica mais aconchegante, mas perdeu todo o sentido de clean, pois ficou bem aconchegante, mas ficou muito puxado para o tom amarelado a sala no geral. O que fazer num caso como este? quero um tom clean, mas que seja aconchegante como a luz de tom amarelo.
    Espero que me ajude!
    Obrigada.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Tatiane, boa tarde!

      De fato a temperatura de cor mais quente que chamamos de “amarelo” (3.000K) deixa o ambiente mais aconchegante. Em sua colocação disse que seu ambiente ficou aconchegante, portanto, a iluminação está cumprindo com seu objetivo. É importante saber o que entende por “clean”. Parece-me que tem somente um ponto de luz no ambiente. Distribuir pontos de luz com lâmpadas de potências mais baixas pelo ambiente e acendê-las conforme necessidades do ambiente pode trazer, talvez, uma sensação melhor – ou colocar as lâmpadas de tons quentes em abajures, por exemplo.

      Você pode testar também colocar um tom que fica um meio-termo entre o quente e o frio, o que chamamos de branco neutro, com temperatura de cor de 4.000K.

      Espero que tenhamos ajudado. Obrigado pelo seu comentário.

  16. Guilhermina Solera disse:

    Olá ,
    aprecio muito o blog e gostaria de sua opinião sobre a iluminação da sacada do meu apartamento. Coloquei spot de embutir com led de 4500 k de 20w, por ter uma churrasqueira, queria que ficasse bem iluminado , mas não me agradou muito, existe led de 3000 pra que fique mais perto da cor amarela? Obrigada, um abraço,
    Guilhermina

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Guilhermina, boa tarde, tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário! Tem sim LED de 3.000K que pode ter o efeito que você deseja. Para fazer uma troca equivalente na luminosidade, compare o fluxo luminoso do seu produto (medido em lúmens) com o spot redondo de 5W ou com outros produtos da linha Ultra LED, em que é possível consultar qual é a melhor substituição para o modelo que você tem em casa.

      Muito obrigada!

  17. Bruno Marugan disse:

    Muito legal essas dicas. Eu trabalho com iluminação decorativa faz pouco tempo e seu blog tem aberto minha cabeça para diversas coisas, principalmente utilizando lâmpadas LED.

    Muito obrigado e parabéns!!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Oi Bruno, nós que agradecemos pela oportunidade de proporcionar conhecimento para você. Se você quiser ver qualquer coisa sobre iluminação aqui no blog, pode nos mandar!

      Obrigado!

  18. Fazon disse:

    Ótimas e atuais matérias. publiquem cases de aplicação de Led em galpões industriais.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)