11 de novembro de 2011

Mitos e verdades sobre o LED

par30

Fonte de luz muito distante daquela inventada por Thomas Edison, há quase 132 anos, os sistemas LED vêm conquistando o consumidor e ocupando um papel de destaque no mercado brasileiro de lâmpadas. Valorizada pelo consumo de energia equilibrado, esta nova tecnologia que converte energia elétrica em luz dentro de um material de cristal sólido ainda gera muita dúvida quanto à aplicabilidade. Para esclarecer algumas dúvidas sobre o LED, o especialista em Iluminação e Design de Interiores e responsável pelo Centro de Treinamento da Lâmpadas Golden, Leandro de Barros, analisa alguns mitos e verdades que cercam o tema.

Lâmpada LED não esquenta.
MITO. O sistema LED gera temperatura térmica durante a conversão da eletricidade em luz, porém não joga o calor para o ambiente graças ao auxílio de dissipadores que têm a capacidade de removê-los. Este é um dos aspectos que contribuem para aumentar sua vida útil. Por isso não é possível colocar o LED em luminária desenvolvida para lâmpada tradicional que ele pode queimar, já que está trabalhando em situação anormal.

Os LEDs duram para sempre.
MITO. Lâmpadas LED possuem uma vida longa, mas depreciam com o tempo, como qualquer outra fonte de luz artificial. Essa depreciação luminosa é prevista através de testes durante um longo período de tempo, a fim de se determinar quando uma específica porcentagem de luz é perdida. Alguns fatores contribuem para a degradação do fluxo luminoso, como variação de temperatura, variação de correntes na fonte e a eficácia de sistemas de refrigeração. Quando o sistema de LED não falha, a depreciação do fluxo luminoso é um fator importante para estabelecer o tempo de vida do produto.

Os LEDs não queimam.
RELATIVO. Em condições normais, onde não há sobrecarga de temperatura ou tensão, o LED perde somente a intensidade luminosa com o tempo. Os LEDs de boa especificação têm de 20 mil a 50 mil horas de vida útil, com uma perda de fluxo luminoso de 30%. O diodo dura, mas os componentes duram menos. O calor provoca degradação do fósforo nos LEDs brancos causando uma depreciação do brilho e variação na temperatura de cor. Mas caso o LED esteja funcionando com sobrecarga de temperatura ou de tensão, ele pode vir a queimar.

Sistemas com LED são muito caros.
VERDADE. Porém, o retorno do investimento em economia de energia e em manutenção é rápido, há situações em que o retorno deste investimento pode acontecer em menos de um ano. Além disso, deve ser levado em consideração que o valor do sistema já está mais barato que um ano atrás, e a tendência é esse valor reduzir mais.

Não existe lâmpada LED em tubo.
MITO. Hoje já existem modelos com formatos similares às lâmpadas tubulares com a tecnologia LED.

A linha PAR LED substitui algum modelo de lâmpada fluorescente compacta.
MITO. A linha PAR LED existe para substituir a PAR halógena (retrofit).

Todo sistema LED precisa de fonte de alimentação.
VERDADE. Todo sistema LED precisa de driver, com ressalva aos sistemas plug-in, que já vêm com o driver embutido. A função do driver é auxiliar no acendimento e acionamento do LED, ou seja, é uma espécie de fonte de alimentação, só que com tensões baixas, de 12 e 24V. Mas cuidado, cada sistema LED possui um driver compatível, ou seja, com tensão e corrente apropriados ao sistema.

O LED pode ser instalado em um soquete comum.
VERDADE. Vários modelos já podem ser instalados no padrão brasileiro de base de rosca E27.

O LED pode ser dimerizado.
VERDADE. Mas nem todos os modelos disponíveis no mercado permitem a regulagem da intensidade de luz.

O LED pode ser aplicado em qualquer lugar.
MITO. Em nossos dias, nem sempre o LED é a melhor solução. Há questões técnicas a serem consideradas: Seu Índice de Reprodução de Cor (IRC) não é elevado, está entre 70 e 80. Por isso, o LED não é aplicável a tudo. Não é ideal, por exemplo, em espaços de destaques em loja de roupas porque não tem boa fidelização de cor. Já para iluminação decorativa ele é imbatível, pois possui cores saturadas, diversidade de ângulo de abertura e alguns modelos permitem o controle das cores.

Compartilhe →

242 comentários

  1. Jesiel disse:

    Estas lâmpadas GU10 são um lixo, queimam muito rápidos. Gastei muito dinheiro com GU10 da LLUM … Durou uns 6 meses…. De 5 lâmpadas queimou 3

    Estas GU10 com drive interno são LIXO

  2. lauane disse:

    Bom dia, gostaria de saber se as lampadas de Led são todas bivolt ou existem lampadas de Led 127v e 220v ?

  3. Jose Paulo disse:

    Olá. Fiquei surpreso ao tocar uma lâmpada porque achei muito quente (muito mesmo). É normal? A lâmpada é 15W. A potência útil é 15W e ele consome mais ou é a potência total gasta? Obrigado.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      José Paulo, a lâmpada é da marca Golden? Qual modelo se refere especificamente? Potência significa consumo, logo se a lâmpada é de 15W isto significa que ela consome 15W.

  4. Igor disse:

    Possuo um refletor de 50w Golden adquirido há 1 ano e 2 meses. Faz 2 meses que quando ligamos o refletor ele fica piscando. Qual o defeito? Precisarei trocar o refletor? Não dá garantia? No aguardo.

  5. samuel disse:

    Olá bom Dia, eu estou tendo problemas com a iluminação em led na minha igreja, qdo ligo os holofotes a imagem do datashow fica com mtas ondulações no vídeo, bem ruido msm. Vc tem alguma ideia dq pode ser?

  6. Emluz disse:

    Estarei lâmpada de LED embutido no gesso,esta queimando o circuito com 9 lâmpada de 6w,a bitola do cabo e de 4mm myais está queimando.

  7. Erica Sales disse:

    Comprei lâmpadas de led Golden para substituir as halogenas em casa, mas elas acendem umas três vezes e depois não acendem mais. Isto já aconteceu no quarto e no banheiro. Fui obrigada a voltar para as halogenas, que funcionam normalmente. O que pode estar acontecendo?

  8. Victor disse:

    Gostaria de saber se há algum risco se houver a quebra da lâmpada led.há algum?

  9. Antonio disse:

    Todas as lampadas de LED Golden que comprei para uso em minha casa e escritório no primeiro ano de uso ao acender começam a piscar, um vicio, defeito claro, agora não sei o que fazer, acredito que jogar fora e nunca mais comprar dessa marca.

  10. Jairo disse:

    É possível trocar lâmpadas PAR halógenas por LED mantendo o soquete das halógenas?

  11. Aline disse:

    Olá estou pensando em fazer uma luminária de papelão, tem algum problema a lâmpada de led em contato com o papelão, tem algum risco de incêndio?

  12. Wagner Antunes disse:

    Prezado Srs. bom dia.
    Gostaria de uma informação, instalei duas lampadas tubulares de led 18 na cozinha, fiz a ligação da energia elétrica ligando somente em cada um dos polos individuais de cada lampada, porém ao ligar o interruptor ela fica dando interferência no estabilizador da televisão quando ligado.
    Porque acontece isto??

  13. Roberto disse:

    Olá comprei spot quadrado 3 w da Golden e queria saber se é compatível com algum dimmer para regulá- lo?

  14. ANA RAQUEL disse:

    Boa noite! Estou querendo comprar um spot de embutir com solução led (que não necessita de lâmpada) e fiquei na dúvida do que devo trocar quando o led não mais funcionar. Devo trocar a luminária, o reator ou “a solução led’?
    Obrigada!

  15. phillipe disse:

    Oi.
    Achei uma luminária na rua e peguei pra arrumar. Troquei a fiação etc. Ela tem soquete G23 e não possui Reator algum. Posso usar uma lâmpada de Led G23, de boa, né? Não precisa mesmo de nenhum tipo de reator?
    Abração.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Phillipe. Se for lâmpada tubular Golden o soquete correto é G13, não é necessário a utilização do reator, porém é importante se atentar para ligação que é unilateral.

  16. Fausto Lustosa Neto disse:

    Olá pretendo colocar leds nas sancas de sala e de 3 qts. Cerca de 20 a 14m cada. O eletricista disse que existe um tipo de 220v que não necessita de fonte ou drive, isto é, liga direto na fiação. Eh verdade? Na minha cidade não existe, onde posse adquirir. Qual a melhor fita para sanca? Grato.

  17. valdenir r. nunes disse:

    já faço uso em minha casa e o consumo mensal caiu bem, mais gostaria de saber se posso usar no patio externo se pode ser molhada devido as chuvas e qualquer uma com led e bivolt?

  18. Nicoly disse:

    Boa tarde, gostaria de saber qual transformador devo comprar para instalar uma fita de led siliconada com 25m, de 12v, com 60leds por metro, de tamanho 50

  19. Maurício disse:

    As lâmpadas tubulares led de 10w golfem podem ser utilizaras para a iluminação de aquarios?

  20. Thaís disse:

    Oii, eu estou com uma dúvida, uma amiga vai fazer uma luminária em um pote de vidro. E para ter os efeitos de bolinha como se fosse estrelas. Ela fez isso com papel de caderno e papel alumínio colado um no outro. Então tem algum risco da luz de led esquentar muito e acabar queimando ou expludindo o pote de vidro com o papel de caderno e de alumínio dentro?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Thais. Não podemos indicar produto para esse produto. Para indicarmos, teria que testar os materiais para não haver problemas.

  21. andre santos disse:

    Gostaria de saber se tem algum manual técnico para bulbo de led A60 que explique sobre risco de explosão e outros fatores referente a segurança, estou colocando elas na minha cozinha sem a calha de proteção que a vigilância exige, devido ela ser toda no acrílico, por esse motivo achei que não precisa de proteção, no entanto existe alguma documentação que comprove.

  22. Bruno disse:

    Olá
    Sem querer esqueci de ligar a fita de LED no reator antes e liguei direto na tomada
    A lâmpada piscou e depois apagou
    Ela pode ter queimado ?
    Não testei depois

  23. Túlio disse:

    Boa tarde. É normal um delay de 1s mais ou menos ao acender a lâmpada de LED (tempo de ligar o interruptor e a lâmpada efetivamente acender) ou depende da marca da lâmpada.

  24. João Carlos disse:

    Olá.
    Tenho 17 lâmpadas dicroicas 12v, 50wEXN38(GRAUS)K04, não tem marca impressa na lâmp.Gostaria de saber fazer o cálculo do consumo em KW para saber a diferença ao trocar todas por LEDS.
    Muito obridado.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá João Carlos, seguem dicas para fazer o cálculo:

      Tempo de uso X potência X valor do KW/h X período x número de lâmpadas
      —————————————————————–

      1000 (W/h)

      Supondo que as lampadas fiquem acesas durante 5 horas durante 1 mês:

      5 X 50 X 0,35 X 30 X 17
      ————————— = R$: 44,62 (por mês)
      1000

      Substituindo por uma lâmpada dicroica de 5W (equivalência de lumens)

      5 X 5 X 0,35 X 30 X17
      ———————— = R$: 4.46 (por mês)
      1000

      90% de economia ao mês trocando por LED

      Consumo durante 1 ano:

      Tradicional: R$: 535,44

      LED: R$: 53,52

      Economia de 90%

  25. adao lessa da rosa disse:

    troquei todas as lampadas da minha casa por lampadas de led para minha surpresa hoje me levantei a temperatura tava 5 graus fui ligando foi queimando uma atras da outra ai ja tinha queimado tres peguei tirei uma outra e aqueci com um secador de cabelo ai não queimou porque isto aconteceu

  26. luiz roberto disse:

    nos refletores é possível substituir somente o led?
    Como substituí-lo? Ele é bivolt?

  27. Alessandra Galony disse:

    Gostaria de saber se eu construir um prédio de aproximadamente 10 andares e no meu projeto estiver especificando que a iluminação será de LED eu posso passar cabeamento de 0,75 para essa iluminação? Essa pergunta serve para residências também.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Alessandra. Depende da distância do quadro, e se o circuito irá alimentar muitas lâmpadas.
      De acordo com a norma 5410 de instalações elétricas, deve ser utilizado no mínimo 1,5.
      Menos que isso não é indicado para nenhuma instalação elétrica.
      A Golden agradece o contato.

  28. GLEYDSELMA CALONIO PARANHOS disse:

    Por favor, troquei algumas lâmpadas fluorescentes por Led e as deixo acesas durante o dia todo, mas gostaria de saber se usando desta forma ainda economizo. Outra dúvida, é saber se eh melhor deixar a Led ligada direto ou liga, sai do recinto desliga.
    Obrigada.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Gleydselma. As lâmpadas LED economizam até 80% no consumo de energia, porém, quanto mais tempo acesas, maior será o consumo. A Golden agradece o contato.

  29. Rosana disse:

    Olá!
    Preciso de ajuda com uma coisa, por favor…
    Eu coloquei 02 lâmpadas de LED (no estilo mini globo filamento) no quarto e quando desligo o interruptor fica uma espécie de filete de luz na lâmpada como como se continuasse acesa….isso é normal??!!

  30. selma disse:

    Olá, gostaria de saber que tipos de lâmpadas LED posso usar em minha casa? Salas, cozinha, quartos, banheiro, area externa?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Selma, o blog da Golden tem uma série de postagens com dicas de lâmpadas para cada ambiente de sua casa. Sugiro dar uma espiadinha e verificar nossas orientações à respeito. A Golden agradece o contato.

  31. veralice disse:

    troquei todas minhas lampadas da casa por as de Ledm inchusivem porque durmo c uma luz ascesam acontece q nao vi diferença na conta de luzm eu sozinha to gastanto 150,00………….e ja faz 1 ano q as troquei.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Boa tarde Vera. Certamente não notou diferença porque no último ano a conta de luz teve aumentos elevados, então a troca que realizou de imediato não trouxe redução, mas impediu que sua conta aumentasse com a adoção das bandeiras vermelhas e amarela. Obrigado por contatar a Golden.

  32. Karla disse:

    Boa noite. No projeto de iluminação do meu apartamento, a arquiteta colocou lampadas AR 70 e PAR 20. Elas consomem mais que as lampadas leds comuns que estamos acostumados a ver em spots?
    Obrigada

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Carla, a LED é a opção mais econômica existente no mercado com a vantagem adicional de não esquentar o ambiente. Obrigado por contatar a Golden.

  33. Denize disse:

    Olá, quero instalar uma espécie de luminária em um cavalete de pintura mas as informações que vejo por aí são
    muitas vezes, contraditórias. A grosso modo, preciso de uma certa fidelidade de cores com lâmpadas que não aqueçam a tinta. O que me recomendam? Também fico em dúvida da melhor maneira de instalar esta lâmpada. Obrigada

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Denise. A Golden, enquanto fabricante de lâmpada, assegura que o LED tem o benefício de garantir a fiel reprodução das cores e não aquecer o ambiente. Para informações mais específicas acerca do seu questionamento, seria necessário que se fizessem teste com a tinta que você usa. A Golden agradece o contato.

  34. Magno disse:

    Existe alguma opção em LED para substituir uma lâmpada de vapor metálico de 150W E27 220V em luminária de poste para iluminação pública?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Magno. Temos uma luminária completa que substitui diretamente as lâmpadas de vapor Metálico,:são as Luminárias Square LED de 44W., que reduzem os custos com manutenção e economia de até 90% na troca. A Golden agradece o contato.

  35. Reinaldo Espindola disse:

    quero trocar as lampadas eletronicas por lampadas de LED .Meu quarto tem um plafon quadrado que usa duas lampadas. Posso trocar por lampadas de LED?
    Elas podem queimar?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Reinaldo. Pode fazer a troca sim. Só preste atenção à equivalência na hora da troca para garantir que consumirá menos energia. Se usar um lãmpada fluorescente compacta de 11W pode substituir por LED de 5W. Se a eletrônica tiver 15W coloque LED de 10W. A Golden agradece o contato.

  36. Alex Rocha disse:

    Boa tarde. Comprei duas lâmpadas Led Golden 50w para instalar na luminária do ventilador de teto. Além de não funcionar a função de estágios de potência da luz, que anteriormente funcionava (a lâmpada golden ou acende ou apaga ou fica piscando como um strobo), agora uma delas passou a ficar piscando por um dia e queimou, em 3 dias de uso. O que fazer?

  37. Penélope Cardoso disse:

    Boa noite! Usamos painéis de led , fitas de led e lampadas de led num projeto comercial e ficamos decepcionados com o resultado! O efeito estético ficou maravilhoro, com luz confortável, mas pro trabalho ficou escuro à noite. Calculamos pela quantidade de watts. Estou fazendo umas pesquisas e lendo sobre luminosidade e ligaçoes em série.
    Por que não consegui a luz ideal?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Penélope. A aplicação não é potência por m² e sim fluxo luminoso. Lembre-se que é preciso respeitar as exigências da norma NBR 8695, o ideal seria ter um projeto luminotécnico.

  38. Maira disse:

    Gostaria de agradecer mais uma vez pelo seu retorno. Vou seguir suas orientações. Parabéns pelo seu Blog com respostas sérias e que demonstra profundo conhecimento sobre o assunto. Sucesso para você! Abraços,
    Maira

  39. priscyla disse:

    olá boa tarde, estou querendo colocar plafon de led na minha casa que ainda esta em construção mais a minha duvida é qual seria o volt ideal do plafon

    obrigada

  40. Aldo Brune Cardoso disse:

    Bom dia. Temos hoje no comércio brasileiro lâmpadas tubulares led com 2 formas de ligação. Uma delas é a ligação nos pinos opostos da lâmpada e outra forma é a ligação nos 2 pinos de um mesmo lado da lâmpada, como as lâmpadas Golden. Caso tenhamos uma luminária preparada para as lâmpadas golden, precisemos substituí-la e o fizermos com lâmpadas cujas ligações forem em lados opostos da lâmpada, estaremos causando um curto circuito na rede elétrica, já que nas lâmpadas led deste tipo os pinos de um mesmo lado são conectados internamente.Qual a posição da Golden a respeito?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Aldo, pode sim ocorrer um curto circuito caso a lâmpada com esquema de ligação nas duas extremidades seja instalada na luminária com ligação para lâmpadas com esquema em uma das extremidades apenas. Por isso que a Golden, através da Abilumi, está pleiteando a padronização de ligação para maior segurança do consumidor

  41. Wesley disse:

    Consigo usar lampada led comum em dimmer para lampada antiga ?

    ou existe lampada de led expecifica para este uso ? no dimmer que já tenho em Ventilador Latina

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Wesley, conforme orientação do SAC da Golden, não é recomendável o uso do dimmer nas lâmpadas Led. O dimmer pode ser usado somente em lâmpadas halógenas ou nas antigas lâmpadas incandescentes.

  42. Maira disse:

    Na verdade são algumas perguntas que preciso com uma certa urgência se vc puder responder, é claro. Fiz uma caixa e coloquei duas lâmpadas pequenas de LED. A caixa vai ficar fechada. Tem dois espelhos e fiz apenas dois buracos para acessar aos interruptores. Quero saber se as lâmpadas vão esquentar? Se devo fazer furos para evitar que esquente? Aguardo seu retorno! Atenciosamente, Maira

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Maira. Em extremidades fechadas as Lâmpadas esquentam. O ideal é colocar um cooler para empurrar o vento para fora, os furos podem ajudar.

      • Maira disse:

        Gostaria de agradecer o seu retorno. Como não existe muito espaço para colocar um cooler, só poderemos fazer alguns furos para ventilar. Estas luminárias são pequenas, usadas para colocar em livros para leitura e cada uma tem um ponto de luz muito pequeno. São alimentadas por uma bateria simples, portanto não tem fio que a mantenha ligada por muitas horas. É apenas para iluminar o que inserimos dentro da caixa. Mesmo assim, você acha interessante fazer furos? Não queria danificar, pois será um presente. Aguardo o seu retorno! ;)

  43. Milton disse:

    Comprei lâmpadas led cree automotivas 6.000 K e 7.200 lumens, você saberia me informar se é normal a luminosidade delas cair pela metade após 20 minutos ligadas, reclamei com o vendedor mas ele disse que é normal pois elas aquecem muito, procede? Instalei em um Scania 420, obrigado

  44. iranisio bezerra da silva disse:

    gostaria de receber um vìdeo demonstrando como instalar uma luminaria dupla de lâmpadas led 18W golden NL.

  45. Joice Cortez disse:

    Troquei todas as lâmpadas da minha loja de roupas por lâmpadas dicróica de Led e para a minha supresa, o jeans está ficando amarelado e outras peças estão desbotando a cor. Fiz um investimento absurdo para trocar todas as lâmpadas e agora não sei qual será a solução.

  46. Juan Guerra disse:

    Bom dia, porque algumas lâmpadas leds vem descriminado aonde ligar o fase e o neutro ? teoricamente tanto faz, pois a tensão é alternada, seria devido algun aspecto de proteção ?

    obg pela atenção.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Juan, a fase neutra é utilizada para instalação em interruptores (de acordo com a norma ABNT NBR 5410 2004). Obrigado por contatar a Golden.

  47. Ricardo disse:

    Gostaria de saber se led pode ser instalada em balcão de refrigeração?
    Obrigada.

  48. Alisson Silva disse:

    Ela emite UVA e UVB ?

  49. Carina disse:

    Eu tenho uma luminaria de toque com três estágios de intensidade de luz e um que apaga, estava usando uma lampada incandescente para isso, porém resolvi trocar pela de LED nos mesmos parâmetros E14 25w só q ao trocar ela apenas acende e apaga, porque isso acontece é algo relacionado a lâmpada ou a luminária?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Carina, algumas lâmpadas não são preparadas para dimerização.Você verificou se a embalagem diz que ela é dimerizável?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Carina, algumas lâmpadas não são preparadas para dimerização. Quando for comprara, veja na embalagem se o produto é dimerizável.

  50. Juciê disse:

    Estou com algumas pequenas dúvidas. Pretendo fazer uma instalação de spots no teto da minha sala. Ainda não tenho conhecimento de como funcionam as lâmpadas dos spots. Ouvi falar que para cada lâmpada preciso de um transformador específico. Procede essa informação? A outra dúvida é em relação as potências das lâmpadas. Qual a equivalência, por exemplo, de uma lâmpada de LED de uns 9W? Equivaleria à quantos Watts de uma lâmpada convencional? Desde já agradeço a atenção.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Juciê, se usar LED não precisa de reator, pois este já vem embutido na lâmpada. A lâmpada de 10W equivale a incandescente de 60W. Esta informação precisa estar na embalagem do produto.

  51. Evandro disse:

    Olá! Posso usar os mesmos acessórios que existem para fitas de LED em lâmpadas LED 12V MR16 direto? Por exemplo, vi um dimmer wireless para fita de LED mas gostaria de usá-lo em algumas lâmpadas 12V bipino MR16 em paralelo. Não consegui acessar o site de vocês para pegar a especificação das lâmpadas… Obrigado!

  52. Rodrigo Cesar disse:

    Olá! Qual o mais indicado: lâmpada led bulbo ou 3U… 4U? Fiz o teste com a de bulbo e percebi que produz mais sombreamento dos objetos em relação a de 3U (tradicional eletrônica).

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Rodrigo, a Lampada LED por ser um Chip, tem um direcionamento de luz, por isso, a percepção da parte de trás da lâmpada é mais direcionada.
      Desenvolvemos a linha A60 FIT para acabar com essa perda de luz. Ela tem um formato mais fino e já pode ser encontrada nas lojas de materiais elétricos e home centers.

  53. Fernando Cesar disse:

    Coloquei lâmpada de led na cozinha e nos banheiros. O fato de ligar e desligar com frequência essas lâmpadas vai reduzir a vida útil delas, como acontece com as fluorescentes?

  54. Herberto Marcos Kolberg disse:

    posso colocar lampadas de led tipo bulbo em aviário de frangos de corte, mas no verão e utilizado a nebulização para abaixar a temperatura ou tem um modelo expecifico

  55. Marcilene disse:

    Posso colocar uma lâmpada de LED e fluorescente numa mesma sala? isso não faria mal para visão?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Marcilene, mal à visão não faz. Fique atenta ao efeito visual para ficar estranho. Se usar a fluorescente como um efeito em sanca e o LED como iluminação geral, não há problema.

  56. Mariana disse:

    Olá, comprei lâmpadas de led não dimerizáveis de 6w e acabei achando o brilho muito intenso. Tem como fazer alguma coisa nas lâmpadas ou na instalação elétrica pra diminuir o brilho? Obrigada!

  57. william disse:

    99 9 9126 4803 falar com william ou neto

  58. Sérgio Luiz disse:

    As sinaleira de LED tambem tem Drive ??
    Ou e 220 V ??

  59. william disse:

    liguei 50 lampadas led 18w tubular golden – e aproximadamente umas vinte depois de ligadas passa um tempo e ficam piscando. o restante esta normal. qual será o defeito.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá William. Favor passar seu e mail e telefone para que o SAC da Golden entre em contato com você.Pode ser que os produtos estejam com defeito.

  60. Ariovaldo Lopes disse:

    Não é comentário. São três (3) perguntas:

    1. É verdade que toda lâmpada led é bivolt?
    2. Qual a diferença da lampada ” super led” para a “led”
    se é que existe diferença.
    3. O que diferencia uma marca da outra além do preço.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Ariovaldo, abaixo as respostas:
      1- Não, existem outras voltagens de LED: 12, 127 e 220v

      2- O que você deve levar em consideração são os lumens que a lâmpada entrega, quanto mais lumens e menor potência (W), mais eficiente é a lâmpada.

      3- As diferenças são grandes, o que o consumidor deve se atentar:
      - A empresa oferece garantia do produto
      - tem SAC
      - Atende as normas
      - É qualificada (tempo de mercado)
      - Informações nas embalagens (fluxo luminoso, vida útil)

      Obrigado por contatar a Golden.

  61. Sidney Pellegrini disse:

    Se eu colocar bulbo led no ventilador de teto, substituindo as atuais incandescentes, tenho receio que a iluminação fique direcionada para a parede (por estar na horizontal). Isso procede?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Sidney, você pode usar tanto a ULTRALED A60 como a ULTRALED A60 FIT, que tem o formato mais fino e não faz sombra. O modelo é novidade e já pode ser encontrado na Leroy Merlin.Obrigado por contatar a Golden.

  62. Luciana disse:

    Olá, gostaria de saber se em termos de iluminação se existe diferença entre a lampada de bulbo e a espiga de milho. Por exemplo: considerando que as duas lampadas tem 16w qual ilumina melhor? a de bulbo ou a de espiga? Muito obrigada

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Luciana, para a resposta ser correta, precisamos saber qual o fluxo luminoso das 2 lâmpadas que você está comparando.
      A Lampada em forma de milho tem um maior ângulo de abertura que parece iluminar mais, porém, pode ser apenas impressão.

  63. Regina Rodrigues disse:

    Bom dia Golden. Tenho uma dúvida e gostaria de uma orientação…
    Tenho em minha casa 7 Spots (de trilho) com lâmpadas AR70 de 12volts. Quero substituir estas lâmpadas por LED, porém gostaria de eliminar o driver (ou transformador, não sei bem como chamar).
    Existe alguma alternativa para a AR70, que possa ser instalada sem driver?
    Desde já, obrigada!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Regina, é possível substituir suas AR70 por modelo LED que não tem driver, a Golden esta em processo de certificação das lâmpadas (INMETRO) e esse produto estará disponível no mercado a partir de Junho.

  64. Johnny disse:

    um led quando queima para totalmente e emitir luz? tenho um aparelho com 2 leds. uma perninha deles soltou, eu soldei de volta. o led acende (mais fraco, me deu essa impressão) mas continua com o mesmo problema, ele liga e para de funcionar.. depois religa e para.. e fica assim.. então esse led que teve a perninha quebrada pode estar queimado?

  65. Tadeu disse:

    Bom dia.

    Tenho nos quartos plafon jateado com 2 spots para lâmpadas. A minha duvida é, posso colocar as lâmpadas LED ? Se sim, qual é o melhor formato ?

    Obrigado,

    Tadeu

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Tadeu. Você pode usar a ULTRALED A60 ou a ULTRALED A60 FIT, que é mais fina que a primeira e acaba de ser lançada. Este último modelo pode ser encontrado nas lojas Leroy Merlin. Obrigado por contatar a Golden.

  66. Dagobereto R Olegario disse:

    Boa tarde!!! É poosievl usar um lampada E27 de LED em um Sistema de 127VCC.
    Att Dagoberto

  67. Gilberto disse:

    Bom dia.
    Comprei uma coifa da Electrolux e a mesma veio com duas lâmpadas dicroicas de 127 volts. Como aqui em casa é 220, compre duas lâmpadas de led ao invés de dicroicas. O que acontece é que as mesmas ficam piscando quando ligadas. Tenho lâmpadas LED na sala e também na iluminação da cozinha e todas funcionam perfeitamente. O que pode estar acontecendo?
    Grato.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Gilberto, sugiro entrar em contato com a Electrolux para ela te orientar quanto ao modelo de lâmpada adequado para usar no equipamento. Obrigado por contatar a Golden.

  68. Francisco Arrais disse:

    Amigo, bom dia. Parabéns por tudo que o amigo vem esclarecendo e dando atenção a todos, voc~e demostra ser pessoa iluminada mesmo. Ajude-me, as lâmpadas florescentes de minha caa estão cansando muito rápido, sendo assim, irei mudar cômodo por cômodo a cada mês. Pergunto os leds também irão cansar iguais as lâmpadas? qual será a vantagem de colocar 3 pontos de LEDs na cozinha se as lâmpadas irão também cansar? qual é o tempo e percentual de perda da luminosidade? Na cozinha eu tenho duas lâmpadas de 18W.
    um abraço.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Francisco, se você sente cansaço visual, minha sugestão é adotar a lâmpada com temperatura de cor branca morna, que é menos brilhante. O LED, durante toda sua vida útil (que é de 25 mil horas), perde apenas 30% do fluxo luminoso. A Lâmpadas Golden agradece o contato.

  69. Eliezer disse:

    substitui lampadas vapor metalico por lampada de led em uma loja mas não passou dois meses as lampada começaram a queimar, umas estão acesas mas bem fraca.
    o estranho é que na mesma rede umas queimaram e outras ainda estão funcionando, fiz um teste e constatei que a tensão no soquete e de 240v esta no limite da lampada mas porque umas queimaram e outras não?

  70. Camilo Lacerda Moreira disse:

    Existe diferença da durabilidade e a economia de energia entre a led bulbo e a led espiga de milho?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Camilo, sugiro quando for comprar LED você deve olhar qual a vida útil especificada em cada um dos produtos, provavelmente inserida nas embalagens, e na ficha técnica dos produtos no site do fabricante. Estes itens variam de de um fabricante para outro. Obrigado pelo contato.

  71. Ubiratã disse:

    Olá,
    Ótimo material sobre lâmpadas LED. Comprei uma calha com duas lâmpadas tubulares led de 16W da Tashibra. Uma lâmpada apresentou defeito e fui comprar outra para repor. Na casa de material elétrico não encontrei a lâmpada da Tashibra mas achei uma da Golden de 16W. Até ai tudo bem, o problema surgiu quando verifiquei que nas lâmpadas da Tashibra o Fase e o Neutro devem ser ligados cada um numa das extremidades da lâmpada e na da Goldem são ligados do mesmo lado. Ou seja, se você for simplesmente colocar a lâmpada na calha ela não vai funcionar. É isso mesmo? Não existe padrão para as lâmpadas tubulares? Cada fabricante faz como quer?
    Abraços.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Ubiratã. Os produtos comercializados no mercado ainda estão sem padrão. Entretanto, este ano está entrando a norma de LED que regulamenta esta questão. Devido aos prazos de adaptação do mercado estipulados pelo Inmetro, o consumidor só perceberá e assimilará este padrão, muito provavelmente, daqui há 1 ou 1,5 anos. A Golden agradece o contato.

  72. maria disse:

    minha lampada de led estourou dentro do abaju levei um susto nao posso usa-las em abajus

  73. Ossilvanio disse:

    Bom dia
    Instalei o spot de led na caixa eletrica do tento
    Apergunta é o dissipador pode fica topando os fios dentro da caixa?

  74. Phillipe disse:

    Boa Tarde. Encontrei uma luminária na rua, com soquete de dois pinos G23. Troquei a fiação, coloquei botão de ligar e tomada, mas na hora que liguei a lâmpada(ccg), a mesma queimou. Após ler sobre o assunto, percebi que a luminaria não tinha reator e a lâmpada que eu coloquei era uma fluorecente. Será que a luminária que eu encontrei é para led? Pois led não usa reator, correto? Deveria utilizar uma lâmpada de led 9w 600lm G23? Abração!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Phillipe, nenhuma luminária tem reator embutido, para usar uma lâmpada fluorescente teria que ligar um reator. Já com o LED não há necessidade de reator.Obrigado por contatar a Golden.

  75. Adriano Modena disse:

    Olá Boa noite ! Instalei um lustre de 10 lâmpadas gu-10 3w, num prazo de 01 ano e 3 meses de forma gradativa 07 lâmpadas queimaram, a parte elétrica está ok, como posso saber sobre a qualidade de lâmpadas de led ? Como saber se estamos comprando uma lâmpada com qualidade ? Obrigado !

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Adriano, a certificação do Inmetro, que começou a valer em dezembro, deverá mudar este quadro e eliminar do mercado marcas desconhecidas e que não investem na qualidade do produto.Por enquanto, veja se a marca traz na embalagem dados sobre vida útil, fluxo luminoso, grau de equivalência e compare com as concorrentes. Duvide das que não trazem estas informações com transparência. Depois aposte em marcas que já estão há algum tempo no mercado e que têm sistema de gestão da qualidade. Visite o site da empresas, veja se estão na mídia gerando informação.

  76. Márcio Domingues disse:

    Bom dia. Meus spots de 3 x 1w q estão numa sanca praticamente todos queimaram em pouco tempo e percebi os q estão ligados sozinhos não queimarao. Daí fiz o seguinte coloquei uma fonte de 12 volts 5 ampères e liguei em um interruptor 4 spots e tbm queimaram. Estes funcionaram em pouco tempo . oq tem de errado . não sei oq fazer . obrigado

  77. André Carvalho disse:

    Tenho um painel de led de 25w e os meus led driver queimam depois de alguns minutos ligados. Alguém sabe me informar porque?F

  78. nicola cipollini disse:

    tenho sangas em gesso nos tetos de todos os quartos, portanto luz indireta.
    na sanga de cada quarto 8 lambadas fluorescentes tubulares de 40 wat de um metro e vinte.cada.
    trocar por 8 led tubular de 18 wat cada, seria uma economia apreciável.
    se fizer a troca, terei a mesma intensidade luminosa?
    qual modelo deveria adquirir? os Srs aprovam a troca?
    agradeço desde já pela vossa atenção

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Nicola. Lembre-se que potência é consumo de energia, é o que faz o relógio girar. Para ter a mesma intensidade luminosa você precisa ver a quantidade de lumens (fluxo luminoso) que oferece. Todo produto deve trazer esta informação na embalagem. Veja e compare os dois modelos. Certamente fez uma boa escolha. Obrigado por contatar a Golden.

  79. Susana Massá disse:

    Comprei uma luminária de mesa e a indicação é o uso de lâmpadas de 40W. Comprei uma LED. A tal luminária tem um botão giratório que antes de chegar a pontência máxima ela fica piscando e depois ela mantem a luz acesa (sem picar). Mas isso só acontece na loja que comprei. Na minha casa não. Na minha casa e no meu trabalho, a luminária pisca o tempo todo. Levei para trocar na loja e na noja a luminária funciona corretamente. Os funcionários da loja já pensam que sou louca. E ai? Qual explicação? Na caixa diz que a luminária é 110V. Juto que no entendo.~O que há de errado na minha casa e no meu trabalho que a lampada nesses locias só pisca e na loja funciona normalmente,? Me ajudem!

  80. Claudia disse:

    Coloquei em minha vitrine algumas bulb de 12 w, e duas delas sempre do mesmo bocal, piscam e esquentam, ou ficam mais fracas e tenho que trocá-las, oque pode ser ?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Claudia.Será necessário mais detalhes da instalação e código do produto em questão. Favor informar se os produtos são Golden, qual seu código e um telefone e email para contato.

  81. Rafael disse:

    Tenho 2 sancas na minha sala, com total de 14 lâmpadas tubulares amarelas , de 1,20cm. Gostaria de trocar por lâmpadas de led Tubulares também amarelas? Qual seria minha economia de energia ?Vocês têm ? Qual o valor ? A troca é simples, basta retirar as outras e os reatores e ligar direto ?
    Aguardo
    Obrigado

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Rafael, a economia é de aproximadamente 59% no consumo de iluminação. Os produtos Golden estão presentes nos principais home centers do País, e o preço varia de uma loja para outra. Você terá de pesquisar, pois o fabricante não tem controle sobre o preço de venda final. Obrigado pelo contato.

  82. Carlos disse:

    Led é uma lâmpada ou possui características que não classificam como lâmpada?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      O LED – Diodo emissor de luz – também é conhecido por lâmpada eletrônica porque sua luz é gerada por um chip, ao contrário das outras tecnologias que usam gases. Obrigada por contatar a Golden.

  83. Ricardo disse:

    Boa noite amigo, toda lampada a led pra funcionar precisa do driver? Ou existe lâmpadas a led 127/220 v ?

  84. Adilson aleixo disse:

    Boa noite, comprei essas lâmpada de Led modelo espiga de milho, acho que é isso, e de 10 lâmpadas duas delas estão piscando uma linha dos Leds, tem como consertar ou essa lâmpada está condenada???

  85. sergio disse:

    Tenho lâmpadas fluorescente tubulares que funcionam com reatores. Gostaria de trocar por lâmpadas tubulares de led. Já sei que as de led não precisam de reatores mas não gostaria de mexer nesses reatores. Posso acender as de led com reator ou não funcionam? E se funcionarem elas irão consumir mais?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Sérgio, conectar as lâmpadas de LED tubulares em reatores pode causar mal funcionamento na lâmpada e sem dúvida irá consumir mais. Não é recomendável.

  86. André Raphael disse:

    Bom Dia, a minha dúvida é a seguinte: eu substitui o led original do painel da minha moto que é aquele amarelado, por um led desses branco, só que a alimentação desse led vem direto do estator da moto, fazendo com que ele oscile muito em baixas rotações, isso pode causar a queima do led?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá André!

      Já falamos o que pensamos sobre o uso de LED adaptado em veículos aqui (no link falamos principalmente sobre fita LED, mas em parte os seu caso se aplica). Essa oscilação pode diminuir a vida dos componentes do LED, aí ele pode sim parar de funcionar. Recomendo que vá a um auto-elétrico para que ele dê uma olhada e fale com mais propriedade sobre como pode resolver. Obrigado por comentar.

  87. Veridiana disse:

    Olá, estou tendo dificuldade de achar informação sobre instalação de ponto/luminaria embutida em móvel de cozinha. Quero instalar 3 pontos de luz, NÃO fita led, 3 pontos, mas não quero ter que ter 3 tomadas. Quero instalar direto na rede, sem driver, menor estrago e mais discreto, ou seja, bocais, fios, um único interruptor e só. É possível? Como fazer isso? Obrigada

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Veridiana, o ideal é que procure uma ajuda profissional de um eletricista para fazer essa ligação para você. Principalmente por ser dentro dos móveis, uma ligação errada pode oferecer riscos e sobrecarregar a rede. Ainda assim, recomendamos que escolha um LED com driver embutido, e muita atenção no ângulo de abertura para atender ao efeito que deseja. Obrigada por comentar.

  88. Robson Batista disse:

    Boa noite… Tenho sanca no banheiro com duas fluorescentes tubulares comuns de 40w… Gostaria de saber se fita de led poderia substituir essas duas fluorescentes com a mesma luminosidade… Ou o mais recomendado seria tubulares de led mesmo?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Robson, você pode trocar para fita LED sim, mas ela precisa ter índice de proteção de 65 (IP 65), presentes nas fitas de maior qualidade. O pedaço da instalação da fita na energia também deve ser cuidado para não ficar exposto à umidade. Obrigado pelo comentário.

  89. Daciele disse:

    Olá,

    Minha arquiteta projetou para minha residência pontos de luz indireta com par 20 led, tem em torno de 12 por ambiente. Na loja a vendedora me recomendou comprar a lâmpada GU10 no lugar da Par 20, afirmando que devido a potência ser quase a mesma, a Par 20 estaria ficando em “desuso”. Questionei a arquiteta sobre a possível troca, porém ela apenas me disse que mudava o ângulo de iluminação. Gostaria de saber quais as diferenças entre as duas e se posso fazer a troca com tranquilidade?

    Obrigada

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Daciele, bom dia. É importante levar em consideração o efeito desejado pela arquiteta no projeto, mas temos PAR 20 de LED, com o mesmo ângulo de abertura, e uma enorme economia. Primeiro, queremos esclarecer: ter quase a mesma potência é um sinal de que consome praticamente a mesma coisa, não de que ilumina a mesma coisa. E isso não é o que acontece com o LED, a potência é sempre absurdamente menor, mas iluminando a mesma coisa. Fizemos uma conta para te dizer o quanto de economia você teria, considerando que a PAR20 atual tenha 50W. O nosso modelo ULTRALED PAR20 tem 7W. São 84% de consumo de energia a menos.

      Converse com a sua arquiteta e veja as informações e a ficha técnica da ULTRALED PAR20 de 7W. Obrigado pelo comentário, espero que tenha esclarecido suas dúvidas.

  90. Patricia disse:

    Gostaria de saber qual led pode substituir uma lâmpada halógena. Comprei uma luminária que veio com essa lâmpada halógena. Obrigada!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Patricia, boa tarde.

      Para te indicar um LED correspondente, preciso saber como é a luminária, o formato e a potência da halógena que veio com ela. Poderia nos informar aqui, no e-mail (redes@golden.blog.br) ou mandando mensagem no Facebook? Obrigada!

  91. Mayra disse:

    Comprei 02 lampadas de ULTRALED da marca Golden, para colocar no meu corredor.
    Quando fui acende-las aparece uma faixa “preta” em um lado da lampada de ponta a ponta e as duas estão assim, é normal isso? ou ocorreu algum dano?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Mayra, enviarei essa mensagem ao nosso SAC para que ela entre em contato com você. Ela entenderá melhor a sua situação e informará, se houver necessidade, o procedimento de troca. Qualquer coisa, entre em contato com o nosso SAC: 0800 602 2383 – (11) 2122-6666 (de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h30) ou no e-mail sac@lampadasgolden.com.br.

      Muito obrigada pelo seu comentário.

  92. Fred Wilton Lana Reis disse:

    Adquiri uma lâmpada LED tubular para substituir a comum fluorescente que havia queimado. Retirei o reator e liguei direto na rede (fase e retorno), mas observei que a de LED fica piscando quando está ligada. Ela pisca muito rapidamente, e para quem está próximo parece que visão está trêmula. Isto será defeito da lâmpada, ou da instalação? Obrigado!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Fred!

      Difícil dizer o que pode ser, já que não foi informada a marca e outros detalhes técnicos. Caso o produto seja Golden, entre em contato com o SAC para que ela entenda melhor e te dê as orientações necessárias: 0800 602 2383 ou (11) 2122-6666(de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h30), ou então no email sac@lampadasgolden.com.br.

  93. John Cars disse:

    Boa noite,

    Gostaria de ajuda com uma dúvida, se possível.

    Tenho em minha residência um ventilador de teto com plafon acoplado. O plafon é simples, redondo, de metal com vidro jateado para duas lampadas. Hoje, o plafon esta com duas lampâdas florescentes de 23w cada.

    Visando economizar energia e melhorar a iluminação do quarto estava pensando em troca-las por duas lampadas de LED Ultra LED de 12 ou 15W.

    Porém, ao ler este questionário, especificamente na parte que diz que não é possiviel colocar LED em luminária desenvolvida para lampada tradicional, fiquei com dúvida se seria possível fazer esta troca…

    É possível realizar essa troca? Já troquei lampadas de LED em meu escritorio (bulbo) e percebi que elas esquentam muito na base… O calor gerado pela lampada de LED é maior que das lampadas comuns ou florescentes? Há risco de queimar os fios ou o vidro no plafon?

    Muito obrigado pela atenção!

    Atenciosamente,

    John

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      John, boa tarde.

      O LED esquenta pouco, mas esquenta (e na base, não no ambiente, como as halógenas). Quanto menor a potência, menos ela esquenta, mas para manter a mesma luminosidade que tem, o ideal é que use uma ULTRALED A60 de 12W.

      Com uma luminária fechada, sempre há o risco de a lâmpada (de qualquer tecnologia), durar menos ou gerar outros danos pelo sobreaquecimento. Garanta que há uma mínima ventilação na luminária, e é possível fazer a troca sim.

      Espero que tenha ajudado. Obrigado pelo seu comentário!

  94. Mauri Luiz da Silva disse:

    Correção: Não existe DICRÓICA de LEDS, mas, lâmpadas de LEDs que imitam Dicróicas.
    Quero crer que o nome “Dicróica de LEDs” foi usado de forma a simplificar o entendimento, OK?

    Um Iluminado abraço!

    MAURI LUIZ DA SILVA
    Especialista em Iluminação e LEDs

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Oi Mauri, bom dia!

      Obrigado pelo comentário, eu encontrei o equívoco em um outro comentário. Sua indicação está correta, e esse post está precisando de uma atualização. Muita coisa mudou e isso que é o incrível do LED, não é?

      Um abraço, e uma semana iluminada!

  95. joseildo disse:

    PORQUE QUANDO LIGO AS LAMPADAS LED PELA PRIMEIRA VEZ ESCUTO POFS .MICROS EXPLOSÕES
    LIGUEI DOIS CONJUNTOS AO MESMO TEMPO E O DISJUNTOR DESARMOU.

  96. Adilson disse:

    comprei 2 lampadas de led bivolt.
    Gostaria que vc me explicasse como funciona essa tecnologia, pois sou tecnico em eletronica e gostaria muito de saber a respeito.

  97. Osasco disse:

    Soube pelo site das lampadas MR16 que poderiam substituir diretamente as lampadas dicroicas bipino tradicionais de reator.
    Assim, comprei 7 unidades para testar no meu pai mas nao tive boas experiências. Das 7 instaladas, uma queimou na hora, ao ligar o interruptor, dando curto circuito e desarmando o disjuntor. Das outras 6, 4 queimaram o reator ao longo do uso (2 em 10 minutos e outras 2 ao longo do dia). Elas comecaram a piscar e depois pararam. Pensei que tivessem queimado, mas na verdade, elas queimaram os reatores.
    A intenção de usar essas lampadas era a de nao trt wue substituir o conjunto reator+soquete, dando-me menls trabalho.
    Me decepcionei com o produto! Seria isso um problema pontual, do lote (fabricação 01/13), ou, pior ainda, um problema recorrente?
    Vou ver se consigo trocar com a loja pela GU10, e adquirir os soquetes novos, mas como todas foram utilizadas, nao sei se aceitarao.
    Gostaria de deixar avisado aos outros que este problema ocorreu e se ha alguma solução por parte da Golden.
    Grato.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      “Osasco”,

      Suas lâmpadas “antigas” estavam ligadas com um transformador eletrônico que tem 50W de potência. Eles, como foram projetados para transformar tensão de rede para as lâmpadas halógenas dicroicas de 50W, precisam trabalhar com no mínimo 25W DE POTÊNCIA, ou seja, precisa que pelo menos a lâmpada que esteja ligada nele tenha 25W de potência.
      Como os LEDs possuem potência muito baixa, por exemplo, dicroicas de LED têm 5W, nestes casos a recomendação e orientação (que, com certeza não foi dada à você no ato da compra) é que se ligue 5 dicroicas LED (no caso vai dar os 25W) em 1 transformador, ou seja, será sempre 5 dicróicas LED para um transformador.
      As queimas que deram, com certeza foram causadas por esse motivo citado acima, ok? A recomendação que fazemos é que se troque o soquete para GU10 e ligue diretamente na rede, é mais simples e mais funcional.

      Caso você não tenha conseguido trocar seus produtos, entre em contato com sac@lampadasgolden.com.br ou nos telefones (11) 2122-6666 / 0800 602 2383 (de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h30).

      Muito obrigado pelo comentário.

  98. alexandre disse:

    Gostaria de saber se funcionaria colocar um reator nas lampadas led, que queimam, tenho varias em casa nos spots , e são sempre as mesmas que apos alguns meses começam a piscar com menor intensidade, até sumir a iluminação.
    obrigado

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Alexandre, boa tarde!

      A maioria dos modelos vêm com uma fonte embutida e os que não vêm não devem usar o reator que geralmente tinha nas halógenas (já que esses trabalham com uma potência mínima mais alta que o LED). Cada modelo deve ter escrito em sua embalagem tem fonte/driver embutido ou não.

      Obrigado pelo comentário.

  99. Solange disse:

    Bom dia, me informaram que o bulbo da lede esquenta muito mais que as outras e por isso não podem ser colocadas em lustres fechados, é verdade?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Solange,

      A ventilação da LED funciona da seguinte maneira: ela não emite o calor para frente, na direção da luz, mas sim para trás, na direção da base. Como ela é de baixa potência, essa temperatura é bem menor do que da halógena, incandescente e fluorescente.

      O ideal é que o lustre fechado seja desenvolvido pensando no LED, para que possa dissipar essa temperatura na parte traseira da lâmpada.

  100. Jorge disse:

    Preciso instalar led T8 em vitrine quente e fria. Qual modelo que posso usar?

  101. marcos disse:

    Prezado Leandro,
    Tenho vários spots de LED (127 V) que estão queimando após 6 meses de instalados. Já verifiquei com amperímetro e a tensão está correta em 127 V. O interruptor está cortando corretamente o retorno e no outro polo está ligado o neutro. Estando acesa a lâmpada LED, ela começa a piscar e depois apaga. É possível que o defeito seja por conta da qualidade da lâmpada ou certamente é a instalação que tem alguma coisa errada.
    Desde já agradeço seu comentário.
    At.te,
    Marcos Moliterno

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Marcos, obrigado pelo comentário.

      Seria necessário fazer uma análise técnica nos produtos para identificar o porquê da queima rápida (que não é normal). Você chegou a medir a corrente também? Você mencionou a tensão, mas veja se está com mesma corrente ou se está havendo muita oscilação no ponto. Quanto ao “piscar” mesmo desligada, significa que está passando corrente ainda, do interruptor para o spot. Espero que ajude.

  102. Nelson Maciel disse:

    Oi bom dia, instalei led numa sala comercial, o engraçado que toda vez que aproximo a PAR 20 6w da luminaria, sem encostar na luminaria florescente, ela começa a pisca, eu tiro de perto fica nornal, aterrei a luminaria ainda continua o problema, vou troca las por PAR 50w tradicional….

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Nelson, olá.

      Não entendemos muito bem seu problema: Tem lâmpada fluorescente instalada? A PAR 20 está em outra luminária ou quer colocar a PAR 20 na mesma luminária? Chegou a encostar em algum soquete?

  103. Henrique Penachin disse:

    Boa noite. Minhas lâmpadas LED que instalei na minha sanca, estão ficando cada vez mais fracas. Faz uns oito meses que comprei elas. Por acaso é alguma coisa de errado que fiz na hora instalar elas há rede elétrica? Para esses tipos de lâmpadas a instalação tem que ser diferente?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá, Henrique.

      Se estivermos falando de “lâmpadas de LED” low power é provável que tenham depreciado, isso tem a ver com o projeto do LED. Se for fita, pode ser a mesma coisa, ou a potência total de fita supera a potência suportada pelo driver.

  104. Vivian Modas Itu disse:

    Estamos pensando em substituir as lampadas tubulares comuns, em nossa loja, pelas novas lampadas tubulares de LED, visando uma economia no consumo de energia.
    Elas realmente são mais economicas? Corremos o risco das roupas expostas nas araras e gondulas queimarem ou manchar com o passar do tempo?
    Muito obrigado e gostamos muito do seu texto.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Olá Vivian, boa tarde!

      Obrigada pelo seu comentário. A troca por LED gera economia de 50% a 60% e as roupas não irão queimar nem desbotar, já que o LED não emite raios infravermelho nem ultravioleta.

  105. Sergio Up disse:

    As lampadas Ultra LED Dicróica MR16 5W Luz Suave 12V Golden podem ser dimerizadas?
    Obrigado.
    Sergio Up

  106. Rafael Cauduro Fabbrin disse:

    boa tarde, gostaria de saber, tenho prestado serviço de eletrica em lojas de roupa, e querem trocar a vapor metálico por LED, ai vem a dúvida, eu ainda não vi nada sera q queima ou marca a roupa exposta na vitrina, pois a metalica não faz isso. e tem muita diferença de tons em roupa?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Rafael, obrigado pelo seu comentário.
      Pode usar LED sim. Ele não emite UV (ultravioleta) e nem IF (infravermelho), portanto não vai desbotar tecidos. Um detalhe que tem que prestar atenção é o IRC, isso porque, pode haver uma diferença entre a vapor metálico e o LED, dependendo do modelo de vapor metálico que está se usando. De uma maneira geral (exceto quando se precisa ter um IRC de 100) o LED é uma excelente alternativa para esse tipo de aplicação.

      Espero ter ajudado.

  107. Alessandro disse:

    Liguei dois LEDs de 50 watts que consomem 30 a 35 Volts 1.5 Ampère cada em ligação paralela em um driver saída de 30 a 36 V 0 a 3 Ampère, percebi que tem esquentado bastante. Essa ligação pode estar errada ?

  108. Paulo Arantes disse:

    Coloquei quatro leds na minha sala e, em pouco tempo, elas começaram a piscar. Parece que o start não funcionava mais. Retirei e voltei a usar o antigo sistema.

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Paulo, bom dia!

      Isso é uma questão da instalação elétrica. O fato de piscar significa que está passando corrente, mesmo com o interruptor desligado. A recomendação é contratar um eletricista que trabalhe em toda a interrupção de corrente para os soquetes.

      Obrigado pelo comentário!

      • sanaildo luiz disse:

        ola no meu caso minhas lampadas led, piscão quando esta acesa parece balada, e esquenta de mais, ja queimou umas 3 lampadas, porque sera?

        • Blog da Lâmpadas Golden disse:

          Olá Sanaildo.
          Será necessário mais detalhes da instalação e código do produto em questão. Se os produtos forem Golden, favor passar a especificação e seu telefone e email para contato.

  109. Natercia disse:

    Adorei seu testo, me tirou muitas dúvidas.
    Queria que você me ajudasse. A lampada PAR 20 precisa de drivers?
    Outra pergunta, estou comprando pela internet as luminarias da minha casa, vou comprar pelo site chinês, so que tem uma diferença que não sei se vai ser relevante. A lampânda MR 16 que vi no Brasil ñ ve com driver acoplado, tem que comprar esse driver por fora, e a tensão dessa lâmpada é 12V, ja a lâmpada da China, vem com driver acoplado e a tensão da lâmpada é 100-240V. Será que posso comprar?

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Natercia, bom dia!

      A PAR 20 UltraLED Golden não precisa de driver, ela é bivolt. Quanto ao modelo dicróica MR16, aqui no Brasil é proibida a venda destes modelos em 127V/220V, ou seja, só é vendida no modelo 12V. A nossa recomendação é usar a dicróica com base GU10 que, na linha Golden, é bivolt. Comprar direto da China não terá garantia, em caso de qualquer problema, não terá assistência. Veja os modelos no nosso catálogo.

  110. LUIZ CARLOS GERTH DIAS disse:

    Diga-me, por obséquio; lâmpadas dicroica led podem ser instaladas no mesmo transformador da dicroica comum ?
    grato

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Luiz Carlos, bom dia!

      No caso da nossa linha atual UltraLED MR16 pode sim, pois ela é 12V AC/DC. Se na especificação houver a informação 12V AC, poderá ser utilizado no transformador comum.

      Obrigado pelo seu comentário.

  111. Michelle disse:

    Tenho uma pergunta, muito li sobre led, mas até agora eu não entendi uma coisa. Eu posso substituir uma lâmpada eletrônica que fica dentro de um lustre, que seja na vertical ou horizontal, por uma lâmpada de led mais ou menos com 13w, tipo uma de bulbo como a da philips? Obrigada

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Michelle, bom dia!

      Pode ser utilizado sim, em posição horizontal ou vertical. Para lustres temos as opções da UltraLED Vela de 4w (mesmo fluxo de uma incandescente de 40W) e os modelos A60 de 5W e de 10W, que substituem, respectivamente, incandescentes de 40W e 60W.

      Obrigado pelo seu comentário.

  112. andre disse:

    Cara acredito que tenha um erro no seu texto,
    primeiro você diz
    “Por isso não é possível colocar o LED em luminária desenvolvida para lâmpada tradicional que ele queima.”

    depois você diz

    “Os LEDs não queimam.
    VERDADE. ”

    Como assim?!

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Andre, você está perfeitamente correto.

      Vou fazer uma correção no texto e explicar melhor o que acontece. São duas situações diferentes. Em condições de sobrecarga de temperatura ou de tensão, como quando o LED é instalado em uma luminária normal, ela pode queimar.

      Quando informo que o mito de que o LED não queima é, na verdade, aplicado ao longo do tempo em condições normais, onde ele somente deprecia, ou seja, vai perdendo o seu brilho.

      Pedimos desculpas pela confusão e agradecemos por ter notado e comentado.

  113. Rosana disse:

    Não é da marca Golden, mas se puderem me ajudar a sanar essa dúvida ficarei muito agradecida…

  114. Blog da Lâmpadas Golden disse:

    Rosana, a Golden não pode dar informações sobre produtos que não sejam os que ela fabrica.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)