24 de janeiro de 2017

O poder da iluminação no ambiente de estudos

Na volta às aulas os pais se preocupam com o material escolar, o livro didático e o uniforme, mas muitos acabam deixando de lado um aspecto importante para estimular o aprendizado: a iluminação do ambiente de estudos.

Ter um espaço da casa destinado às tarefas escolares é aspecto disciplinar importante na rotina doméstica. Não importa seu tamanho, pode ser somente uma mesinha, mas o ideal é tirar partido da iluminação como aliada do processo de aprendizagem. Se o local tem pouca ou muita luz não há concentração que resista. Tanto num como no outro caso há um esforço para enxergar que acaba por cansar os olhos e, com isso, diminuir o tempo de estudo.

Além disso, um ambiente mal iluminado pode dar dor de cabeça, em função do esforço repetitivo para ler. Ardência nos olhos e lacrimejamento podem ser outros sintomas de que a iluminação não está adequada.

Uma boa dica é colocar a mesa de estudo perto da janela para aproveitar ao máximo a luz natural. Ao escurecer, escolha uma iluminação que não gere fadiga. O uso de luminárias, com foco direcionado para o livro ou cadernos, mantém a atenção sobre o objeto de estudo, mas cuidado para não usar uma temperatura de luz muito clara, o que pode causar ofuscamento. O ideal é posicionar a luminária no lado oposto da mão da escrita para evitar sombras.

Prefira as lâmpadas com temperatura de cor neutra ou branca, entre 3.500K e 5.000 K, pois acima disto elas podem cansar a visão e abaixo podem desestimular. As cores afetam o humor, podendo ser excitante ou relaxante. No caso dos estudos, espera-se que ela seja estimulante.

Atenção à tecnologia, pois lâmpadas que emitem calor causam uma sensação de desconforto, neste caso o LED apresenta-se como uma ótima alternativa, ao contrário das halógenas e das incandescentes que esquentam demais.

O poder da iluminação no ambiente de estudos é surpreendente. Tanto pode dispersar como favorecer o desempenho da criança e do jovem, afinal, luz e concentração andam de mãos dadas. Casa Sul

Imagem Casa Sul

Compartilhe →

3 comentários

  1. Vera Lucia disse:

    Estou entrando em contato com as lampada golden a mais de 60 dias , pois comprei mais de 40 lampadas, no qual veio um lote com problemas, e a mesma não atende e não da o suporte que o cliente precisa. Estou com mais de 30 lampadas com problemas.
    Uma vergonha!!
    Lampadas Golden NUNCA MAIS !!!!!

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)