26 de outubro de 2016

O que saber sobre a certificação LED

Começam a chegar, em outubro, aos pontos de venda de todo o país as novas lâmpadas LED certificadas. Essa iniciativa visa garantir os níveis mínimos de eficiência do LED, o que significa dizer que os produtos que não atingirem as especificações de qualidade determinadas pelo INMETRO, não podem mais ser produzidos nem importados.

Os LED`s mais eficientes são aqueles que apresentam a melhor relação lumens por Watt, ou seja, os que produzem mais fluxo luminoso com menos consumo de energia.  Isto significa dizer que quanto menor a potência, mais econômico é o produto; e quanto maior a quantidade de lumens, mais ele ilumina.

Exemplo de ganho de eficiência com a certificação de uma lâmpada Bulbo A60 Golden:

Fator Potência Lâmpada não certificada Fator Potência Lâmpada Certificada Eficiência Energética Lâmpada não certificada (lm/W) Eficiência Energética Lâmpada certificada (lm/W)
5W 4,5W 90 lm/W 107 lm/W
10W 8W 86 lm/W 100 lm/W
12W 10W 88 lm/W 102 lm/W
15W 14W 98 lm/W 108 lm/W

 Relação dos modelos LED GOLDEN certificados:

Abaixo os modelos de lâmpadas certificadas que apresentam um ganho de eficiência em relação aos produtos não certificados. A60 (4,5W/8W/10W/14W) GU10 (4,5W) PAR 20 (6W) PAR 30 (11W) PAR 38 (14W) Tubular HO – 40W Tubular ( 9W e 18W) Vela – (3W) Bolinha (4,5W) Decorpin – (2W) Alta Potência – 20W, 30W, 40W e 50W

Como diferenciar um LED certificado de um sem certificação:

Para saber o que está levando, o consumidor deve observar as informações descritas na embalagem: Demonstrar o comparativo de equivalência da potência do LED em relação à incandescente e à fluorescente.

  • Conter o selo do Inmetro, com o número do registro seguido do ano de fabricação.
  • Trazer informações técnicas sobre potência (W), fluxo (lm), temperatura de cor (K) e eficiência luminosa (lm/W).
  • Identificar o fabricante ou importador e o número do registro, dados estes que podem ser consultados no site do Inmetro.
  • Exibir o selo ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), que atesta o nível mínimo de eficiência. Só que neste caso não existe a classificação por letras.

embalagemFique atento a estas informações e, caso tenha dúvidas, acione o serviço de atendimento ao cliente Golden pelo telefone 0800 6022383.

O varejo tem até 17 de julho de 2017 para vender LED sem certificação. Enquanto isso, olho vivo na embalagem dos produtos.

Compartilhe →

3 comentários

  1. Paulo disse:

    Posso instalar lampada de led em geladeira, câmara fria ou até mesmo em fornos ?
    Qual é o range de temperatura de funcionamento das lâmpadas de led.
    Notei várias informações técnicas nos catálogos. Mas essa da temperatura em que a lâmpada pode trabalhar realmente não vi

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Paulo, Existe um range de temperatura de aplicação. Consulte o produto adequado para o uso necessário, ou um SAC do fabricante. A Golden não trabalha com este tipo de produto.

  2. Sérgio Lima de Oliveira disse:

    Senhora aula essa da Golden!

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)