4 de junho de 2012

Orientação: A lâmpada pelo fluxo luminoso

Você é daqueles que pega a primeira lâmpada fluorescente na prateleira, sem dar muita atenção ao que está escrito no verso da embalagem? Saiba que no verso há informações tão importantes quanto as que ficam na frente da embalagem, como a comparação de potência da lâmpada fluorescente com a incandescente. Pegar uma lâmpada com maior potência achando que por isso ela ilumina mais pode ser, muitas vezes, um grande equívoco.

Para você entender melhor a embalagem da lâmpada, vamos te mostrar o quanto é importante verificar o fluxo luminoso e a eficiência luminosa, informações que constam no verso da embalagem. Neste momento abrimos um parêntese para explicar o que é fluxo e eficiência luminosa.

O fluxo luminoso é a quantidade de luz total emitida em todas as direções por uma fonte luminosa, expressa em lumen (lm). Já a eficiência luminosa, também conhecida como eficiência energética é a relação entre o fluxo luminoso total e a potência consumida, medida em lumen/watt (lm/W). A potência não é um índice de eficiência, mas sim de consumo de energia.

Mas por que a informação sobre a comparação das potências é mais destacada do que as informações sobre a eficiência e fluxo de luz?

img1

A norma ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), que classifica as lâmpadas através de uma escala de eficiência, também regulamenta quais informações devem ser divulgadas nas embalagens dos produtos. Leandro de Barros, consultor de iluminação da Lâmpadas Golden, acredita que a ENCE reflete uma “cultura que ‘herdamos’ das incandescentes onde as pessoas sempre compraram e venderam lâmpadas pela potência, mas isso deve mudar.”

Como exemplo utilizaremos a lâmpada fluorescente compacta da linha tradicional da Golden, de 30W, com tensão de 127V. Explicaremos quais são as informações do verso e qual é o impacto na sua compra.

Na face da embalagem, temos a informação da garantia da lâmpada e do tempo de duração dela, indicado com base em uso residencial médio de 750 horas por ano (a vida mediana é de 6.000). Como diz a norma, na parte inferior esquerda temos a informação que serve como base para muitos consumidores: o quanto ela consome em potência em relação a uma lâmpada incandescente.

img2

Este modelo consome 30W, o equivalente à uma incandescente de 110W. O fluxo luminoso da fluorescente precisa ser equivalente à incandescente de determinada potência, de acordo com a nova norma ENCE, que entrará em vigor em julho deste ano.

img3

No nosso caso, o modelo de fluorescente 30W é equivalente à incandescente de 110W, que tem que ter de 1671 a 1835 lúmens (lm) de fluxo luminoso.

E é no verso da embalagem que encontramos a informação que comprova a equivalência.

img4

O modelo que temos possui fluxo luminoso de 1701 lúmens, dentro da norma. Outro índice que pode ser levado em consideração na qualidade da luz é a eficiência luminosa, que mostra o quanto ela ilumina por watt, expresso em lúmen/watt(lm/W).

img5

Na próxima postagem, destacaremos outras informações que a embalagem da lâmpada contém, e o que esses índices influenciam no produto.

Compartilhe →

6 comentários

  1. Walter disse:

    É normal após ligar a lâmpada ela demore alguns segundos para ascender totalmente ??

  2. Alessandro da Paixão disse:

    Comprei uma de 46W cod 964 e com menos de um ano e meio ela se queimou.Tentei contato pelo site e tambem pelo 0800 e nao consegui contato. Quero saber como proceder uma vez que a garantia é de dois anos.

  3. agnaldo disse:

    QUANTO SAI 8 LAMPADAS ENTREGAR CEP 18132440

    • Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Agnaldo, bom dia!

      Nós não realizamos venda direta pelo blog. Favor contatar 0800 602 2383 – (11) 2122-6666 (de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h30) ou o e-mail sac@lampadasgolden.com.br para saber quais os pontos de venda mais próximos a você. Muito obrigado pelo comentário.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)