24 de agosto de 2011

Palavra do Diretor | Perspectivas para o 2º Semestre

Ricardo Cricci - Diretor de LED da Golden

Ricardo Cricci – Diretor de LED da Golden

Olá!

Este é um novo espaço no blog Mundo Melhor, da Lâmpadas Golden. Aqui Ricardo Cricci, diretor de LED da empresa, vai abordar uma vez por mês vivências e perspectivas do mercado de iluminação.

Para estrear este espaço, o convidamos para falar sobre as expectativas do setor de Iluminação para o segundo semestre:

1) Como está o mercado brasileiro de iluminação? O mercado em 2011 está muito competitivo em termos de preço. Acredito que 2010 foi um ano muito interessante e todos começaram 2011 com uma expectativa de venda muita elevada. Ocorre que o mercado cresceu em 2.011, mas a oferta cresceu mais. Acredito que o usuário final saiu beneficiado pelo excesso de oferta. Paralelamente a este fato, muitas lâmpadas fluorescentes compactas perderam o Selo ENCE e seus fabricantes tiveram que escoar os seus estoques, pois estes produtos passaram a ter “prazo de validade”. Acreditamos que o segundo semestre deverá continuar crescendo. O discurso da eficiência energética está em todos os meios de comunicação e virou um objetivo para as pessoas e empresas. A nova ISO 50.001, que visa estabelecer procedimentos de eficiência energética constante para as empresas e estabelecimentos, deverá ajudar neste crescimento.

2) Qual a tendência para o mercado de iluminação? As fontes eficientes, com baixo índice de metais pesados, de longa duração e de IRC elevado deverão permanecer no mercado. Acredito que o LED é ” O Candidato “. Porém vejo que a tecnologia fluorescente também evolui em termos de diminuição dos metais pesados, e nos demais pontos acima expostos ela atende muito bem. Outra tecnologia que deverá ter vida longa são as lâmpadas metálicas que trabalham com tubo de arco de quartzo e cerâmico. Para potências elevadas e necessidade de geração de muito fluxo luminoso o vapoir metálico ainda será uma boa solução. A solução LED evolui muito, principalmente para aplicações de iluminação pública, hoteis, hospitais, shopping e indústrias. As lâmpadas tradicionais aos poucos estão perdendo espaço e o LED vem com força total. Sabemos que o LED ainda tem um investimento inicial elevado, mas a conta de payback já começa a ficar interessante para algumas aplicações onde o uso da iluminação é intenso. A tecnologia LED já é a melhor alternativa em termos de Lumens por Watt disponível no mercado e a tecnologia ainda tem muito a evoluir. O LED é um caminho sem volta, o segredo será administrar o timing da tecnologia.

3) Que diretrizes a Golden tem adotado para atender esta demanda por produtos eficientes? Para atender este mercado, estamos ampliando a linha LED de lâmpadas Plug In de potências maiores, mais fluxo luminoso e na cor 2.700K. Devemos lançar neste semestre também a fita LED para uso interno e externo. Este produto é muito versátil e pode ser aplicado em todos os tipos de ambiente. Proporciona um luz indireta e com um bom conforto. Outra linha que deveremos lançar neste ano ainda são soluções integradas de LED para aplicações em vários segmentos, como hotéis, escritórios, hospitais, estacionamentos e vias públicas.

Compartilhe →

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)