4 de outubro de 2012

O papel da iluminação comercial

Quando a missão é iluminar nossa casa, a luz artificial tem o papel de, principalmente, aliar conforto à atividade exercida em cada cômodo. Na iluminação comercial, o projeto é mais complexo e leva em conta até o tipo de atendimento.

A iluminação para comércio é diretamente ligada ao marketing e à gestão da empresa. Atividade do estabelecimento, perfil do público, tipo de atendimento e o estilo de vendas são alguns dos itens necessários na hora de projetar para unir a iluminação à experiência de compra e gerar resultados. Para isso, nada melhor do que um profissional especializado, que aplicará as soluções luminotécnicas em harmonia, respeitando as normas de iluminação para interiores.

Mas por que a iluminação é tão importante no comércio? Primeiro, ela deve chamar a atenção dos clientes, se destacando por conta da fachada, vitrine ou interior. Deve aproximar o cliente da vitrine. O local onde a loja está instalada também é um fator que desmitifica a generalização da aplicabilidade da luz. “Quando as vitrines estão em lojas de rua, é importante um destaque mínimo superior ao que existir do lado de fora, sendo no mínimo de 1000 a 2000 lux para evitar o efeito de espelhamento”, afirma Leandro de Barros, especialista em iluminação e palestrante da Lâmpadas Golden.

Empório Hemmer em Blumenau/SC: LED foi opção para evitar calor e raios ultravioletas nos alimentos. Na foto, Fita LED IP 20 e Ultra LED PAR 30. (Foto: Divulgação).

Empório Hemmer em Blumenau/SC: LED foi opção para evitar calor e raios ultravioletas nos alimentos. Na foto, Fita LED IP 20 e Ultra LED PAR 30. (Foto: Divulgação).

Pesam a seu favor o hábito e o apelo estético, mas quando se trata de contabilização financeira e tecnologia, não fica difícil o consumidor moderno entender que a incandescente não atende mais as expectativas do século XXI.

Além disso, deve despertar o interesse do cliente com a valorização das características dos produtos expostos. ”Para iluminar ferramentas, por exemplo, uma iluminação difusa é mais apropriada, enquanto que roupas e acessórios de moda podem ter uma iluminação mais direcional para valorizar a modelagem, além de um IRC superior a 80”, aconselha.

A iluminação também tem que criar um ambiente agradável, pois isso influencia diretamente no comportamento e tempo de permanência do comprador. Principalmente nas fachadas, a valorização da arquitetura deve ter integração com a identidade corporativa, levando em conta a proposta comercial do estabelecimento. É importante a fácil adequação do sistema luminotécnico, para que mudanças nos produtos tenham uma iluminação adaptável para uma nova coleção ou tendência, e que sejam facilmente manipuladas pelos trabalhadores do estabelecimento.

O mercado tem tido uma inclinação para usar a tecnologia LED, por conta das vantagens em manutenção, durabilidade, temperatura e economia. Mas se é necessária fidelidade total de cor do objeto iluminado, a melhor a ser utilizada ainda é a halógena, que tem um IRC de 100, enquanto o LED possui um IRC entre 70 e 80.

Compartilhe →

2 comentários

  1. laercio disse:

    Ola!
    Parabéns pelo artigo, a iluminação é um tópico que chama muito minha atenção.
    Eu e minha esposa somos proprietários de um salão de beleza e pretendo reformar e ampliar as instalações, dessa forma, a iluminação é um item de vital importância nesse seguimento, onde a visualização dos resultados muda em função da luminosidade.
    Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: é possível conciliar a iluminação com iluminação LED e Halógena, p/ obter um resultado satisfatório com relação a reprodução das cores e demais trabalhos realizados pelos profissionais?

    Obrigado.

    Laercio.

    • Nina Lofrese | Blog da Lâmpadas Golden disse:

      Laercio, hoje é possível sim conciliar iluminação com LED com outras tecnologias mais tradicionais de iluminação. No seu caso específico, o fator “IRC” é muito importante, e, considerando este fato, hoje, o LED não chega a ter o mesmo IRC das halógenas. Nossa recomendação é que em espaços onde necessita-se muito de alto IRC, por enquanto, podes usar as fontes de luz que possuem alto IRC como halógenas, alguns modelos de vapor metálico (casos específicos), entretanto, espaços mais “gerais” podes colocar a tecnologia Led. De qualquer maneira, recomendamos uma experiência com o LED, a linha Extreme LED da Golden têm sido uma excelente solução que, talvez, opte em usá-la em todo o espaço, mas, como falamos, recomendamos que se faça uma experiência antes de trocar toda a iluminação. Ficamos à disposição.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)