15 de dezembro de 2010

Qual é a melhor iluminação para leitura?

Nada é melhor do que a luz natural do dia para ler e estudar, mas quando ela não for suficiente o ideal é mesclar diferentes tipos de iluminação.

Como podemos iluminar melhor o local destinado à leitura? Nesse lugar, onde a iluminação adequada é tão importante, deve-se perder um pouco de tempo avaliando como iluminar o local ou pedindo auxílio para um profissional em iluminação.

O segredo, é encontrar a medida certa, nem luz demais nem luz de menos.

3

Lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas podem tornar o local agradável, sem desperdiçar energia. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma pessoa no ambiente em que trabalha precisa de uma intensidade de luz que varia entre 500 e 600 lux, duas lâmpadas tubulares fluorescentes de 32 watts podem chegar nestes níveis dependendo do tamanho do espaço a ser iluminado e das cores do ambiente. No cantinho da leitura queremos um ambiente bem parecido, dessa maneira, podemos nos basear nessas informações, porém, o auxílio de um profissional de iluminação se faz necessário.

7

A cor da luz também é importante. As lâmpadas que emitem luz que puxam para o branco azulado são uma boa escolha pois elas estimulam o trabalho, lâmpadas que emitem luz nas cores quentes ou branco amareladas por sua vez, estimulam a pessoa a relaxar. Isso pode ser verificado nas embalagens das lâmpadas seja na descrição “luz fria”, luz branca”, ou, através da descrição da temperatura de cor: Ex.: 2700K (amarela); 4100K (branca neutra, ou, luz morna); 6500K (branca fria, ou, branco “azulado”).

6.mini

Nos ambientes onde a leitura é auxiliada pelo monitor do computador, por sua vez, a luz do ambiente pode ser mais fraca, em torno de 500 lux.

Para salas muito amplas, o ideal é uma iluminação mais difusa, pois a iluminação dirigida a certos pontos cria espaços de sombra e um efeito cansativo.

Em empresas, se não quiser gastar demais com lâmpadas fluorescentes tubulares, pode-se usar também luminárias individuais que por outro lado são esteticamente mais agradáveis.

8

Hoje em dia, além das lâmpadas fluorescentes, também existe a opção do LED, que permitem a regulagem da cor no mesmo ambiente, de modo a buscar a luz branco azulada para leitura ou amarelada para relaxamento.

E também existe a possibilidade de combinar fluorescentes com dicróicas. Após a leitura, desliga-se a iluminação de luz branca e usa-se somente a dicróica, de tom mais amarelado.

4

Não perca na próxima edição:
A iluminação afeta o humor.

Compartilhe →

2 comentários

  1. crebio disse:

    Sua informação é muito importante, porém existe outros ambientes como cozinha, banheiro, corredores e áreas que poderiam vir complementar sua utilissima informação.

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)