26 de setembro de 2016

Qual a luz certa para um salão de cabeleireiro

Nomes-de-Salao-de-Beleza-8 A luz ajuda a tornar os ambientes e as pessoas mais bonitos. Por isso, além da higiene e da qualidade dos produtos químicos, outro aspecto importante num salão de beleza é a iluminação. Ela não só valoriza o espaço como é aliada do profissional para que o bom resultado dos trabalhos seja alcançado.

A escolha da luz errada pode comprometer a coloração e a maquiagem. Por isso, mais que um detalhe, a escolha da iluminação e da temperatura de cor são essenciais. Além da luz difusa, para iluminação geral do ambiente, é preciso que se atente ao tipo de iluminação adequada a cada atividade dentro de um salão de beleza.

No lavatório, por exemplo, não é necessária muita luz. Aliás, recomenda-se que seja mais amena para relaxar o cliente durante a lavagem do cabelo. E nada mais desagradável que ter uma luz intensa sobre os olhos enquanto se está com a cabeça reclinada.

Na área destinada à tintura dos cabelos e maquiagem é importante usar lâmpadas que tenham um ótimo Índice de Reprodução de Cor (IRC), cuja luz seja a mais próxima a da luz do sol. Afinal, uma má iluminação pode alterar a percepção da cor do cabelo ou da pele. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, não são recomendadas para esta área, pois elas podem dar aquele tom acinzentado e de aparência lavada à pele.

A halógena tem um ótimo IRC, mas escurece com o tempo e gera um desconforto às pessoas porque aquece o ambiente. Se optar pelo seu uso é necessário que o ambiente seja resfriado para compensar o calor gerado pela lâmpada.

Evite luz que venha de uma única direção, pois elas podem formar sombras, e a luz de frente que pode gerar excesso de brilho. Fontes de luz verticais para iluminar o rosto, evitam a formação de sombras e são recomendadas para a bancada de maquiagem.

Recorra a mais fontes de luz para contrabalançar as sombras. O ideal é mesclar luz amarela com branca: só branca cansa e amarela pode alterar a coloração.

Na área das manicures aposte em uma iluminação mais clara, afinal uma boa visibilidade aqui é essencial.

Do ponto de vista estético é conveniente a instalação de luminárias com formas diferenciadas para dar charme e requinte ao espaço. Afinal, neste ambiente a beleza tem que estar presente em todos os aspectos. -Salao-de-Beleza-2

Compartilhe →

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)