21 de junho de 2017

Qual o lustre certo na sala de jantar

Existe algo mais sem graça que um plafon numa sala de jantar? Não importa qual o estilo da decoração, um pendente faz toda a diferença. Mas atenção a algumas regrinhas básica para não errar.

O ponto de luz deve ficar centralizado sobre a mesa. Se isto não for possível, recorra a um desviador. Esta é uma solução prática e barata que evita gastos com pedreiro para recortar o teto.

Atenção para a altura inadequada. A distância entre a base inferior da luminária e a mesa deve variar de 70 a 90 centímetros, para não atrapalhar a visão de quem está sentado, nem ficar muito próxima da mesa.

Se o tampo for de vidro ou espelhado, é recomendável utilizar luminárias que emitam a luz para cima, porque focos diretos podem refletir e causar ofuscamento.

Não se esqueça de escolher a lâmpada com cuidado. Fontes de luz que esquentam muito podem causar desconforto. E lâmpadas com bulbo transparente podem ofuscar a visão de quem senta ao redor da mesa.

Mas falta de dinheiro não é desculpa para descuidar da iluminação de sua sala de jantar. Fios coloridos com soquete e uma lâmpada com filamento aparente dão uma estética retrô e charmosa ao seu ambiente. E você mesmo pode fazer.

E aqueles casos em que a lâmpada aparece mais que o lustre? Tem algo mais feio que uma fluorescente modelo 2U e 3U à mostra? Somente as lâmpadas de bulbo grande e redondo podem ficar expostas sem destoar, principalmente se o pendente tem formato cônico.

Você também pode recorrer ao uso de iluminação complementar, como spots embutidos ou arandelas. Eles permitem adaptar-se a luz ao tipo de evento que será realizado e do clima que se pretende criar. Você também pode instalar o dimmer para controlar a intensidade da luz, mas antes verifique se a lâmpada é dimerizável. Desta forma terá um cardápio de iluminação adequado ao perfil do seu ambiente, deixando sua sala sofisticada e aconchegante.

Compartilhe →

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)