16 de outubro de 2013

Uma luz na hora de comprar LED

llampada-led-par-a70

Que o LED promete grande economia de energia e muita versatilidade na aplicação, quase todo mundo sabe. Porém, como o produto ainda não possui normas regulatórias para o mercado, sofre um boom de marcas nas prateleiras e nem todas tem compromisso com a qualidade e zelo com o nome que levam.

Devido ao avanço tecnológico, a fabricação do LED envolve uma série de componentes eletrônicos. A norma brasileira está sendo elaborada, sem previsão de seu estabelecimento visto que o processo de certificação está em fase de aprovação e, em seguida, deverá passar por uma consulta pública. A norma compulsória do LED seguirá os moldes do programa de etiquetagem (Ence), como já ocorre com lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas de vapor de sódio, que padroniza níveis mínimos de desempenho, eficiência, segurança elétrica, etc.

Aqui na Golden, acreditamos que a certificação é o caminho para um mercado mais sadio, que oferece qualidade ao consumidor. O diretor da divisão LED da Lâmpadas Golden, Ricardo Cricci, diz que a Golden “tem trabalho junto a Abilumi e ao Inmetro para o estabelecimento de certificação para o produto, a exemplo do que fez em relação às lâmpadas fluorescentes compactas”.

Enquanto a regulamentação não chega, o consumidor deve estar preparado para escolher corretamente o sistema LED. Existe uma grande variação de preços no mercado, e nem sempre o mais barato traz a melhor relação custo benefício, então uma má escolha pode causar prejuízo e uma percepção distorcida sobre a tecnologia.

Esteja bem informado

A grande arma do consumidor, enquanto a norma não sai, é a informação. Estar bem informado, conhecer exatamente o que quer comprar é imprescindível para um consumo consciente. Ficar atento à marca do fabricante e sua tradição no mercado também é fator essencial. A internet é muito útil para conhecer as informações técnicas, e você pode acompanhar as dicas no nosso canal de comunicação aqui no blog e também na nossa página do Facebook.

Ponto de venda confiável

A compra de lâmpadas e luminárias de LED deve ser efetuada em pontos de vendas especializados como lojas de material elétricos, lustres, materiais de construção, homecenters e supermercados, sempre considerando o conhecimento do lojista em indicar a melhor solução. É importante considerar os prazos de garantia. Marcas tradicionais costumam dar de 1 a 2 anos de garantia em produtos de LED, podendo chegar até 5 anos para luminárias industriais e de iluminação pública.

Conheça a marca

Se informe sobre a marca do produto. A tradição na comercialização de lâmpadas comuns, as informações que a empresa transmite na embalagem, como garantia do produto e as principais informações técnicas, são diferenciais que devem ser observados. Certifique-se do respaldo que a empresa oferece e lembre-se que a sua maior garantia é a nota fiscal de compra.

Compartilhe →

3 comentários

  1. Cristiano disse:

    Achei um comparativo entre a led e a dicroica, vc teria um comparativo para as lâmpadas par20, par30 e míni dicroica ?

Deixar um comentário

Tags html permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)